Como fazer o fluxograma corretamente de seu Chatbot

Com o avanço da tecnologia, o uso de chatbots pelas empresas se popularizou e trouxe diversas vantagens na interação com os clientes. Entretanto, para atingir os resultados desejados, é preciso um modelo de fluxograma adequado para o bot.

 

Investir em sistemas de aprendizagem de máquina como fluxograma, além de IA (inteligência artificial), torna sua empresa mais competitiva num mercado acirrado. Isso porque, dessa maneira, você consegue entender melhor o cliente, facilitando sua jornada de compra. 

 

No entanto, é bom lembrar que os chatbots precisam ser moldados, carregados de informações, para agradar e fidelizar os clientes. A tecnologia  dos bots não funciona por si só. Por conta disso, também, que um fluxograma é fundamental. 

 

Mas afinal, como fazer um fluxograma corretamente para o seu chatbot? Continue a leitura deste conteúdo que preparamos e entenda o que é um fluxograma e como desenvolvê-lo.

O que significa um fluxograma de chatbot? 

Primeiro, vamos entender o que é um fluxograma. Trata-se da representação gráfica de algum processo, onde todas as etapas são ilustradas de forma que estejam correlacionadas. 

 

Então, partindo desse princípio, podemos dizer que o fluxograma de chatbot é uma espécie de representação visual das soluções elaboradas a partir dos questionamentos levantados pelos clientes. 

 

Isso significa que desenvolver um fluxograma de atendimento ao cliente correto, com diálogos para chatbots que sejam  eficientes, requer um árduo trabalho de planejamento e constantes atualizações. 

 

Outro ponto importante, é que o fluxograma para chatbots precisa ser atualizado frequentemente, pois o objetivo é fazer com que o bot sempre tenha uma resposta coerente para as dúvidas dos consumidores. Assim, o cliente terá uma experiência diferenciada

 

Árvore de decisão

Citamos acima que um fluxograma chatbot são as soluções criadas, correlacionadas, até chegar na resposta ao cliente. Essas soluções vêm através da árvore de decisão, uma espécie de mapa com possíveis resultados que podem sanar muitas questões direcionadas aos chatbots. Podemos dizer que a árvore guia os bots na busca pelas respostas aos consumidores e torná-los mais satisfeitos. A árvore de decisão compõem o fluxograma. 

O mapa da jornada de compra

O fluxograma chatbot eficiente, impacta diretamente na jornada de compra do consumidor. Portanto, é essencial entender o que significa o mapa dessa jornada do cliente. 

 

Trata-se do caminho percorrido pelo consumidor, até a efetivação da compra. É elaborada a partir das expectativas criadas pelos clientes. No decorrer do caminho, há muitas formas de contato entre consumidor e marca, gerando proximidade. 

 

Criando um fluxograma para seu chatbot

Para fazer a implementação, é essencial entender o fluxograma e sua relevância. Somente dessa forma que ele vai ser , de fato, eficiente e atingir o resultado esperado. Veja o que é necessário fazer:

 

  • Escolher o software que será utilizado no chatbot
  • Criar personas
  • Fazer uma lista das principais dúvidas que o fluxograma deve responder
  • Iniciar a separação de ramos e probabilidade de decisão
  • Tornar o fluxograma expandido para sanar o máximo de dúvidas
  • Elaborar , no mínimo, cerca de três soluções para cada dúvida

 

Em resumo, no atendimento de chatbot, cada ramo representa uma resposta para cada pergunta do cliente. Sendo assim, quanto mais soluções de respostas tiver, a probabilidade de você conseguir solucionar as dúvidas será mais alta. 

Treine o seu chatbot

Após seguir os passos acima, com o fluxograma criado com o máximo de ramificações possível, é o momento de treinar o chatbot para a ação. Mas saiba: o treinamento requer muita paciência, conhecimento e inúmeros testes para se certificar de que o bot está preparado para desempenhar um bom trabalho. 

 

Veja algumas dicas para um bom treinamento:

 

  • Faça sessões de navegação assistidas para avaliar o desempenho do chatbot
  • Peça feedback do atendimento aos clientes
  • Conheça bem seu público, pois isso irá te ajudar a identificar as dúvidas dos clientes
  • Utilize o FAQ como base de conhecimento

Qual a plataforma ideal para criar um fluxograma de chatbot?

Na elaboração de um fluxograma, a melhor opção é que o chatbot seja equipado com inteligência artificial. Isso porque, a tecnologia de IA será responsável por manter interação com os consumidores, através de diálogos coerentes. Com isso, a comunicação entre empresa e clientes estará otimizada. 

 

Portanto, opte por uma ferramenta com tecnologia avançada e que apresente soluções  personalizadas para a sua marca. 

Tecnologia Inbot

A Inbot está desde 2001 no mercado e desenvolve chatbots, utilizando sempre o que há de mais inovador em tecnologia. São bots dotados de inteligência artificial, PLN (Processamento de linguagem Natural), análise de padrões e outros conceitos que fazem com que o atendimento seja mais humanizado e ágil possível.

 

Além disso, os bots desenvolvidos pela Inbot são personalizados para cada marca, fazendo com que a comunicação seja mais assertiva.. A ferramenta é intuitiva e fácil de usar por qualquer pessoa. 

 

Curtiu esse conteúdo sobre como fazer um fluxograma para chatbot? Se você tem algum plano de integrar um bot ao seu negócio, entre em contato conosco, fale com nossos especialistas e saiba as soluções que temos para te oferecer. 

 

 

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