Robôs no mercado de trabalho: Como funcionam e quais são as vantagens para o seu negócio?

Robôs no mercado de trabalho já são realidades do agora! E o futuro já reserva também muitas outras inovações nessa área.

 

Por isso, descobrir como essa tendência pode impactar seus negócios e quais são as suas principais vantagens que te colocam à frente da concorrência. 

Já ouviu falar em tecnologia robótica?

 

Com certeza, só de ler o termo tecnologia robótica já dá pra imaginar que tem a ver com nossos amigos robôs, certo? CERTO!

 

Toda tecnologia que atua na criação, no desenvolvimento e na qualificação de máquinas, computadores, softwares e sistemas, com representação de robôs, pode ser considerada uma tecnologia robótica.

 

Mas o que são robôs?

 

Bem, fazendo uma conceituação mais ampla, robôs podem ser compreendidos como agentes artificiais compostos por circuitos integrados que realizam atividades e movimentos semelhantes aos dos humanos, sejam eles simples ou complexos.

 

Os primeiros modelos de robôs datam de 1924, quando começaram a servir para atuar em sistemas de telefonia. Hoje, já é possível encontrar robôs trabalhando em diversas áreas, como indústria, educação, varejo, saúde, meios de transporte e comunicação.

 

Existem robôs de diferentes tipos, mas os mais famosos atualmente são os que estão atuando pelo crescimento do mercado de trabalho online: Os robôs de conversação. Continue lendo e saiba mais.

 

A tendência para o cenário da automação dos processos robóticos está envolvida pela Inteligência Artificial que está trazendo mudanças no mercado de trabalho, por meio da criação de novas funções e dos avanços de tecnologias já existentes.

 

E o que são os robôs de conversação?

 

Os robôs de conversação, também conhecidos como chatbots, são utilizados na Internet para serviços online.

 

E quando contam com Inteligência Artificial, deixam de ser robôs com respostas engessadas e se tornam a cada atendimento, mais evoluídos.

 

Esses robôs atuam como assistentes virtuais que complementam ou substituem outras formas de acesso ao suporte, à resolução de conflitos, à divulgação e ao atendimento no geral.

 

Suas ações acontecem por meio de respostas diretas às questões de clientes ou possíveis clientes, dentro de diálogos coerentes e fluidos, que podem durar diversos minutos e se manter humanizado,ou seja, como se o usuário online estivesse conversando com uma pessoa real.

 

Essa tecnologia também é conhecida como “chat automático”, “chat automatizado”, “atendente virtual”, entre outros.

 

O Robô Ed (Petrobras) e a Bia (Raízen) são alguns dos exemplos de chatbot que a InBot desenvolve.

A evolução dos robôs no mercado de trabalho

Para ajudar na automação de serviços, ou seja, para que fosse possível focar o trabalho humano em atividades mais complexas e menos repetitivas, os robôs chegaram e conquistaram seus espaços.

 

De uma era robótica mecânica, entre artesanato e industrialização, chegamos aos dias de hoje, com inovações de automação, nos quais esses assistentes inteligentes atuam pela internet e dentro de diversos sistemas, oferecendo serviços 24 horas por dia e até nos 7 dias da semana.

 

Tudo isso proporcionou o surgimento de uma Ciência colaborativa que estuda sobre essas tecnologias robóticas: A Robótica Colaborativa.

Mas então, o que é Robótica Colaborativa?

 

Essa Ciência permite que robôs e seres humanos trabalhem de modo colaborativo e alcancem ambientes com maior integração, produtividade e com melhores resultados.

 

Logo, quando humano e robô trabalham juntos, a ideia não é eliminar a presença humana do mercado de trabalho.

 

Em vez disso, serve unindo-os para engrandecer, potencializar e especificar as funções de cada um. E até propicia o surgimento de outras esferas de atuação.

 

E para comprovar tudo o que já foi informado até agora, vamos apresentar algumas vantagens do uso de Robôs no mercado de trabalho.

 

Robôs no mercado de trabalho: Principais vantagens

Diversas vantagens em se ter um robô trabalhando para os seus negócios já foram identificadas. Conheça agora algumas delas:

Eliminação de falhas

 

Cada processo robótico passa por planejamento, desenvolvimento, teste, execução e avaliação.

 

Por isso, os erros são calculados e as precisões na qualidade do serviço aumentam, eliminando antigas falhas humanas. e diminuindo desperdícios.

Mais presença e produtividade

 

Assistentes virtuais conseguem estar disponíveis 24 horas por dia! O ano inteiro!

 

E possuem a capacidade de aumentar a produtividade das empresas, já que conseguem realizar diversos atendimentos ao mesmo tempo, até por canais digitais diferentes.

Lucros e redução de custos

Com esse aumento na presença em diversos locais de comunicação, além da diminuição de falhas, é possível contar com redução dos custos e assim, percebe-se o crescimento dos lucros e da produção.

Maior engajamento humano

 

Não estamos falando aqui necessariamente da redução do número de funcionários humanos, mas da otimização do tempo destes colaboradores em tarefas realmente necessárias.

 

Isso pode garantir redução de custos com salários, estimular a maior dedicação dos funcionários por se dedicarem em suas funções específicas e aumentar a produção empresarial.

 

O que achou dessas novidades? Não fique de fora da evolução digital! A cada dia, robôs e humanos dividem espaços de trabalho.

 

Não se pode negar que o mundo do trabalho será cada vez mais automatizado. E por isso, é importante conhecer quem trabalha com tradição no ramo da tecnologia robótica para não ficar para trás.

 

A InBot é especialista no desenvolvimento de chatbots eficientes e que podem realmente auxiliar e agilizar o atendimento de empresas dos mais variados setores de atuação.

 

Além disso, eles são uma excelente forma de aliviar as rotinas de trabalho e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores.

Então, o que você está esperando? Converse com a gente e vamos produzir um robô ideal para os objetivos da sua empresa

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