Assistentes virtuais
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"Atendimento automatizado com Inteligência Artificial é uma das principais tendências de TI para os próximos anos."
(Amy Webb - Media Group tech trends - Future Today Institute)
Chatbots

IBM Watson - Análise e Comparativo de funcionalidades

Analisamos alguns recursos da computador cognitivo da IBM conhecido como "Watson".

A IBM também possui uma ferramenta para criação de assistentes virtuais (chat bots) com Inteligência Artificial. É o chamado "IBM Watson Conversation Service", que surgiu em 2016 (veja o linha do tempo dos assistentes virtuais com I.A.). Um outro serviço do Watson era chamado de "Dialog" (diálogo) e permitia a criação de scripts de conversação para responder questões dos usuários, ajudar em atividades passo-a-passo ou apenas conversar ("chat com a máquina").

"O Watson Dialog Permite que os desenvolvedores criem aplicações que interagem com o usuário através de interface conversacional (conversational interface). O serviço de diálogo permite que aplicações usem Linguagem Natural para automaticamente responder dúvidas, realizar cross-sell e up-sell, ajudar o usuário a navegar através de processos ou aplicações e aprender sobre os usuários."
Porém esse serviço (Watson Dialog) foi descontinuado conforme informação no site de desenvolvedores da IBM:



Abaixo está um exemplo de conversa com o Watson da IBM. O teste está disponível para conversa interativa no site da IBM (Watson Conversation Demo), com a descrição: "O serviço de conversação IBM Watson permite que você entenda o que os usuários estão dizendo e responda com linguagem natural".
Porém as demonstrações do Watson permitem reconhecer apenas alguns comandos. Quando ele não entende o que foi perguntando a resposta é "Não tenho certeza sobre isso", seguida de uma sugestão sobre o que é possível perguntar, para evitar que os usuários façam perguntas que não estão no escopo ou que não fazem parte dos conhecimentos da ferramenta. Veja abaixo um trecho de conversa com o Watson utilizando a interface conversacional (Chat UI, sendo "UI = Interface de Usuário").



A IBM chamada esse tipo de aplicação de "Aplicação Cognitiva", fazendo parte de uma série de aplicações de uma categoria que eles chamam de "A Nova Era do Pensamento" (A New Era of Thinking).

Atenção ao Contrato: 1. De acordo com o Contrato de Descrição de Serviços do "IBM Watson Conversation Service", eles podem apagar (destruir) os dados dos clientes após 120 dias de inatividade:

2. Não garantem a privacidade dos dados (não possui conformidade com o "International Safe Harbor Privacy Principles")
São os 7 princípios (que não estão garantidos): Segurança (garantir que esforços são feitos para previnir a perda da informação), Escolha/Privacidade (os indivíduos deveriam ter opção de não permitir que seus dados sejam coletados para serem transferidos para terceiros); Propriedade (Transferências dos dados de clientes para outras organizações só deveriam ocorrer se as organizações que receberem informações tenham políticas de proteção da informação) Integridade ; etc.

Fonte: http://www-03.ibm.com/software/sla/sladb.nsf/pdf/0038-01/$file/i128-0038-01_07-2016_en_US.pdf


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