Tudo sobre Chatbots: Conheça a história e as funções dessa tecnologia

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

Apesar de toda a complexidade tecnológica, os chatbots não são uma ideia que surgiu apenas no século XXI. Ao contrário do que muitos imaginam, esses robôs começaram a surgir há muito tempo.

 

Fontes históricas indicam que a primeira menção foi em meados de 1940, no livro “I Robot”, de Isaac Asimov. A obra relata histórias sobre alguns robôs inteligentes com capacidade de diálogo e pensamento. 

 

Ao longo dos séculos a tecnologia foi evoluindo e os bots recebendo cada vez mais aprimoramento, até chegarem ao nível de inteligência atual. Por isso que atualmente é uma ferramenta essencial para o planejamento estratégico de inúmeras organizações ao redor do mundo. 

 

Neste artigo, vamos apresentar para você a evolução dos chatbots e te explicar os motivos que tornam essa tecnologia fundamental no crescimento das empresas. Fique conosco e  continue a leitura. 

A origem dos chatbots

Página de jornal antiga

Registros históricos indicam que tudo começou com a  primeira experiência envolvendo uma espécie de tecnologia embrionário do  PLN ( Processamento de Linguagem Natural), na década de 1940. Mais tarde, em 1950, Alan Turing, cientista matemático que é considerado o pai da computação, definiu o termo Inteligência Artificial. 

 

Na época, o cientista criou o “Teste Turing” baseado no seguinte conceito: se uma máquina conseguir conversar com um ser humano por meio de algum chat, sem que a pessoa perceba que dialoga com um computador, essa máquina pode ser considerada inteligente. 

 

No entanto, essa tecnologia só apareceu de forma concreta em 1965, quando o software nomeado de Eliza foi criado pelo pesquisador do MIT(Instituto de Tecnologia de Massachusetts), Joseph Weizenbaun. 

 

Eliza, considerada a mãe dos chatbots, simulava uma psicóloga e foi desenvolvida para simular conversas humanas, com a capacidade de identificar cerca de 250 tipos de frases. Eliza não deu certo, mas foi o pontapé inicial para o desenvolvimento dos bots até os dias de hoje. 

A evolução através do tempo

Homem de braços cruzados analisando

Após a Eliza, a tecnologia dos chatbots só evoluiu com o passar dos anos. Veja isso em forma de linha do tempo com os momentos mais marcantes dessa história. 

 

  • Carla, a chatbot brasileira (1984) : Criada no Brasil, foi uma psicóloga virtual baseada na Eliza. Foi divulgada na revista Microhobby n.12.
  • A.L.I.C.E (1995):  Um chatbot que surgiu em 1995 e procura por palavras-chave na pergunta do usuário e responde com frases pré-programadas. Desenvolvida para se adaptar a diferentes tipos de diálogos. 
  • Sete Zoom (2001): Modelo virtual com recursos de Inteligência Artificial, utilizada como garota propaganda e hostess no site da Close Up. Capaz de dialogar por mais de uma hora sem que os internautas soubessem que falavam com um programa de computador. Também interagia pela plataforma ICQ.
  • Tim Blah (2003): Foi o primeiro chatbot a conversar por SMS como se fosse uma pessoa real. É considerado uma evolução da tecnologia da Sete Zoom.
  • Robô Ed (2004): Assistente virtual desenvolvido para o site CONPET , da Petrobrás. Foi programado para responder sobre milhares de assuntos diferentes.
  • Siri (2010): Apartir desse ano, grandes empresas começaram a investir em assistentes virtuais. A Siri foi desenvolvida pela Apple.
  • Google Now (2012): Assistente virtual lançado pelo Google.
  • Alexa Skills (2015): Serviço de voz da Amazon disponível para muitos dispositivos.
  • Bots of Messenger (2016) : Plataforma do Facebook que permite interação com de bots com messenger.
  •  Bots com IA (2018) : Os chatbots passam a ser mais desenvolvidos, tendo tecnologias como IA e PLN, permitindo diálogos mais coerentes e humanizados.
  • Aumento expressivo de bots no Brasil (2019): Aumento de 662% em relação ao ano de 2017 e 258% em relação a 2018, no desenvolvimento de bots no país. Dados retirados da pesquisa desenvolvida pela Mobile Time.
  • Chatbots chegam ao Instagram (2021): Em julho de 2021 os chatbots  chegam ao Instagram , apenas para contas empresariais com mais de 1000 seguidores.  Eles podem iniciar diálogos ou apresentar respostas rápidas em comentários de clientes. 

O que é chatbot?

Cérebros em um sistema, representando inteligência artificial

Agora que você sabe de onde tudo começou, é preciso entender o que está por trás dos robôs que proporcionam atendimento, mantendo diálogos claros, coerentes e tirando dúvidas dos consumidores. 

 

Em resumo, os chatbots são softwares totalmente interativos capazes de se comunicarem com as pessoas. Muitos deles, os mais evoluídos, são equipados com IA (Inteligência Artificial) que  funcionam por mensagem de texto ou comando de voz, em diferentes plataformas de comunicação. 

 

Você pode fazer perguntas e também pedidos para os bots. Podemos considerá-los como uma espécie de central de atendimento que está sempre ativa e pronta para atender os clientes. Eles também possuem a capacidade de dialogar claramente e tirar as dúvidas dos consumidores. 

 

Entretanto, os chatbots precisam ser carregados com uma boa base de informações para desempenharem um trabalho com todo o potencial. Essa base de conhecimento, traz ao robô a capacidade de se comunicar da melhor forma possível durante os atendimentos.

Processamento de Linguagem Natural e Inteligência artificial

Para que os assistentes virtuais consigam desempenhar um diálogo coerente, as tecnologias de Processamento de Linguagem Natural, Inteligência Artificial e computação cognitiva são essenciais. 

 

É a partir delas que o bot vai conseguir decifrar as mensagens , de voz ou texto, e conseguir responder de forma ágil. Significa mais qualidade ao serviço prestado. 

Chatbots no mundo organizacional

Mulher mexendo no Smartphone

Hoje em dia, grande parte das organizações não abre mão dos chatbots dentro do planejamento estratégico para alcançar as metas estipuladas. No entanto, é bom destacar que os bots não substituem os atendentes humanos. Eles agregam valor no trabalho, com muitos benefícios e desafogando as equipes para se concentrarem em outras atividades.

 

Veja mais vantagens que os chatbots proporcionam para as empresad.

 

Agiliza o atendimento

Se tratando de atendimento ao cliente, sem dúvidas, essa é uma das grandes vantagens dos bots . Eles tendem a ser rápidos e dinâmicos. Interagindo de forma direta, conseguem  automação no atendimento ao cliente, proporcionando maior satisfação.

Disponibilidade 24hrs por dia

Não importa o dia e horário. O assistente virtual sempre estará disponível para os consumidores.  Pode ser por meio do site, instagram,  facebook ou whatsapp. Indiferente do canal de comunicação, o chatbot  estará pronto para tirar dúvidas imediatas

Diferentes canais de atendimento. 

Os assistentes podem prestar atendimento de forma ampla, em múltiplos canais, facilitando a prospecção de clientes. Atendendo em diversos canais, os chatbots  também podem memorizar conversas, fazendo com que os usuários não precisem repetir os dados quando pedirem atendimento em outra plataforma. O que torna o diálogo mais dinâmico. 

Engajamento com os clientes 

Um bot inteligente possui a capacidade de apresentar um diálogo com fluidez aos clientes. Por conta disso, os chatbots conseguem engajar o público tanto quanto um atendente humano, porém com ainda mais agilidade e , em muitos momentos, mais precisão nas soluções. 

Os chatbots da Inbot

A inbot está consolidada no mercado de chatbots desde 2001. Diversas grandes empresas, dos mais variados segmentos, utilizam bots com a tecnologia da Inbot para alavancar os resultados. 

 

Todos os bots da Inbot são totalmente personalizados, feitos sob medida para as empresas, sempre levando em conta a linguagem do público consumidor da marca. São inteligentes, equipados com IA e PLN. 

 

Outro ponto é a rápida capacidade de desenvolvimento a partir do histórico de utilização. Além disso, conseguem interpretar e reconhecer linguagem de texto ou voz.

 

Você gostou de saber a história dos chatbots e entender mais sobre essa ferramenta que se tornou  praticamente indispensável para as companhias? Acesse o nosso blog e fique por dentro de muitas novidades  do universo do atendimento automatizado. 

 

Também entre em contato conosco, fale com um de nossos especialistas e conheça as nossas soluções para o seu negócio. 

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