Como os chatbots podem melhorar a experiência do cliente 5.0
Um robo e um homem conversando via mensagem de texto que saem de um celular.

Em um mundo em que a tecnologia está mais presente em nossa sociedade, as empresas têm a difícil missão de acompanhar essa evolução e melhorar a experiência do cliente. O consumidor da década de 50 é diferente do público dos anos 2020.

 

Com o passar dos anos, o cliente foi ficando mais exigente. Enquanto boa parte da população viveu na transição entre o analógico e digital, há uma parcela jovem que já nasceu dentro deste contexto tecnológico, o chamado cliente 5.0.

 

Antes de explicarmos como os chatbots podem melhorar a experiência do seu cliente e como a InBot pode te ajudar nessa missão, precisamos esclarecer os tipos de consumidores existentes. Continue a leitura!

 

Quais são os tipos de consumidores?

 

Existem cinco tipos de clientes. Cada um pertence a uma época diferente e tem perfil próprio. Consequentemente a abordagem do mercado sobre essas pessoas também era diferente e foi evoluindo.

 

Consumidor 1.0: 

  • Cliente: Esse consumidor é de uma época em que o único contato com a empresa era via loja física. Era uma pessoa que buscava apenas uma solução para seu problema e priorizava a interação pessoal
  • Empresa: Por sua vez, o mercado não segmentava esse público e limitava-se à oferta do produto que resolvesse o problema do cliente.

 

Consumidor 2.0:

  • Cliente: O desenvolvimento da comunicação em massa e do mercado possibilitou o aumento da oferta de produtos e o foco desse consumidor passou a ser a procura por melhores preços.
  • Empresa: Do ponto de vista empresarial, o foco ficou na criação de campanhas para diferenciar os produtos entre concorrentes. Houve um início de aplicação de posicionamento e marca e segmentação de consumidores.

 

Consumidor 3.0

  • Cliente: Esse consumidor apresentou um nível de exigência maior. Ele procura uma relação mais íntima com a empresa. Busca uma sensação de pertencimento.
  • Empresa: O mercado focou mais em posicionamento e personalidade da marca do que propriamente em vendas. O marketing tornou-se fundamental, focado no que o consumidor pensa e deseja.

 

Consumidor 4.0

  • Cliente: É uma pessoa que possui mais acesso à informação. É mais proativo na busca por produtos e serviços. Tem um maior poder de influência e procura por marcas alinhadas aos seus valores.
  • Empresa: O mercado procurou construir uma maior proximidade com as pessoas, adequando seus valores aos dos consumidores.

 

Consumidor 5.0

  • Cliente: É um público que tem intimidade com a tecnologia. Utiliza a internet para pesquisar produtos e serviços antes de comprá-los. Gosta de resolver seus problemas de forma prática e ágil.
  • Empresa: As entidades têm foco no atendimento personalizado. Buscam proporcionar uma ótima experiência para seus consumidores e priorizam interagir com uma linguagem correta.

 

Por que é importante que o Consumidor 5.0 tenha uma boa experiência do cliente?

 

Uma mulher e um homem rindo olhando a tela de um celular

 

O cliente 5.0 é o mais exigente de todos. É preciso dar muita atenção a ele.  A experiência do cliente é fundamental.  Esteja atento a algumas questões.

 

Tecnologia e internet

 

Basicamente o cliente 5.0  faz parte das gerações X e Y. São pessoas altamente engajadas com tecnologia. Utilizam a internet para pesquisar a melhor solução para os seus problemas e suas demandas. 

 

Também são fortes influenciadores nas redes sociais. Não têm vergonha de avaliar um produto e expor isso ao mundo. Seja uma avaliação positiva ou negativa. 

 

Você não vai querer clientes criticando seu produto ou serviço na internet para milhares de pessoas, mas ficaria feliz se ele fizesse um elogio, não é mesmo? 

 

Portanto, preste muita atenção ao próximo tópico.

 

Atendimento especial para melhorar a experiência do cliente

 

O consumidor 5.0 quer ter a melhor experiência de compra possível antes, durante e depois da venda. Para isso, sua empresa precisa ter diversos canais de aproximação com esse cliente. 

 

Redes sociais, WhatsApp, E-mail… quanto mais canais de comunicação, melhor!

 

Por querer um atendimento personalizado, o consumidor 5.0 acaba tendo uma importância maior ainda. O próximo tópico explica isso.

 

Influência no produto

 

Por conta da natureza exigente e influente desse cliente, é essencial que as empresas estejam atentas. Diferente dos consumidores anteriores, o 5.0 busca transformar o próprio produto ou serviço ao seu gosto. 

 

A marca precisa moldar o produto para que este se adeque às exigências do cliente. E muitas vezes não apenas isso. 

 

Alinhamento de valores

 

Assim como o 4.0, o 5.0 também quer um produto ou uma marca que esteja de acordo com seus princípios. 

 

Um shampoo que não é testado em animais. Roupas que não são fabricadas em países com trabalho infantil. Um produto que não polua o ambiente.

 

São valores importantes para este cliente.

 

Como a InBot pode ajudar você e a sua empresa a melhorar a experiência do cliente 5.0?

 

Um homem de terno azul sentado em uma mesa falando ao celular enquanto anota algo em um caderno. Há também uma xícara de café branca na mesa.

 

Para construir uma relação sólida com seu cliente 5.0, é necessário que sua empresa esteja presente em todos os canais de comunicação. Facebook, Instagram, Twitter, Whatsapp, SMS, E-Mail, telefone…

 

O consumidor 5.0 pode querer se comunicar por todos esses meios. Sua empresa precisa do serviço de omnichannel que a InBot oferece. 

 

Para atender às demandas de praticidade e de bom relacionamento que o cliente 5.0 exige, nada melhor do que aliar a agilidade de um atendimento digital com um serviço pessoalizado.

 

O chatbot da InBot é perfeito para isso, ele é humanizado e possui processamento de linguagem natural. Consegue conversar com o cliente, entender os problemas e demandas e apresentar soluções rapidamente.  

 

É a fusão entre um atendimento tecnológico e humanizado. Com certeza, seus consumidores ficarão satisfeitos e indicarão seus produtos para amigos e conhecidos. A InBot é a melhor solução para o seu negócio reter o consumidor 5.0.

 

A InBot oferece resultados robustos para a sua empresa!

 

Possuindo um SAC 5.0 da InBot, os resultados serão muito eficientes. Nosso chatbot e nossos serviços revolucionam a maneira como seu negócio se relaciona com o consumidor e eleva a experiência do cliente a outro patamar.

 

Os resultados obtidos pelas empresas parceiras da InBot:

  • 35% de conversão e 70% de retenção de clientes
  • Redução de mais de 60% no TMA
  • NPS de 92% 
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