Sabia que RPA e Chatbots quando aliados podem se tornar o combo perfeito para contribuir que cada vez mais humanos e máquinas trabalhem lado a lado? Atualmente muitas pessoas e empresas já possuem conhecimento sobre os resultados gerados ao integrar essas duas tecnologias robustas, mas e você, sabe o quão poderosa essa combinação pode ser na automação de processos robóticos?
Bom, primeiramente é necessário destacar que em um passado recente a Inteligência Artificial (IA) para automação consistia em um padrão simples baseado em regras, entretanto, ao decorrer do tempo a expectativa em relação a esse sistema evoluiu para um modelo cognitivo que exibe maior inteligência nas jornadas que um processo deve realizar.
Neste conteúdo falaremos sobre como o RPA e Chatbots podem aprimorar a automação de processos robóticos e auxiliar na resolução de problemas eliminando moldes padronizados e investindo em modelos cognitivos. Acompanhe!
RPA e Chatbots: Afinal, o que é RPA?
De forma objetiva, RPA quer dizer Robotic Process Automation (RPA), que traduzido para o português significa Automação de Processos Robóticos. Trata-se de uma tecnologia de automação de processos de negócios baseada em robôs de software metafóricos ou em inteligência digital. Ou seja, é o processo de automatizar operações de negócios com a ajuda de robôs para reduzir a intervenção humana.
A RPA utiliza robôs de software para automatizar tarefas repetitivas e processos manuais, aperfeiçoando o trabalho desempenhado pelos colaboradores, como por exemplo, agilizar as operações de back-office em bancos, RH, finanças, preencher formulários ou copiar e colar informações, entre outros.
As soluções RPA podem ser desenvolvidas em três formatos:
- RPA Assistido: Aqui o robô trabalha sob supervisão;
- RPA Não-assistida: Automação independente, que não necessita de intervenção humana. Todavia, é controlado por outros sistemas de software;
- Hybrid RPA: É uma combinação dos dois tipos anteriores.
O RPA Assistido geralmente costuma ser usado para complementar tarefas humanas e a RPA Não-assistida para atividades que envolvem repetição e grandes volumes de dados.
RPA e Chatbots: E os bots, o que são?
Chatbots ou bots são robôs de conversação com capacidade de reconhecer e interpretar diálogos com o intuito de simular a interação feita por humanos. O objetivo é responder as perguntas de modo que as pessoas tenham a impressão de estar conversando com outra pessoa e não com um programa de computador.
Assim, por meio dos métodos de Inteligência Artificial (IA), os chatbots são criados com personagens capazes de reconhecer e interpretar a linguagem escrita, mantendo o contexto coerente ao assunto durante a conversa, com memória e lógica para escolha das respostas mais apropriadas para cada questão.
Os chatbots podem ser aplicados a projetos de atendimento automático em sites, call centers, salas de chat, e-commerce, entretenimento, acesso a base de dados, suporte online, jogos, projetos culturais, educacionais, treinamento, SAC, CRM, entre outros. A aplicação depende apenas do conteúdo ensinado ao personagem, e diversas destas funcionalidades podem estar presentes em um mesmo bot.
RPA e Chatbots: Veja a diferença entre eles
Mesmo que o RPA e Chatbots sejam soluções de automação, possuem algumas diferenças. A primeira delas e mais importante, é que enquanto os bots conseguem se comunicar com uma pessoa, os RPAs não. Confira algumas peculiaridades de cada um:
RPA: Não apresenta conhecimentos linguísticos; visa automatizar processos; é focado nos processos de back-office; recebe informação estruturada e apoia as equipes de IT.
Chatbots: Possuem conhecimentos linguísticos; automatizam os processos de conversação; é centrado no esclarecimento de dúvidas dos usuários; recebe diferentes formas de informação e apoia as equipes empresariais.
Integrando RPA e Chatbots
Recentemente em um Hackathon, evento que reúne programadores, uma equipe apresentou uma abordagem inovadora que integra bots RPA e chatbots. A união das duas soluções resultou em uma ferramenta que liberou os usuários de tarefas repetitivas demoradas, permitindo que eles se concentrassem em agregar valor ao usar recursos naturais de conversação.
E é exatamente as diferenças entre RPA e Chatbots que fazem com que um complemente o trabalho do outro. Por exemplo, em um e-commerce que investe nessa solução, é possível agilizar o atendimento e solicitação de pedidos da seguinte forma: enquanto os usuários e clientes interagem com o chatbot como se estivessem sendo atendidos por um ser humano, os bots RPA são acionados para fazer toda a parte “burocrática” e repetitiva desse processo, como preencher formulários.
Assim, torna-se o combo perfeito para as empresas que priorizam a experiência do usuário sem deixar de lado os resultados financeiros. Isso porque uma vez que você consegue eliminar essas tarefas rotineiras, os colaboradores ficam com mais tempo para se dedicar a tarefas de maior complexidade.
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