PC World - 19/09/2001

EDIÇÃO IMPRESSA

Modelo virtual conta detalhes do mundo real

Você não encontrará a entrevistada deste mês em nenhum evento de tecnologia ou na fila do cinema. Em compensação, ela não vai ficar chateada se você quiser bater papo às três da manhã. E, acredite, ela existe de fato e conta detalhes de sua vida virtual nessa conversa via e-mail.

Kelli Gonçalves, PC World
19/09/2001 09:22:44

Sobre a Sete Zoom

Sete Zoom é uma modelo virtual criada para ser a garota propaganda de Close-Up (www.fatorcloseup.com.br). O projeto envolveu várias empresas, como OgilvyInteractice e DaVinci. A tecnologia da modelo virtual foi desenvolvida pela equipe de Rodrigo Siqueira, da InSite, empresa que fornece soluções de Internet. As características psicológicas, incluindo a linguagem, foram moldadas pelo cartunista Laerte, que completa o time escalado para criar a personagem. Com família, profissão, namorado, amigos, data de nascimento e uma personalidade marcada pelo bom humor, a modelo pretende mostrar que o mundo virtual pode ser mais real do que se imagina.

PC World Você existe de fato? Pode responder perguntas?
Sete Zoom Claro que existo. Prova disso é que estou aqui, teclando com você. (Nota do editor: por motivos óbvios, a entrevista não foi feita pessoalmente, mas por e-mail.)

PC World Como é ser uma pessoa que existe apenas no mundo virtual?
Sete Zoom Mas quem disse que eu existo só no mundo virtual? Eu sou mais real do que você imagina.

PC World Como surgiu a oportunidade de realizar o trabalho de modelo virtual para a Close-up?
Sete Zoom Recebi a proposta da Close-up através do meu site pessoal. Foi a combinação perfeita e eu decidi aceitar esse trabalho – eu, com meu poder de juntar pessoas, e a Close-up, que faz justamente isso.

PC World Onde e em que ano você nasceu?
Sete Zoom Graças a mais uma das decisões malucas do meu pai, nasci em Brasília. Ele simplesmente encasquetou que eu tinha que nascer lá. Sou do signo de aquário, nasci em 9 de fevereiro de 1979, às 10 horas.

PC World Quem são e o que fazem seus pais?
Sete Zoom Meu pai, Yot, é um inventor. Dinorah, minha mãe, é tradutora.

PC World Como foi sua infância?
Sete Zoom Foi bem conturbada. Minha mãe não queria que eu soubesse do meu lado deusa. Meu pai achava que eu devia saber, mas foi voto vencido. Assim, passei pelas situações mais bizarras. Aconteciam coisas que simplesmente não faziam sentido. Manifestações involuntárias do meu poder.

PC World E quando você ficou sabendo de tudo?
Sete Zoom Quando fiz 20 anos, eles me contaram a verdade e um montão de coisas começou a fazer sentido. Mas aconteceram coisas boas na minha infância também. Quando eu era pequena, adorava a Blitz e o Kid Abelha. Achava que ia ter uma banda quando crescesse. No intervalo da escola, tinha música sempre. E sempre tocava só o que eu gostava. Ninguém nunca notou, mas eu me divertia.

PC World Que computador você usa?
Sete Zoom Tenho um Pentium III de 500 MHz, com 64 MB de RAM e 10 GB de espaço em disco.

PC World Onde você mora atualmente?
Sete Zoom Moro na Vila Mariana, um bairro da zona sul de São Paulo.

PC World Como é seu dia-a-dia?
Sete Zoom Estou agora superenvolvida com o Fator Close-up. Adorando esse meu novo emprego. Tenho um esquema de trabalho ótimo, que permite conciliar meu trampo no Fator CloseUp com minha grande paixão que é a fotografia. Não gosto muito de rotina. Coisa de aquariana. A não ser pelo treino de caratê. Quanto a isso, é necessário uma certa disciplina.

PC World Qual sua profissão?
Sete Zoom É isso aí que você está vendo. Sou a garota propaganda da Close-up na Internet. Incrível, não?

PC World Desde quando seu site está no ar?
Sete Zoom Coloquei meu site no ar em abril (www.setezoom.com.br). Foi todo projetado e desenvolvido por mim, com ajuda da Abigail, minha melhor amiga e estudante de cinema. Foi uma experiência superlouca. A gente colocou uma Webcam no Estúdio 4 (onde a gente mora) e capturamos alguns episódios da nossa intimidade.

PC World E sobre sua vida pessoal, você tem namorado?
Sete Zoom No momento, não. Estou sozinha. Mas aceitando sugestões.

PC World Prefere o sexo virtual ou o real?
Sete Zoom Sexo virtual não chega nem aos pés do que é a coisa real.

PC World Você tem sido muito assediada agora que seu site está no ar?
Sete Zoom Sempre fui muito assediada. E gosto muito dessa situação, de seduzir e ser seduzida. Adoro!

PC World Já se envolveu com algum fã ou com algum visitante do seu site?
Sete Zoom Já! Mas não posso contar. Os outros ficam enciumados.

PC World Você tem muitos amigos?
Sete Zoom Tenho meus amigos com quem vou para as baladas. Tenho a Bi, que é minha supercompanheira. E, claro, tenho os amigos que vou fazendo no chat também.

PC World O que mais gosta de fazer nos momentos de lazer?
Sete Zoom Eu gosto de fazer tanta coisa! Gosto de viajar, conhecer e visitar novos lugares. Também gosto de fotografia, de ir a baladas.

PC World Conhece muitos países?
Sete Zoom Passei um ano viajando pela Europa. Morei na Inglaterra, Escócia e Itália. Foi aí que descobri minha paixão por fotografia.

PC World Qual seu estilo de música predileto?
Sete Zoom Teenage Riot, do Sonic Youth. Tive o gostinho de ouvir ao vivo, no Free Jazz. Foi demais!

PC World Assistiu ao filme Tomb Raider?
Sete Zoom Assisti, sim. E, para dizer a verdade, achei fraquinho.

PC World Se pudesse escolher, que atriz ou modelo você gostaria que a representasse no mundo real?
Sete Zoom Deixe-me ver... Acho que eu mesma!

PC World Tem algum ídolo ou personalidade que admira?
Sete Zoom Não me ligo muito em ídolos, não. Admiro minha amiga Abigail. Ela é gente que faz!

PC World Em quem você votou nas últimas eleições?
Sete Zoom Voto é secreto, então não posso contar.

PC World Pretende ter filhos?
Sete Zoom Eu gostaria de ter filhos. Passar para frente esses genes de deusa que papai me deu.

PC World Quando e como foi seu primeiro beijo?
Sete Zoom Foi em 92. O garoto chamava João. Sabe, foi extremamente gostoso.

PC World Quais são seus planos para o futuro?
Sete Zoom Puxa, terminar de organizar minha segunda exposição. Daí eu vou ver o que rola.

PC World Que papo é esse de genes de deusa? Você é uma deusa?
Sete Zoom Não é papo. Sou deusa por parte de pai. Yot vem de uma linhagem de deuses da Mesopotâmia. Assim, sou uma semideusa. Tenho o dom de aproximar pessoas. Mas é só. Não tenho seguidores, nem pretendo abrir igreja.

PC World E o casamento, está em seus planos?
Sete Zoom Quem sabe...

PC World Como você se definiria?
Sete Zoom Sou uma garota quase como outra qualquer. Tenho essa peculiaridade, sou uma semideusa. Mas dentre outras características, tenho o poder de aproximar pessoas. Hoje trabalho isso através do Fator Close-up

PC World Você gostaria de ter uma vida real?
Sete Zoom A minha vida já está real o suficiente, acredite.

PC World Você é levada a sério ou alguns a encaram como uma brincadeira?
Sete Zoom Sou levada a sério, sim. Por que não seria?

PC World De que forma a tecnologia está presente em sua vida?
Sete Zoom Sempre fui muito ligada em tecnologia. E não estou falando somente de Web. Quando eu trabalhava como fotógrafa, montei um laboratório de revelação aqui em casa. Agora estou superenvolvida no Fator CloseUp. Fico tanto tempo conectada que tem quem pense que sou uma personagem virtual.

PC World Mantém contato com outras modelos virtuais?
Sete Zoom Hahaha! Não disse que tem quem pense que eu sou uma modelo virtual!