Conheça as novidades do Processamento de Linguagem Natural (PLN) em 2022

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

O uso de chatbots está se tornando cada vez mais popular no Brasil e no mundo. Muito desse sucesso acontece por conta da utilização do Processamento de Linguagem Natural (PLN).

Neste artigo, a Inbot vai explicar para você o que é o PLN e quais são as novidades desse recurso para o segundo semestre de 2022. Continue a leitura!

O que é PLN?

O Processamento de Linguagem Natural é uma subárea da inteligência artificial que estuda as interações entre máquinas e o idioma nativo de um usuário.

É um recurso utilizado por software para entender como uma pessoa fala e que processa esses dados com eficiência máxima. É uma tecnologia de ponta que está em constante desenvolvimento.

Um exemplo de como PLN atua são os assistentes virtuais. Quanto mais as pessoas conversam com essas interfaces, mais estas conseguem compreender a linguagem humana, tanto a falada quanto a escrita.

O que esperar do processamento de linguagem natural em 2022?

Uma mão clica numa tela de celular de onde salta uma imagem de uma conversa dizendo a plavra hello

Como já dito anteriormente, o PLN é uma tecnologia de ponta e está em constante evolução. Existem diversas empresas que a utilizam e ajudam a desenvolvê-la, incluindo a InBot (falaremos disso mais tarde). 

Portanto, a cada ano temos diversas melhorias e novidades sobre Processamento de Linguagem Natural. Vamos citar algumas delas.

Máquinas maiores

Desde 2020, há uma corrida desenfreada de grandes empresas de tecnologia (Google, OpenAI, Microsoft e Nvidia) para a criação de modelos transformadores cada vez maiores. É claro que esta “competição” não esfriou em 2022. 

Estes grandes modelos transformadores prometem ter respostas para qualquer pergunta. Outra novidade é a diminuição da distância entre estes modelos gigantes, que baseiam-se em dados genéricos, e de um modelo treinado em dados específicos de domínio de uma empresa.

Custo da evolução do processamento de linguagem natural

Essa competição requer muito dinheiro das empresas. Este ano chegaremos ao primeiro modelo de linguagem com custo de 100 milhões de dólares. 

É um valor alto, mas que demonstra a intenção das empresas em desenvolver essa tecnologia. Enquanto o investimento é grande na ponta dessa tecnologia, na base ele está ficando cada vez mais barato. 

Com a popularização do PLN, não apenas empresas de grande porte, mas também médios e pequenos negócios estão investindo nisso, principalmente nos seus setores de atendimento ao cliente.

O processamento de linguagem natural e a sua relação com humanos

Quanto maior o investimento nessa tecnologia, mais ela se desenvolve. É uma característica normal da evolução humana.

Em 2022, é bem provável que vejamos artigos escritos por robôs que realmente pareçam elaborados por humanos. Calma, este artigo que você está lendo foi criado por uma pessoa.

Também este ano, veremos um crescimento de uma força de trabalho híbrida. Funcionários humanos irão compartilhar suas tarefas com empregados digitais. Tarefas de rotina ou repetitivas serão realizadas por máquinas.

Além disso, os trabalhadores terão avatares digitais com diversas habilidades como falar qualquer língua.

PLN no setor de atendimento ao cliente

Em 2022, as máquinas entenderão não apenas o que falamos, mas como falamos. Incluindo gírias, sotaques e outros maneirismos de fala. 

Isso ajudará os chatbots a entenderem ainda mais as necessidades dos clientes e poderão ir além de suas capacidades atuais na hora de resolver as solicitações dos consumidores. Essa evolução melhorará e muito a experiência do cliente.

A InBot está atenta às novidades tecnológicas

Uma mulher sorrindo enquanto fala ao celular. Em frente a ela há um notebook branco.

Como falamos anteriormente, nossa empresa está sempre de olho nas novidades do mundo tecnológico. Desde 2001, desenvolvemos o que há de melhor em assistentes virtuais. 

Temos o compromisso de oferecer sempre o melhor chatbot do Brasil para nossos clientes. Grandes empresas, dos mais variados nichos, utilizam a tecnologia da InBot, que contém inteligência artificial e Processamento de Linguagem Natural. 

Veja os cases de sucesso da InBot, entre em contato conosco e agende uma reunião para implementar o melhor chatbot do Brasil na sua empresa!

Compartilhe

Newsletter

Receba informações sobre o mundo dos chatbots, inteligência artificial e tecnologia em seu e-mail:

Mulher estudando em um notebook e um chatbot atrás com um chapéu de professor

Chatbots para universidades: como a tecnologia pode auxiliar o ensino e a educação

Faz algum tempo que a tecnologia dos bots contribui bastante…
Ilustração do chatbot de RH da empresa Raizen, a Bia.

Veja como um chatbot pode ajudar o RH e a comunicação interna da sua empresa

Descubra neste artigo como essa tecnologia pode beneficiar sua empresa e veja dois exemplos de sucesso de chatbot para RH no Brasil.