O que esperar do Processamento de Linguagem Natural ( PLN) em 2022

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

Não é de hoje que a tecnologia vem revolucionando o cotidiano das pessoas e o mercado a partir de seu desenvolvimento. Inúmeras empresas migraram para o digital e adotaram o uso de recursos como inteligência artificial e PLN (Processamento de Linguagem Natural) para alavancar as vendas.

Se esse ano a IA e o PLN ocuparam um grande espaço no mundo organizacional, o que podemos esperar para 2022 em relação a essas revoluções tecnológicas?

Elaboramos esse artigo para responder esse questionamento, por meio de projeções mercadológicas. Continue a leitura e saiba o que podemos esperar do PLN ano que vem. 

O que é PLN?

Um primeiro ponto, antes de analisarmos as tendências do PLN para 2022, é preciso entender o conceito dessa tecnologia.

Apesar do crescimento acelerado nos últimos anos, o Processamento de Linguagem Natural não é uma ciência que surgiu recentemente. Segundo pesquisas históricas, o PLN foi experimentado pela primeira vez na década de 1940.

Em 1950, o PLN começou a fazer parte dos estudos de linguísticas e a partir disso, incontáveis pesquisas foram feitas até o desenvolvimento desse método.

O PLN pode ser caracterizado como um dos pilares da Inteligência artificial, que mescla ciência e computação tendo o objetivo de estudar a interação entre máquina e o idioma do usuário.

Em outras palavras, essa tecnologia complexa permite que os computadores tenham a capacidade de entender e interpretar as mensagens faladas ou escritas pelas pessoas.Ou sejam preenche os espaços encontrados na comunicação entre humanos e máquinas. 

Quais os benefícios do PLN para as empresas?

 Outro fator a ser destacado, é a importância da utilização dessa tecnologia nas estratégias de vendas de muitas organizações.

O PLN, atualmente, é bastante utilizado em assistentes virtuais. Um chatbot equipado com IA e PLN presta um atendimento mais humanizado e proporciona uma experiência diferenciada aos clientes.

Isso porque, com o PLN, os chatbots conseguem assimilar frases completas, escrever parágrafos inteiros e manter um diálogo coerente com os usuários. Além disso, reconhecem sinônimos e tempos verbais. Características que dão um dinamismo maior ao serviço.

Os bots com PLN também possuem a capacidade de entender o que os consumidores estão falando por telefone e responder de maneira coerente e precisa.

A satisfação dos clientes e a fidelização tem grandes chances de aumentar, pois o PLN permite que os assistentes virtuais consigam decifrar os sentimento dos consumidores pelas mensagens nas redes sociais. 

Todas essas vantagens culminam na otimização de tempo. Afinal de contas, um chatbot inteligente consegue atender com competência muitos clientes simultaneamente e , dessa forma, acaba liberando a equipe para trabalhar em outras atividades.

Outras formas de aplicação do PLN

Por ter tecnologias de reconhecimento de voz e escrita, não apenas em chatbots que o Processamento de Linguagem Natural é utilizado . Veja a lista de algumas aplicações de PLN bastante comuns:

 

-Sites de busca 

-Aplicativos de tradução de idiomas

-Processadores de texto, para verificar a gramatica das palavras

-Filtro de spam

-Reconhecimento de fala

-Aplicativos de assistentes pessoais, tipo Siri e Alexa

Crescimento da PLN

O uso de inteligência artificial vem crescendo cada vez mais e se consolidando no cotidiano das pessoas e no meio empresarial. De acordo com o estudo feito pela MarketsandMarkets o mercado de assistentes virtuais inteligentes deve ter um  crescimento anual de 30%, até o ano de 2024. 

Por ser considerado um pilar da IA, o PLN também se encontra nessa onda de crescimento mundial e no Brasil. Conforme o estudo da Global AL Adoption Index 2021, cerca de 46% dos brasileiros que trabalham no ramo da TI estão utilizando aplicativos de PLN. 

Os casos mais comuns de utilização da tecnologia de PLN, segundo o mesmo estudo, são em agentes virtuais(42%), seguido de automação de call centers e análise de pesquisas. 

Outras pesquisas, como a elaborada pela Global Voice Assistant Application Market, dão conta de que o mercado de aplicações de voz está em constante crescimento.  E um dos grandes motivos dessa crescente, apontado pela pesquisa, é o avanço do PLN e da IA. 

E as perspectivas para o futuro?

O desenvolvimento do PLN, que já vem ganhando espaço com o passar dos anos, promete crescer ainda mais no próximo ano. Muitas tarefas realizadas por humanos hoje em dia poderão ser substituídas, gerando mais economia de recursos financeiros e tempo para as empresas. 

Entretanto, especialistas ressaltam que alguns recursos ainda precisam ser aperfeiçoados na tecnologia do PLN, para melhor compreensão da linguagem humana e gerar resultados ainda mais satisfatórios por meio de uma comunicação com mais fluidez. São elas: 

Entendimento do significado além das palavras

Apesar de assistentes virtuais dotados de PLN terem a capacidade de entenderem sinônimos e até alguns possíveis erros de digitação, as variações de tom de voz e palavras ainda podem causar prejuízos na interpretação , mesmo com  o uso da tecnologia do PLN. 

Outro problema a ser corrigido, nesse sentido, é o significado das palavras de acordo com as regiões do país. 

Portanto, o desafio é que seja considerado todas as possibilidades e variações gramaticais. Dessa forma, o atendimento será ainda mais eficaz e dinâmico. 

Ajuste de acordo as características do idioma local 

A língua portuguesa é complexa e sofreu muitas transformações ao longo das décadas, influenciando no modo das pessoas falarem. 

Se considerarmos a linguagem no formato coloquial, encontramos alguns casos dessa transformação. O pronome “você” acaba reduzindo e virando “cê”, por exemplo. 

Outra situação é o caso do pronome “tu”, utilizado em algumas regiões do Brasil , substituindo o “você”. 

Então, identificar todas essas diferenças do idioma é outro grande desafio do PLN. Garantir que as máquinas consigam entender as mudanças e proporcionar um melhor atendimento . 

 

A Inbot desenvolve assistentes virtuais equipados de IA, personalizados, com a mais moderna tecnologia do mercado. Entre em contato conosco e conheça nossas soluções para melhorar o seu negócio. 

 

Compartilhe

Newsletter

Receba informações sobre o mundo dos chatbots, inteligência artificial e tecnologia em seu e-mail:

Imagem representando chatbot com um cartão de crédito na mão

Chatbots para auxílio de pagamentos: Conheça os recursos da Inbot

Hoje em dia, muitas empresas estão usando chatbots para auxílio…
Imagem de um chatbot na tela do smartphone

Chatbot & CRM: Benefícios e Aprenda a fazer a integração com a Inbot

A integração entre chatbot e CRM( Customer Relationship Management)…