Dicas de Atendimento Personalizado e Humanizado para os seus Chatbots

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

Mais do que prestar o serviço com agilidade, é preciso que o  chatbot  também faça um atendimento personalizado e humanizado. É dessa maneira que você vai proporcionar uma experiência diferenciada aos clientes e mantê-los por perto.

 

No atual cenário do mercado, que se encontra cada vez mais competitivo, chegar a esse nível de diferencial no atendimento é uma grande vantagem. O estudo elaborado pela Gartner, ainda em 2017, mencionou que em 2020 85% das interações entre consumidor e empresas não teriam um atendente humano como intermediário.

 

Nesse mesmo relatório, há outro dado ressaltando que em 2024 o mercado mundial de chatbots passará a marca de $1.3 bilhões de dólares, comprovando o seguinte fato: é necessário investir nas melhores tecnologias para chatbot.  

 

A partir deste artigo que preparamos, você vai entender melhor a importância de um chatbot e ter algumas dicas de atendimento personalizado e humanizado para o seu bot ajudar a alavancar o seu negócio. Continue a leitura. 

Os chatbots

Mulher mexendo em um computador e na frente dela uma tela gigante com um chatbot dentro dela

Está claro que os chatbots vêm ganhando cada vez mais espaço no mundo empresarial. Atualmente, eles fazem parte das estratégias e planejamento de inúmeras organizações que almejam expandir as metas. Mas você sabe o que, de fato, são os chatbots?

 

De uma forma resumida, podemos dizer que os bots são um tipo de software altamente intuitivo. Foram elaborados para desenvolver conversas com pessoas, simulando o comportamento humano. O que proporciona esse tipo de comunicação dinâmica é a tecnologia da  IA (Inteligência Artificial), que está inserida no sistema de muitos bots.

 

No entanto, não pense que os chatbots fazem tudo isso do nada. Para um serviço eficiente, precisam ser programados e nutridos com informações em uma espécie de base de conhecimento. Com esses dados, os bots poderão usar todo o potencial de trabalho.

Vantagens dos chatbots

Além de tudo o que dissemos sobre os bots até agora, vamos te mostrar de forma direta alguns benefícios que esses assistentes virtuais podem proporcionar para sua marca. 

  • Automatização de processos
  • Agilidade no atendimento
  • Redução de custos
  • Atendimento 24hrs por dia
  • Integração com muitas plataformas digitais

Agora você  entendeu o que são os chatbots e suas vantagens, não é mesmo?  Então agora é preciso compreender  a importância da humanização no atendimento para chatbots, para que os clientes tenham uma experiência de compra ainda melhor. 

A importância do atendimento personalizado e humanizado

 

Homem sentado, mexendo no celular e um balãozinho de conversa saindo da tela do aparelho

Segundo o estudo feito pela empresa Mckinsey, 70% das experiências de compra são influenciadas pela maneira que o consumidor entende que está sendo tratado. A mesma pesquisa mostrou que 68% dos clientes desistem de comprar em alguma empresa por conta do atendimento ruim.

 

Esses dados só comprovam a relevância de ter um chatbot que, além de ágil, seja humanizado, personalizado e preste um atendimento inteligente aos clientes. 

 

A partir desse tipo de atendimento, bem diferente de algo engessado apenas com perguntas e respostas, vão se criando conexões com os consumidores. Fato que gera proximidade e  identificação com a sua marca. 

 

Um chatbot de atendimento personalizado e humanizado, tem a capacidade de realizar diálogos coerentes com os clientes.Também compreenda as necessidades, resolvendo questões e tudo por uma linha amigável. 

 

No entanto, para que o chatbot consiga automatizar as tarefas e se relacionar com o público de maneira eficiente, o mecanismo da humanização necessita de planejamento. Vamos ver como estruturar essas metas e fazer com que o bot seja corretamente personalizado e humanizado. 

Dicas para personalizar e humanizar seu bot

Para te ajudar nesse processo de personalização e humanização de chatbot, separamos algumas dicas importantes para que seu assistente virtual possa desempenhar um atendimento diferenciado. Vamos a elas.

Utilize Inteligência artificial no seu chatbot

Um chatbot que não seja equipado com Inteligência Artificial não poderá desempenhar um trabalho mais humanizado e personalizado. Em outras palavras, é a base desse tipo de atendimento. Com a Inteligência Artificial, o chatbot consegue interpretar as mensagens dos usuários e interagir de maneira mais inteligente. 

 

Saiba quem é seu público-alvo

Você precisa conhecer seu público para alcançar as metas. Afinal de contas: como ter uma boa comunicação se você nem sabe com quem está falando? Sabendo e entendendo quem é seu público-alvo, você poderá atender as necessidades dos clientes e manter um diálogo bem mais assertivo e personalizado. 

Defina o tom de voz do chatbot

Atrelado ao seu público-alvo, é  essencial que o seu chatbot tenha o tom de voz bem definido. Isso significa personalidade do bot durante o fluxo das conversas. Procure fazer com que seja amigável , gentil e informal. Lembre-se que uma conversa humanizada precisa simular, o mais próximo possível, do diálogo entre duas pessoas. 

Invista em uma identidade para o bot

A partir do momento em que você tem um chatbot em sua equipe, ele também se torna um “funcionário”. Portanto, uma identidade para ele ajuda bastante para um atendimento personalizado e humanizado. Traz engajamento e proximidade com o seus clientes. 

Preserve contextos

Um diálogo entre duas pessoas acontece quando estão falando sobre o mesmo contexto. Então, é importante que o chatbot compreenda os contextos e mantenha a conversa no mesmo assunto de maneira coerente e torne o atendimento personalizado.. A tecnologia PLN (Processamento de Linguagem Natural) ajuda os sistemas dos chatbots a entenderem essas interpretações. 

Mantenha um suporte humano

Muitas estimativas apontam que cerca de 80% dos atendimentos são resolvidos por chatbots. E os 20% que sobram? Por isso é importante sempre ter uma equipe de auxílio presente, caso o cliente queira conversar com o suporte. E também é essencial que a inteligência artificial do chatbot indique quando o problema não foi resolvido. 

 

Aqui vale ressaltar que os chatbots, por mais eficientes que sejam, não substituem os atendentes humanos Os bots são facilitadores do serviço. 

Tecnologia Inbot de excelência 

Pessoas sorrindo trabalhando no atendimento estilo call center

Para você conseguir seguir todas as dicas que listamos acima, antes de tudo o seu chatbot para atendimento personalizado precisa ser desenvolvido por uma plataforma de qualidade comprovada. 

 

A Inbot é especialista no desenvolvimento de chatbots. Desde 2001 produzindo bots com a mais alta tecnologia do mercado e personalizados para cada marca. Ou seja: nossos chatbots são diferenciados, apresentando resultados excelentes para sua empresa. 

  • NPS 92%
  • Redução de mais de 60% no TMA
  • 35% de conversão de clientes
  • 70%de retenção de clientes
  • ROI de R$100 milhões 

São números que apenas comprovam a qualidade dos chatbots da Inbot. 

 

Tem planos para investir em um chatbot para atendimento personalizado? Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas. Nós temos as melhores soluções para o seu negócio.

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