Tecnologia OCR aplicada em chatbots: Quais são suas principais vantagens?

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

Assistentes virtuais capazes de aprender suas funções sozinhos e aperfeiçoá-las com o tempo são chatbots inteligentes à frente no mundo dos negócios. Descubra como ter estes assistentes aplicando Tecnologia OCR e encontre as diversas vantagens dessa união.

O que é a Tecnologia OCR? 

Você já ouviu falar em Tecnologia de Reconhecimento Óptico de Caracteres? Essa tecnologia se baseia na integridade, no fim e na adaptabilidade como seus mecanismos básicos de desenvolvimento de réplicas de informações.

 

Ou seja, com o OCR, é possível o uso de documentos para serem convertidos em conteúdos digitalizados de modo legível e editável.

 

Essa conversão pode acontecer em documentos de diversos formatos, como imagens feitas por câmera digital, papéis escaneados, conteúdos em Word ou PDF, entre outros.

 

E o resultado final se concretiza em dados que o usuário pode pesquisar e editar através de aparelhos como computador, tablet, celular ou outros dispositivos similares.

 

Como funciona a Tecnologia OCR?

Para desenvolver a Tecnologia OCR em seus negócios, é preciso ter um meios de entrada para o aparelho digital capturar o documento que se deseja digitalizar e/ou editar.

 

Exemplos desses meios são um celular, um scanner, uma máquina fotográfica digital.

 

Esses meios irão digitalizar um documento a partir da ação de reconhecimento dos dados. Na tecnologia OCR, as áreas claras do documento são as regiões de fundo. Enquanto as escuras ou coloridas, são identificadas como caracteres. Por fim, a réplica acontece com permissão para edição.

 

Quais são as vantagens dessa tecnologia aliada aos chatbots?

As principais vantagens de contar com a Tecnologia OCR em sua empresa são a potencialização das otimizações de processos burocráticos, da organização de espaços entre físicos e digitais e do armazenamento de dados com maior facilidade e integridade dos dados. Vamos exemplificar para enxergarmos melhor essas vantagens.

 

Imagine que você precisa transferir documentos impressos para um formato legível e editável em seu computador.

 

Após concluir essa transferência, você poderá utilizar os dados para preencher cadastros, realizar pesquisas, alterar o conteúdo para construção de novos documentos, incorporar o texto em plataformas online ou internas da sua empresa e até organizar seus espaços físicos após a transferência de documentos para o formato digital. 

 

E como os chatbots podem se aproveitar da Tecnologia OCR?

Chatbots são robôs de conversação capazes de atender usuários online a qualquer hora do dia, em qualquer dia da semana através de conversas amistosas, fluidas e objetivas, com finalidades variadas de acordo com as necessidades da empresa.

 

Seja no Atendimento ao Cliente, no Marketing Digital, nos Setores Internos da empresa ou em tantas outras áreas de atuação, os chatbots inteligentes podem ser construídos para aplicar a Tecnologia OCR.

 

Ou seja, fazer leituras automatizadas de documentos, liberando seus agentes humanos dessas demandas.

 

Além dessas leituras, esses robôs também podem categorizar e encaminhar documentos para os departamentos de atendimento especializados e executar a leitura e verificação de documentações anexadas às conversas com clientes por diferentes canais de comunicação.

 

Se houver preenchimento inadequado ou ausência de documentação solicitada aos usuários que estão em conversação, o chatbot consegue reconhecer e solicitar o que falta, automatizando processos complexos que tiram muito tempo das equipes humanas.

Conseguiu enxergar como utilizar OCR com chatbots?

Nada mais de perder tempo indo em empresas externas para digitalizar seus documentos oficiais, esqueça os dias de dores de cabeça com papéis físicos importantes perdidos, tempos gastos com digitação e com erros de digitação, demora em pesquisar informações e imprimi-las, entre outros desgastes.

 

Unir essa tecnologia aos benefícios de contar com chatbots em sua empresa, é encontrar maior segurança, automação dos processos digitais, melhor experiência do cliente, melhor comunicação, troca e atualização de informações, além do caráter sustentável.

 

A união dessas tecnologias pode ser aplicada em diversos setores, como mercado bancário, construtoras, indústrias, instituições financeiras, seguradoras, telefonia, escolas e hospitais.

Como criar um chatbot com capacidade de realizar OCR?

São muitos os detalhes sobre todo o processo de criação de chatbots com capacidade de OCR. Fazendo uma leitura ampla do que acontece, pode-se dizer que o primeiro passo é desenvolver o projeto de chatbot que será necessário para a realização do OCR.

 

Depois, é preciso trabalhar com um mecanismo de OCR desenvolvido para a plataforma em que haverá atuação do chatbot.  Dois componentes logo se tornam importantes também.

 

Um aplicativo que lide com o status de conversação do bot para obter e processar o documento que será digitalizado e executar as chamadas para o mecanismo desenvolvido. E outro para converter o recebimento do documento em OCR e enviar o resultado de volta para o chatbot.

Existem empresas especializadas em criar chatbots e se atualizar nas mais diversas uniões tecnológicas para o crescimento da sua empresa. Uma delas é a InBot. Converse com a gente e conheça soluções inteligentes para facilitar sua produção e alavancar seus negócios.

Compartilhe

Newsletter

Receba informações sobre o mundo dos chatbots, inteligência artificial e tecnologia em seu e-mail:

Imagem representando chatbot com um cartão de crédito na mão

Chatbots para auxílio de pagamentos: Conheça os recursos da Inbot

Hoje em dia, muitas empresas estão usando chatbots para auxílio…
Imagem de um chatbot na tela do smartphone

Chatbot & CRM: Benefícios e Aprenda a fazer a integração com a Inbot

A integração entre chatbot e CRM( Customer Relationship Management)…