Saiba mais sobre a importância dos Chatbots com linguagem natural

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

Ter uma solução tecnológica que realize o atendimento ao cliente na sua empresa parece perfeito não é mesmo? Porém, um dos maiores desafios dos chatbots é interpretar a linguagem humana de forma natural e desenvolver realmente uma conversa, sem ficar apenas seguindo scripts pré-determinados. Para resolver essa questão, os desenvolvedores apostam no processamento de linguagem natural ou NLP (Natural Language Processing), uma das áreas da inteligência artificial.

Garantir que um chatbot compreenda a linguagem natural, não é uma tarefa simples, visto que além das estruturas linguísticas comuns, é preciso compreender o contexto da conversa, o assunto que está sendo abordado, localização e outros fatores. Para que o sistema corresponda a esses estímulos, os desenvolvedores criam um banco de dados com informações iniciais sobre a empresa, geralmente com os problemas mais comuns enfrentados no atendimento ao cliente. Durante o seu funcionamento e graças ao machine learning, o chatbot é aprimorado e utiliza essa experiência para ampliar o seu vocabulário e as respostas com as soluções disponíveis.

Para o funcionamento adequado do chatbot, ele precisa ser desenvolvido com um propósito e treinado para essa operação, a base de dados deve conter as informações que ele precisa para operar. Assim como um novo funcionário, esta solução não pode ser colocada em funcionamento sem um treinamento adequado e conhecimento de sua função. Quanto mais abrangente for a função do chatbot e menos dados estiverem disponíveis, mais demorado e complexo será o desenvolvimento.

Com os chatbots baseados em processamento de linguagem natural, o atendimento ao cliente ocorre como uma conversa em que as informações são passadas e as respostas dadas, sem um padrão definido, ao contrário do que acontece com chatbots baseados em script, nos quais o usuário tem um menu de opções e somente através delas consegue se comunicar, muitas vezes sendo ignorado, o que torna o atendimento frustrante. O chatbot deve ser planejado como uma solução para o atendimento e interação com o cliente, aprimorando a experiência do usuário, o que não ocorre quando o consumidor é obrigado a interagir com um robô que ignora suas solicitações e só responde frases prontas. Facilite a vida do seu cliente, aumente o engajamento da sua marca com seu público, aposte em chatbots inteligentes com linguagem natural, entre em contato com a InBot!

Compartilhe

Newsletter

Receba informações sobre o mundo dos chatbots, inteligência artificial e tecnologia em seu e-mail:

Mulher estudando em um notebook e um chatbot atrás com um chapéu de professor

Chatbots para universidades: como a tecnologia pode auxiliar o ensino e a educação

Faz algum tempo que a tecnologia dos bots contribui bastante…
Ilustração do chatbot de RH da empresa Raizen, a Bia.

Veja como um chatbot pode ajudar o RH e a comunicação interna da sua empresa

Descubra neste artigo como essa tecnologia pode beneficiar sua empresa e veja dois exemplos de sucesso de chatbot para RH no Brasil.