Voice Bots: Sua empresa está preparada para esta tecnologia?

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

Os voice bots estão se tornando tendência e conquistando cada vez mais espaço na área de personalização do atendimento. Isso porque a tecnologia consegue proporcionar uma melhor experiência aos consumidores, fazendo com que as empresas que as utilizam se destaquem perante a concorrência.

 

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para apresentar a você todo o potencial dos voice bots, bem como os benefícios que eles oferecem. Acompanhe!

O que são os Voice bots?

Sem delongas, podemos definir os voice bots como um híbrido dos chatbots e dos assistentes virtuais. Isso significa que eles mantêm as funções de um chatbot, porém aplicando a voz já utilizada nos assistentes virtuais.

 

Os voice bots possuem alta capacidade de reconhecimento e interpretação da linguagem escrita e da voz, e são eficientes em manter contextos lógicos e apropriados durante uma conversa. Além disso, eles aprendem e evoluem rapidamente com o histórico de uso. A interação com a plataforma é simples e acessível a qualquer pessoa, sendo dispensáveis comandos especiais ou navegação no site.

 

Além disso, por ser baseado em Inteligência Artificial, os voice bots conseguem interagir de modo rápido e direto, o que torna as interações com os clientes ainda mais instantâneas e dinâmicas.

Voice bots x chatbots: qual a diferença?

Conforme falamos anteriormente, os voice bots são capazes de se comunicar através dos comandos de voz. Essa é a principal diferença entre eles e os chatbots, que são as primeiras aplicações para a Inteligência Artificial dentro do atendimento ao cliente.

 

E se antes a tecnologia permitiria e o sistema se comunicasse somente por meio de textos, com o reconhecimento de escrita, atualmente também é possível através da voz. Logo, não há nada de errado em afirmar que os voice bots são uma evolução direta dos Chatbots.

 

Quais as vantagens dos Voice bots?

Antes de contarmos sobre os benefícios que os voice bots oferecem é importante apresentarmos alguns dados que apontam a relevância de se investir nessa tecnologia. Veja!

 

  • De acordo com estudo da Quoracreative em 2019, 80% dos utilizadores preferem fazer pesquisas pelo telemóvel;
  • A maioria desses usuários (46%),  já usam voice bots;
  • 50% acreditam que essa é uma ferramenta que veio para ficar.

 

O que essa solução mais agrada aos usuários é o fato de se assemelhar com uma conversa normal, entre duas pessoas. Outro aspecto positivo é a função “mãos-livres” disponível nos smartphones, onde o cliente pode executar outras tarefas ao mesmo tempo em que interage com o bot.

 

Mas os benefícios que essa tecnologia pode oferecer ao seu negócio são ainda maiores. Entre eles estão, o aumento de produtividade, personalização do atendimento; melhora nas métricas de atendimento; retenção de clientes; identificação de falhas; atendimento 24 horas, e muitos outros.

 

6 motivos para investir nos Voice bots

 

Agilidade

Uma das vantagens de se investir em voice bots é pelo fato dessa tecnologia promover interações rápidas e eficientes entre consumidores/clientes/usuários e empresas, uma vez que não é preciso tocar na tela e digitar para estabelecer os diálogos. Em outras palavras, não é mais necessário recorrer à escrita ou ao clique de botões para solucionar os problemas.

Competitividade

Sempre que a sua empresa busca soluções tecnológicas inovadoras como os voice bots, o seu negócio atrai mais clientes e se torna mais competitivo no mercado. 

 

Aumento da Inteligência Artificial 

Isso mesmo! Quando as pessoas falam elas costumam ser bem mais espontâneas do que escrevendo, o que é ótimo para aumentar a base de conhecimento dos voice bots e consequentemente a inteligência artificial e eficácia deles. Assim, quanto mais informações ou dúvidas seus clientes compartilharem com seu bot, mais inteligente ele ficará.

 

Redução de Custos

Automatizar o atendimento ao cliente melhora o serviço, realoca prioridades e, estrategicamente, promove uma redução de custos. Rapidez, agilidade, clareza, objetividade e transparência são exigências dos clientes que afetam cada vez mais qualquer tipo de negócio. Logo, os voice bots possuem grande valor nessa relação, porque, com base na Inteligência Artificial, além de atender todas essas necessidades, é capaz de deixar a comunicação mais inclusiva e trazer praticidade para o cotidiano.

 

Os voice bots auxiliam na redução de custos, continuamente, desde a sua implementação.

 

Inclusão Social

Além de todos os benefícios que citamos até o momento, outra vantagem que os voice bots oferecem é a inclusão social. Já pensou em quebrar todas as barreiras que impedem as pessoas de se comunicar com a sua marca? Tanto as que não conseguem, sabem ou não podem escrever, conseguiriam interagir por meio dos comandos de voz.

 

E mais, no quanto essa iniciativa que visa promover a acessibilidade, pode ser utilizada por qualquer pessoa, com incapacidades ou não, seria significativa para esses usuários. 

 

Fidelização

Quem não gosta de ser bem atendido, não é mesmo!?

O nível de satisfação dos consumidores aumenta com o atendimento proporcionado pelos voice bots. Assim, há melhoras no engajamento e na fidelização, uma vez que os clientes vivenciam uma experiência de usuário única e agradável.

Esse conteúdo foi relevante para você? Entre em contato conosco através do nosso site e descubra as soluções de voice bots incríveis que a InBot pode desenvolver para a sua empresa!

Compartilhe

Newsletter

Receba informações sobre o mundo dos chatbots, inteligência artificial e tecnologia em seu e-mail:

Imagem representando chatbot com um cartão de crédito na mão

Chatbots para auxílio de pagamentos: Conheça os recursos da Inbot

Hoje em dia, muitas empresas estão usando chatbots para auxílio…
Imagem de um chatbot na tela do smartphone

Chatbot & CRM: Benefícios e Aprenda a fazer a integração com a Inbot

A integração entre chatbot e CRM( Customer Relationship Management)…