Outsourcing: o que é e quais são as suas vantagens

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

Muitas empresas possuem dificuldades para gerir determinadas áreas dentro da sua própria organização. Em alguns casos, a solução é a terceirização. Em outros, o recurso é buscar um serviço de outsourcing.

O outsourcing vem crescendo muito nos últimos anos. Isso é resultado de diversas transformações no mercado. 

Ao passo que as empresas expandem seus negócios, aumenta também a busca por estratégias e soluções que reduzam custos, otimizem operações, melhorem o atendimento ao cliente e aumentem os lucros.

Entender os benefícios do outsourcing é fundamental para qualquer empresa que queira alcançar o máximo de produtividade.

Aqui na InBot prestamos serviços de outsourcing para diversos players importantes do mercado. Através de nossos chatbots, oferecemos diversos benefícios aos nossos parceiros.

E, pensando em esclarecer suas dúvidas sobre outsourcing e os benefícios que ele pode trazer para a sua empresa, a InBot preparou este artigo para você. Continue a leitura!

O que é outsourcing?

Antes de mais nada, é importante explicar a origem deste termo. Ele vem da junção de duas palavras inglesas (out = fora) e source (fonte). Dessa maneira, o outsourcing pode ser definido como “algo fora da sua fonte” ou “fonte de fora”.

Sendo assim, o outsourcing é a prática de transferir tarefas, processos e/ou operações para uma força de trabalho externa. Parece uma simples terceirização, mas existem diferenças entre as duas.

Diferença entre outsourcing e terceirização

É muito comum as empresas terceirizarem processos como limpeza, segurança, logística e manutenção. No outsourcing essa terceirização é mais ligada às áreas de tecnologia da informação (TI), recursos humanos, contabilidade, atendimento e sucesso do cliente.

De maneira geral, a terceirização é um termo utilizado para definir serviços braçais. Já o outsourcing requer conhecimentos técnicos específicos em determinadas áreas.

Quais são os tipos de outsourcing

ilustração com design tecnológico em que o há diversos ícones e há um foco em uma lupa gigante onde dentro está escrito outsourcing.

Existem diferentes tipos de outsourcing, dependendo do acordo firmado entre contratante e contratado.

Co-sourcing

A relação é vista mais como parceria do que uma prestação de serviço. Não há uma hierarquia tão definida entre contratante e contratado. Ambas as partes compartilham riscos e responsabilidades na mesma proporção.

É o tipo de outsourcing que trabalhamos aqui na InBot. Somos parceiros e buscamos juntos os melhores resultados para sua empresa.

Off-site

O serviço realizado para o cliente é realizado inteiramente no espaço físico da empresa fornecedora. Resumidamente, é uma contratação remota.

In house

É o contrário do off-site. A modalidade In house ou on-site é realizada no espaço físico do cliente.

Offshoring

Aqui há a contratação de empresa estrangeira. Depende muito da moeda e conversão.

Quais as vantagens do outsourcing

Essa prática traz diversos benefícios para a empresa contratante. 

  • Redução de custos operacionais;
  • Aumento da rentabilidade da empresa;
  • Acesso à mão de obra qualificada;
  • Aprimoramento de processos;
  • Acesso à tecnologia;
  • Aumento da satisfação dos clientes;
  • Melhoria na gestão.

Outsourcing de TI

É o outsourcing específico voltado para a tecnologia da informação. Mesmo que seu negócio não seja desse ramo, o setor de TI é fundamental no dia a dia da sua organização. 

A empresa de TI contratada trará todo o expertise necessário para que você consiga gerir seu negócio com eficiência e com bons resultados.

Quais as vantagens do outsourcing de TI?

Duas mãos brancas digitam um teclado blanco, em frente há uma tela de computador. Há anda um terceira mão apontando para esta tela.

Assim como a terceirização e o outsourcing em geral têm benefícios, esse ramo também apresenta vantagens importantes para a sua empresa:

  • Contar com suporte especializado em TI;
  • Melhorar a performance do setor de TI da sua empresa;
  • Otimizar a gestão do departamento de TI
  • Manter os sistemas e equipamentos sempre atualizados

O mercado atualmente exige que as empresas passem por uma transformação digital. O outsourcing pode ajudar neste processo.

Como a InBot pode te ajudar?

A InBot é uma empresa referência no mercado brasileiro. Criamos os melhores chatbots do país. Eles possuem Processamento de Linguagem Natural (PLN), as jornadas conversacionais entre assistentes InBot e usuários são coerentes e humanizadas, entregando respostas diretas e claras.

E apresentamos resultados robustos para nossos parceiros:

  • 100 Milhões de reais de ROI 
  • Mais de 70% de retenção e 35% de conversão 
  • Mais de 60% de redução do TMA 
  • NPS de 92%

Ótimos números, não é mesmo? entre em contato conosco e marque uma reunião. E para entender um pouco mais sobre chatbots, acesse nosso blog e leia muitos artigos sobre o assunto.

Compartilhe

Newsletter

Receba informações sobre o mundo dos chatbots, inteligência artificial e tecnologia em seu e-mail:

Mulher estudando em um notebook e um chatbot atrás com um chapéu de professor

Chatbots para universidades: como a tecnologia pode auxiliar o ensino e a educação

Faz algum tempo que a tecnologia dos bots contribui bastante…
Ilustração do chatbot de RH da empresa Raizen, a Bia.

Veja como um chatbot pode ajudar o RH e a comunicação interna da sua empresa

Descubra neste artigo como essa tecnologia pode beneficiar sua empresa e veja dois exemplos de sucesso de chatbot para RH no Brasil.