Glossário de termos relacionados à Inteligência Artificial para Assistentes Virtuais

Além de construir soluções incríveis de chatbots, a InBot está aqui para esclarecer as suas dúvidas e ajudar-lhe a entender esse fantástico universo.

Agentes

São assistentes pessoais, profissionais ou para atender clientes, podendo orientar em tarefas, lembrar de compromissos (ex: integração com calendário) e funcionar como interface para outras aplicações.

A.I.M.L.

AIML significa Artificial Intelligence Markup Language) é uma linguagem baseada em XML que foi criada para programar o chatbot "ALICE". É uma forma simples de representar apenas as "perguntas" e "respostas".

ALICE

Chatbot criado em 1995, que busca por palavras-chave na pergunta do usuário para procurar respostas. Veja mais detalhes sobre a ALICE na História dos Bots.

Aprendizado através da análise das conversas:

O processo de acompanhamento das conversas é feito em parte por humanos e em parte automatizado pelo InBot. Parte do processo é feito em tempo real e parte é feita periodicamente na fase de processamento e análise dos logs de operação da ferramenta. Serve para identificar padrões nos problemas, fazer as intervenções, acompanhar a evolução do aprendizado do assistente virtual, mapeando e disseminando as melhores práticas para realizar as correções e atingir as metas de qualidade. Utiliza técnicas de analytics, telemetria, processamento de linguagem natural em big data e análise linguística.

Computação Cognitiva

Computação Cognitiva é a junção de diversos métodos da Inteligência Artificial e do Processamento de Sinais para simular processos do pensamento humano, podendo incluir hardware (ex: sensores, IoT, robôs, processadores) e software (algorítmos de I.A.). Entre as técnicas utilizadas para emular o funcionamento da mente e do cérebro, estão: aprendizado de máquina, redes neurais, processamento de linguagem natural, visão computadorizada, filtro de ruídos, reconhecimento de padrões, etc.

Desambiguação

É a conversão de um termo ambíguo (que possui mais de um sentido ou interpretação) em um conceito que possui um único sentido bem definido. Em processamento de linguagem natural e linguística, o desafio é descobrir automaticamente quais são os termos ambíguos em uma frase, quais são os possíveis significados do termo e qual desses significados tem a maior probabilidade de ser o correto. Entre as técnicas de desambiguação estão: Análise de contexto, uso de modelo acústico, cadeias de markov, modelos de linguagem e análises de intenção, resolução de correferência, etc.

Eliza

Eliza é uma psicóloga virtual que simula o diálogo com uma psicóloga virtual. Ela reformula trechos de frases das pessoas para criar as respostas, geralmente fazendo perguntas de volta ao usuário solicitando que ele "fale mais sobre o assunto". Eliza é considerada a mãe de todos os bots. Foi a primeira tentativa de criar um software que pudesse passar no Teste de Turing. Saiba mais sobre a história da Inteligência Artificial para chatbots.

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial é o conjunto de técnicas utilizadas por computadores para realizar tarefas onde normalmente seria necessário o uso da inteligência humana como aprendizado, resolução de problemas, criatividade, reconhecimento de padrões, compreensão do significado em textos e conversa em linguagem natural. Para atingir estes resultados, são utilizados recursos como análise estatística, redes neurais, deep learning, aprendizado de máquina, etc.

Processamento de Linguagem Natural (PLN ou NLP)

Também conhecido como PLN ou NLP (Natural Language Processing), é o conjunto de técnicas utilizadas pelo computador para conseguir tratar texto ou áudio em linguagem natural. Entre as aplicações estão: extrair informações importantes no texto, compreender o conteúdo, categorizar os assuntos, converter fala em texto (reconhecimento de voz), traduzir de um idioma para outro e criar robôs de conversação que conseguem entender perguntas e encontrar ou compor respostas coerentes.

Teste de Turing

Se uma pessoa conversar com um computador através de um terminal (chat) e não conseguir descobrir se está conversando com um humano ou com um computador, então pode ser considerado que o computador passou no Teste de Turing por possuir comportamento inteligente similar a um humano. Esse teste foi criado por Alan Turing em 1950. Veja mais detalhes na história dos chatbots.

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  • Desenvolvemos chatbots desde 2001;
  • 30 milhões de interações com assistentes;;
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“Foi e continua sendo uma parceria de muito sucesso. Conseguimos implantar nosso chatbot, construimos juntos a jornada do cliente e assim entregamos o Téo! Ainda temos muito para fazer, mas como fase inicial foi um sucesso.”

Alexandra Muniz

Atendimento a Clientes TecBan