A IA irá prejudicar o mercado de trabalho? Entenda como os chatbots ajudam a realizar serviços de qualidade

O uso da Inteligência Artificial já faz parte do dia a dia e está em todos os lugares. Não apenas nos clássicos robôs que se vê por aí, como também por trás da tecnologia dos chatbots, que vêm para otimizar alguns serviços. A maior preocupação com a tecnologia é que isso tome conta do mercado de trabalho e afaste as pessoas. Mas o que acontece é exatamente o contrário. A chegada da AI (Artificial Intelligence, do inglês) está criando funções e novos postos de trabalho, ou seja, todos saem ganhando.

Como funcionam os chatbots?

O chabot é um programa de computador que conversa com você via chat e vem sendo amplamente utilizado no atendimento ao cliente. 

A principal missão dos chatbots é automatizar alguns serviços e proporcionar mais agilidade ao atendimento. Modelos mais básicos seguem regras com perguntas e comandos predefinidos.

Modelos mais avançados usam a inteligência artificial para aprender a cada conversa e interagir cada vez melhor. É importante lembrar que sempre existe uma mente humana por trás, passando este aprendizado e atuando na programação.

Onde podem ser aplicados na prática?

Possibilidades não faltam, pois são aplicados em vários tipos de serviços de mensagens, com o intuito de aperfeiçoar seus processos, como:

  • Atendimento ao cliente: é uma das principais aplicações dessa inteligência. Por chat ou aplicativos de mensagens, os clientes são atendidos com mais agilidade;
  • Relacionamento com leads (potenciais clientes) e clientes: aqui entra o marketing de conteúdo, uma vez que os são oferecidos de acordo com o perfil de cada lead ou cliente;
  • Integração de equipes: algumas ferramentas de gestão de projetos e compartilhamento de tarefas entre equipes já contam a ajuda da AI para automatizar mensagens de acordo com o andamento dos projetos;
  • Assistente virtual: os exemplos mais clássicos são a Siri da Apple e o Google Assistente, que realizam várias tarefas, desde ligar para alguém, até pesquisas na internet sobre algum tema que você questione.

Quais são as vantagens garantidas pela utilização da inteligência artificial?

Ao contrário do que muitos pensam, a AI não vai tomar o lugar de ninguém. Sempre haverá uma pessoa por trás do software para fazer atualizações ou finalizar o atendimento. O que muda é a forma de fazer, com os benefícios como:

  • Atendimento 24h, todos os dias;
  • Automatização e mais agilidade aos processos;
  • Presença em múltiplos canais.

A inteligência artificial vem para somar e para garantir mais agilidade aos serviços, além de criar tipos de trabalhos diferentes. Hoje, está mais focada no atendimento ao cliente, mas deve trazer inovação para a área de vendas também. E para garantir que a inteligência virtual proporcione toda a qualidade e benefícios, é importante fazer parceria com uma empresa que possua amplo conhecimento e experiência na área.

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