Chatbot no Instagram: Quais KPIs devem ser mensurados?

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

Quais os benefícios do chatbot para Instagram

Ter um chatbot no instagram já era entendido pelas empresas como sendo algo importante para conseguir melhores resultados. No entanto, no dia 13 de julho deste ano, foi anunciada a liberação de bots para qualquer perfil institucional com mais de mil seguidores. 

Desde então,  essa medida se tornou essencial dentro das estratégias de inúmeras organizações, para alavancar as vendas e gerar mais receita.

Porém, não basta criar um assistente virtual para atender os clientes pelo Instagram. Também é preciso analisar a performance do chatbot, pois isso é tão importante quanto inovar os canais de comunicação de sua empresa. 

Para fazer isso, é preciso entender o objetivo de seu chatbot e, a partir desse prognóstico, criar métricas ou os KPIs, para avaliar o desempenho do robô.

Continue a leitura desse artigo que preparamos e entenda quais os KPIs que você deve mensurar em seu chatbot, para melhorar os resultados dos seus negócios no Instagram.

Os benefícios do chatbot no Instagram

 

Quais os benefícios do chatbot para Instagram

Antes de entrarmos na questão dos KPIs, é preciso reforçar as vantagens de ter um chatbot no Instagram. Dentro dos inúmeros benefícios que um bot equipado com IA (Inteligência Artificial) proporciona, se sobressai a capacidade de atendimento 24hrs em qualquer dia da semana.

Além disso, outros três benefícios devem ser destacados:

 

  1. A presença de multicanais iniciada a partir do Instagram, com o botão de “enviar mensagem” configurada em anúncios pagos, que levam o usuário até o direct de seu perfil empresarial ou para outros canais como whatsapp e facebook.
  2. Comunicação com o chatbot pelo link da bio do perfil, estimulando a interação nos posts do feed e nos stories.  
  3. Respostas automáticas de comentários feitos em posts,  stories ou envio de mensagens automáticas pelo direct, com o intuito de começar um diálogo para possível venda ou  agendamento de serviço.

 

Outro ponto que ressalta a importância de ter um chatbot no instagram, é a quantidade de usuários ativos na plataforma. Segundo dados do próprio Instagram Business, a rede social tem atualmente cerca de 1,15 bilhão de usuários ativos no mundo, sendo que 90% dessas pessoas seguem uma empresa. 

Conforme a mesma pesquisa, duas em cada três pessoas afirmam que o instagram permite interação com as marcas e 50% se interessam mais por uma marca quando veem anúncios dela no Insta. 

No Brasil, a rede social é uma das que mais apresenta crescimento por ano. Atualmente, o país ocupa a terceira posição  com cerca de 95 milhões de usuários ativos, ficando atrás de Índia (120 milhões) e Estados Unidos (140 milhões). 

Os KPIs que devem ser mensurados para chatbot no Instagram

 

Quais os KPIs devem ser mensurados no chatbot para Instagram

A sigla KPI vem do inglês Keys Performance Indicator que podemos traduzir como indicador-chave de performance. Esses indicadores que vão apontar quais as estratégias estão trazendo os resultados desejados para o seu negócio. 

Por isso, definir métricas para os chatbots é importante, pois muitos recursos dos assistentes virtuais serão medidos através delas. É dessa forma que podemos avaliar a campanha do chatbot e melhorar alguns comportamentos, se for o caso. 

Dentro do Instagram, esses KPIs também podem atingir áreas diferentes, por isso que dividimos  em subgrupos, as métricas que achamos mais importantes mensurar no chatbot. 

Métrica da experiência dos usuários

Número de usuários

Essa métrica indica o número de pessoas que utilizam seu chatbot. É importante, pois mostra  a potência e o efeito do seu bot e a  quantidade de dados que ele foi exposto.

Número de usuários ativos

Essa métrica representa o número de usuários que recebem e leem a mensagem enviada pelo chatbot, em algum momento. 

O alcance de alguma ação promocional, por exemplo, pode ser medido através desse levantamento, portanto essas pessoas podem ser classificadas como seus alvos potenciais. Não quer dizer que elas vão ser engajadas com a marca, mas o conteúdo foi visto.

Engajamento dos usuários

É basicamente a quantidade de usuários que estão engajados com a marca, ou seja, aqueles que conversam com o chatbot. Enviam e recebem mensagem dos robôs. 

Essas amostras são importantes para identificar a eficiência no atendimento com bots na conversação. Afinal de contas, para um bom resultado, o chatbot precisa ter a capacidade de iniciar um diálogo com o cliente.

Retenção

É a métrica que indica o número de usuários que voltaram a usar o seu chatbot, após um determinado período de tempo. Esse dado é muito importante, pois as empresas precisam manter os clientes engajados para conseguir informações sobre suas preferências e, assim, passar mais tempo conversando com o bot. 

Novos Usuários

Esse indicador mostra a quantidade de novos usuários, mostrando o resultado positivo de suas campanhas através do chatbot. Ressaltando que novos usuários são essenciais para manter o número de usuários ativos.

Métrica dos sentimentos dos usuários

É a análise de sentimento dos usuários durante o diálogo com o chatbot. Com esses dados, você poderá saber e classificar as mensagens como positivas, neutras ou negativas. 

Métricas de mensagens 

Início da conversa

É a métrica que mostra quantas vezes o chatbot começou a interação com o usuário.  Esse dado é essencial para medir o alcance orgânico de sua plataforma.

Número de mensagens

É o número de mensagens enviadas pelo chatbot. O bom é que  esse número seja alto, porém com o assistente virtual respondendo de forma correta.

Duração da conversa

Simplesmente é o indicador do tempo que leva cada conversa com o bot. Esse dado também revela o nível de interesse do usuário.

Total de conversas

Representa o número de conversas iniciadas e concluídas de maneira positiva em um determinado dia. 

Métricas de comércio

Vendas concluídas

Com essa métrica, você pode analisar se o bot está  tendo êxito na venda de seus produtos ou serviços.

Leads gerados

Uma das métricas mais importantes quando se trata de chatbots para vendas. Os bots devem capturar leads de qualidade ou levar a marca a um número maior.

Análise de retorno

É absolutamente normal as empresas analisarem o retorno de qualquer projeto, em um tempo determinado. Com os chatbots para instagram não é diferente. 

As organizações acompanham e comparam os gastos com o bot em relação aos benefícios que está proporcionando. Esse resultado depende de métricas como o número de leads gerados e taxa de fallback, por exemplo. 

Essas foram algumas métricas essenciais para você avaliar o desempenho de seu chatbot no Instagram. Lembrando que todos os KPIs mensurados servem para gerar uma direção, indicando quais comportamentos do bot devem ser melhorados. 

Mas e você, já utiliza o chatbot no Instagram e sabe analisar os seus KPIs? A InBot desenvolve chatbots com IA, totalmente personalizados. Entre em contato conosco e conheça as nossas soluções para melhorar seu negócio.  

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