PLN 2022: A evolução do Processamento de Linguagem Natural até o momento

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

Já conversamos em outros artigos sobre o que é Processamento de Linguagem Natural (PLN) e como acontece sua integração com chatbots. Hoje, vamos nos aprofundar no assunto e revelar as principais evoluções de PLN para 2022.

 

Por que o Processamento de Linguagem Natural está crescendo tanto?

por que o pln esta crescendo tanto em 2022

Desde o início da pandemia de Covid-19, muitas empresas precisaram se inserir, se adaptar e principalmente, acelerar seus processos na vida empresarial virtual.

 

E a continuação do distanciamento social, até o atual momento, vem comprovando e impulsionando o crescimento das tendências do mundo digital.

 

Com isso, já está mais do que provado que a experiência no meio digital mudou e o cliente vem se tornando mais exigente diante dos avanços tecnológicos.

 

Sites e aplicativos lentos e com conteúdos mal informados se tornaram inconvenientes para novos compradores.

 

O modo como são tratados desde o primeiro contato com as empresas virtuais conta demais para a efetivação das vendas e para a fidelização junto às marcas.

 

Este novo cenário convida as empresas que querem alavancar seus negócios e ficar à frente da concorrência, a se manterem atualizadas com o que há de mais novo em termos de soluções inteligentes no mercado online.

 

Nada de filas de espera, termos complicados durante os diálogos ou roteiros automáticos limitados. O Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2021, relatório anual produzido pela Mobile Time, apresentou o que seus clientes realmente buscam ao acessar sua loja virtual.

 

Velocidade e facilidade durante seus passeios virtuais, conteúdo claro, direto e autoexplicativo, segurança, bem estar e vantagens de compras, disponibilidade de canais de comunicação rápidos e eficientes são elementos essenciais!

 

Nesse contexto, uma tendência que tem ganhado força aos poucos é a aplicação de Processamento de Linguagem Natural (PLN).

 

O PLN torna cada vez mais fluidas as conversas durante os atendimentos virtuais.

 

Esse processamento faz com que máquinas entendam e lidem com as linguagens humanas de modo prático, eficiente e humanizado, através de  técnicas com dados não estruturados de texto.

 

Quais evoluções de PLN 2022 já podem ser encontradas?

saiba quais evolucoes de PLN 2022 ja podem ser encontradas

Existem muitos modelos de PLN. Nossas abordagens aqui são apenas introduções simples do que há de mais avançado no mundo de PLN, que segue em constante evolução.

 

O PLN pode ser aplicado em sites de busca, aplicativos de tradução de idiomas, processadores de texto, filtros de spam, reconhecimento de fala, aplicativos de assistentes pessoais, chatbots e muito mais.

 

Algumas das ações de PLN em diferentes plataformas e tecnologias que têm apresentado grandes avanços são: o reconhecimento de dados, resumos de textos, traduções e capacidade de compreensão de diferentes contextos (NLU) e capacidade de criação de conteúdo (NLG). 

 

Reconhecimento de dados

Um PLN ativo, faz o processo de extração de dados, gerando reconhecimento de entidades nomeadas no texto como nome de pessoas, locais e até identificação de sentimentos expressados através de textos dos usuários.

 

A extração dessas informações são úteis para construção de bancos de dados, classificações, diagnósticos de atendimento, criação de vendas, análise de conflitos e soluções, entre outros. 

 

Resumos de texto 

Durante o PLN, as palavras-chave dos diálogos são identificadas e transformadas em resumos parafraseados. O que viabiliza a análise de diagnósticos, pesquisas sobre a empresa e suas relações de compra e venda online.

 

Traduções e NLU 

Para além da função básica de tradução de linguagens, como já comentamos, o PLN agora possui captação e compreensão de palavras e frases capazes de identificar o sentimento expresso nos comentários de usuários. Esses modelos se chamam Natural Language Understanding (NLU).

 

Conteúdos próprios (NLG) 

E se seus processos de automação empresarial conseguissem responder às necessidades dos usuários até nos níveis mais complexos de conversação? Se suas máquinas soubessem trabalhar exatamente de acordo com a cultura da sua empresa?

 

Esses modelos já existem e se chamam Natural Language Generation (NLG). Com eles, o PLN vai além da compreensão básica do texto e do NLU.

 

Essa técnica de PLN permite ter automação de máquinas que escrevem conteúdo por si mesmas, mas seguindo a linha cultural da sua empresa.

 

Com estes e outros aspectos inovadores, o desenvolvimento do PLN segue crescendo ainda mais em 2022.

 

Muitas tarefas antes realizadas por humanos hoje em dia podem ser realizadas por tecnologias com PLN, como os chatbots inteligentes, gerando mais economia de recursos financeiros e tempo para as empresas. 

 

Chatbots com PLN são os favoritos do momento

homem vestido de roupa social enquanto mexe no celular

Se tratando de assistentes virtuais e seus processos de comunicação, 70% dos desenvolvedores de bots afirmaram para a Mobile Time que a maioria é combinada com botões de respostas e diálogo aberto para Processamento de Linguagem Natural.

 

A proporção de bots desenvolvidos em 2021 que trabalharam com roteiro pré-definido, ou seja, utilizando Unidades de Resposta Audível (URAs) com limitações de memória para o diálogo com os usuários, caiu de 11% para 8%.

 

23% dos novos projetos de bots em 2021 usavam somente o diálogo aberto com Processamento de Linguagem Natural. E 68% foram construídos no modelo híbrido, mesclando botões e PLN.

 

O mercado brasileiro segue evoluindo rapidamente e gerando oportunidades para atuação das novas tecnologias, como o PLN, em diferentes nichos, como educação, comércio e RH, e abrindo novas vagas de empregos para profissionais especializados em inteligência artificial, design conversacional e UX.

 

Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre chatbots PLN e seus impactos positivos no mundo do negócio? Conheça melhor a InBot e saiba como as nossas soluções podem contribuir para o sucesso da sua empresa.

Compartilhe

Newsletter

Receba informações sobre o mundo dos chatbots, inteligência artificial e tecnologia em seu e-mail:

Imagem representando chatbot com um cartão de crédito na mão

Chatbots para auxílio de pagamentos: Conheça os recursos da Inbot

Hoje em dia, muitas empresas estão usando chatbots para auxílio…
Imagem de um chatbot na tela do smartphone

Chatbot & CRM: Benefícios e Aprenda a fazer a integração com a Inbot

A integração entre chatbot e CRM( Customer Relationship Management)…