RPA e Chatbots: O combo perfeito na automação de processos robóticos
RPA e Chatbots: O combo perfeito na automação de processos robóticos

Sabia que RPA e Chatbots quando aliados podem se tornar o combo perfeito para contribuir que cada vez mais humanos e máquinas trabalhem lado a lado? Atualmente muitas pessoas e empresas já possuem conhecimento sobre os resultados gerados ao integrar essas duas tecnologias robustas, mas e você, sabe o quão poderosa essa combinação pode ser na automação de processos robóticos?

 

Bom, primeiramente é necessário destacar que em um passado recente a Inteligência Artificial (IA) para automação consistia em um padrão simples baseado em regras, entretanto, ao decorrer do tempo a expectativa em relação a esse sistema evoluiu para um modelo cognitivo que exibe maior inteligência nas jornadas que um processo deve realizar.

 

Neste conteúdo falaremos sobre como o RPA e Chatbots podem aprimorar a automação de processos robóticos e auxiliar na resolução de problemas eliminando moldes padronizados e  investindo em modelos cognitivos. Acompanhe!

RPA e Chatbots: Afinal, o que é RPA?

De forma objetiva, RPA quer dizer Robotic Process Automation (RPA), que traduzido para o português significa Automação de Processos Robóticos. Trata-se de uma tecnologia de automação de processos de negócios baseada em robôs de software metafóricos ou em inteligência digital. Ou seja, é o processo de automatizar operações de negócios com a ajuda de robôs para reduzir a intervenção humana.

 

RPA e Chatbots: O combo perfeito na automação de processos robóticos

 

A RPA utiliza robôs de software para automatizar tarefas repetitivas e processos manuais, aperfeiçoando o trabalho desempenhado pelos colaboradores, como por exemplo, agilizar as operações de back-office em bancos, RH, finanças, preencher formulários ou copiar e colar informações, entre outros.

 

As soluções RPA podem ser desenvolvidas em três formatos:

 

  • RPA Assistido: Aqui o robô trabalha sob supervisão;
  • RPA Não-assistida: Automação independente, que não necessita de intervenção humana. Todavia, é controlado por outros sistemas de software;
  • Hybrid RPA: É uma combinação dos dois tipos anteriores.

O RPA Assistido geralmente costuma ser usado para complementar tarefas humanas e a RPA Não-assistida para atividades que envolvem repetição e grandes volumes de dados.

RPA e Chatbots: E os bots, o que são?

 

Chatbots ou bots são robôs de conversação com capacidade de reconhecer e interpretar diálogos com o intuito de simular a interação feita por humanos. O objetivo é responder as perguntas de modo que as pessoas tenham a impressão de estar conversando com outra pessoa e não com um programa de computador.

 

RPA e Chatbots: O combo perfeito na automação de processos robóticos

 

Assim, por meio dos métodos de Inteligência Artificial (IA), os chatbots são criados com personagens capazes de reconhecer e interpretar a linguagem escrita, mantendo o contexto coerente ao assunto durante a conversa, com memória e lógica para escolha das respostas mais apropriadas para cada questão. 

Os chatbots podem ser aplicados a projetos de atendimento automático em sites, call centers, salas de chat, e-commerce, entretenimento, acesso a base de dados, suporte online, jogos, projetos culturais, educacionais, treinamento, SAC, CRM, entre outros. A aplicação depende apenas do conteúdo ensinado ao personagem, e diversas destas funcionalidades podem estar presentes em um mesmo bot.

RPA e Chatbots: Veja a diferença entre eles

 

Mesmo que o RPA e Chatbots sejam soluções de automação, possuem algumas diferenças. A primeira delas e mais importante, é que enquanto os bots conseguem se comunicar com uma pessoa, os RPAs não. Confira algumas peculiaridades de cada um:

 

RPA: Não apresenta conhecimentos linguísticos; visa automatizar processos; é focado nos processos de back-office; recebe informação estruturada e apoia as equipes de IT.

 

Chatbots: Possuem conhecimentos linguísticos; automatizam os processos de conversação; é centrado no esclarecimento de dúvidas dos usuários; recebe diferentes formas de informação e apoia as equipes empresariais.

 

 

Integrando RPA e Chatbots

 

Recentemente em um Hackathon, evento que reúne programadores, uma equipe apresentou uma abordagem inovadora que integra bots RPA e chatbots. A união das duas soluções resultou em uma ferramenta que liberou os usuários de tarefas repetitivas demoradas, permitindo que eles se concentrassem em agregar valor ao usar recursos naturais de conversação.

 

RPA e Chatbots: O combo perfeito na automação de processos robóticos

 

E é exatamente as diferenças entre RPA e Chatbots que fazem com que um complemente o trabalho do outro. Por exemplo, em um e-commerce que investe nessa solução, é possível agilizar o atendimento e solicitação de pedidos da seguinte forma: enquanto os usuários e clientes interagem com o chatbot como se estivessem sendo atendidos por um ser humano,  os bots RPA são acionados para fazer toda a parte “burocrática” e repetitiva desse processo, como preencher formulários.

 

Assim, torna-se o combo perfeito para as empresas que priorizam a experiência do usuário sem deixar de lado os resultados financeiros. Isso porque uma vez que você consegue eliminar essas tarefas rotineiras, os colaboradores ficam com mais tempo para se dedicar a tarefas de maior complexidade.

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