Assistente Virtual: 7 Tendências de Chatbots em 2021
Tendências de Chatbots

Chegamos na reta final de 2020 e já bate aquela curiosidade sobre o que será tendência em assistente virtual em 2021. Pensando nisso, desenvolvemos esse post sobre as tendências  de chatbots que prometem despontar com força no próximo ano.

 

Inicialmente, precisamos ter em mente que o atípico ano de 2020 obrigou muitas empresas a acelerarem processos de digitalização que talvez fossem se desenrolar apenas dentro de alguns anos. Além disso, é provável que o distanciamento social prossiga ainda por mais um período incerto, o que nos indica que projetos de digitalização que começaram neste ano irão se consolidar no próximo.

 

A seguir, confira algumas projeções que acreditamos que vão pautar cada assistente virtual em 2021!

 

Assistente virtual pautado na diversidade

 

É provável que  a partir de 2021 os chatbots se tornem cada vez mais inclusivos, sem viés de gênero e sem utilizar uma linguagem que exclua determinados grupos.

 

Touchless

 

O ano de 2020 foi marcado pelo distanciamento social decorrente de uma pandemia, assim, os sistemas que evitam o contato físico estarão em alta. Além dos chatbots, outras plataformas que devem dominar o mercado são os assistentes de voz, ferramentas de realidade aumentada e de reconhecimento facial. Todas elas devem ficar ainda mais em evidência nos próximos tempos.

 

Assistente virtual em prol da telemedicina

 

Mesmo que não se trate de uma ferramenta usada diretamente no atendimento, os chatbots prometem expandir sua presença auxiliando na gestão de consultórios e clínicas hospitalares. É que um chatbot da área da saúde é capaz de informar os pacientes e simplificar todos os processos que envolvem pré e pós consultas. Neste ano, tivemos alguns exemplos de bots da saúde relacionados ao Covid-19, como o assistente virtual Dr. Wilson, que envia informações sobre o coronavírus e fornece acesso ao Mapa de Casos Globais.

 

Assistente virtual para uso interno

 

Os chatbots são capazes de não apenas melhorar fluxos internos, como também responder solicitações de empregados para emissão de documentos ou ajudar na marcação de férias. Bem como ser um canal essencial para o processo de onboarding, ajudando o funcionário a entender as políticas da empresa e se organizar no começo do trabalho, ou até para receber denúncias de assédio moral, protegendo os colaboradores e tornando o ambiente mais seguro.

 

Segurança de dados em primeiro lugar

 

De acordo com a Lei Geral da Proteção de Dados (LGPD) no Brasil, as empresas possuem a obrigação de se preocuparem e administrarem melhor os dados que captam de seus clientes. Assim, é relevante lembrar que através do uso de uma assistente virtual, a LGPD está baseada na questão do consentimento. Ou seja, o usuário deve ser informado sobre a gestão dos seus dados e, a partir disso, irá fornecê-los ou não para a coleta.  

 

Avanço do PLN 

 

Os chatbots aliados ao Processamento de Linguagem Natural proporcionam possibilidades de sucesso para a solução de problemas de rotina no atendimento das empresas e no relacionamento entre marcas e consumidores. A InBot, por exemplo, utiliza chatbots com PLN que são desenvolvidos de acordo com a personalidade do negócio de cada cliente. 

 

A aceleração do uso de Assistente virtual no SAC

 

Com inúmeros comércios fechados devido a pandemia, a solução encontrada foi  automatizar parte do atendimento ao consumidor usando o chatbot. Dessa forma, investir na assistente virtual foi essencial para garantir a eficiência e auxiliar os empreendimentos e gestores a fidelizar ainda mais os seus clientes.

 

Logo, a tendência é que em 2021 as empresas confiem e contem ainda mais com os 

assistentes virtuais no atendimento.

Investir em uma assistente virtual é a solução para o futuro dos seus negócios. Entre em contato conosco através do nosso site e descubra tudo que a InBot pode fazer pela sua empresa para que 2021 seja ainda melhor.

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