Chatbots para universidades: como a tecnologia pode auxiliar o ensino e a educação
Mulher estudando em um notebook e um chatbot atrás com um chapéu de professor

Faz algum tempo que a tecnologia dos bots contribui bastante para a evolução em vários setores da sociedade, e na educação não é diferente.Os chatbots para universidades são um bom exemplo disso. 

Essa ferramenta de comunicação tem a capacidade de estabelecer um relacionamento próximo com os alunos, prestar atendimento humanizado e oferecer suporte com agilidade em várias áreas. E esses são apenas alguns benefícios proporcionados pela implementação dos  robôs de atendimento. 

Os bots inteligentes, equipados com IA (Inteligência Artificial), são capazes de desenvolverem diálogos automatizados e coerentes com as pessoas, além de possuírem alta capacidade de compreensão da linguagem. E dessa maneira, os assistentes virtuais podem agregar muito valor aos estudantes. 

Conforme  estudo realizado pela Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), a inteligência artificial terá crescimento de aproximadamente 12% no ano de 2022. Número que comprova a quantidade de empresas que possuem ou têm planos de investir no atendimento automatizado. 

Ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura deste conteúdo e saiba como os chatbots para universidades podem auxiliar no ensino e na aprendizagem dos estudantes. Fique conosco!

Como os chatbots para universidades funcionam?

Mulher sentada em um sofá, mexendo no notebook com um semblante de satisfação

Para introduzir o assunto de maneira breve, é importante ressaltar que os chatbots são: softwares com alta capacidade de interação, programados para interagir com as pessoas de uma forma muito semelhante aos humanos, mantendo diálogos coerentes, através da IA e PNL (Programação de Linguagem Natural), por voz ou texto. 

Dito isso, os bots são capazes de, a partir de atendimentos, encontrarem as melhores soluções para os estudantes de uma forma ágil, eficaz e mais humanizada possível. E isso acontece enquanto o chatbot tira informações relevantes dos alunos durante a conversa. 

Assim, os assistentes passam a exercer o papel de melhorar o banco de dados da universidade, fazendo com que a partir disso, a comunicação entre instituição e alunos seja melhor e com mais proximidade. 

Além disso, como os bots possuem a capacidade de resolver muitos problemas rapidamente por meio de atendimentos automatizados, a obrigação de funcionários realizarem tarefas burocráticas e repetitivas passa a não existir mais. 

As vantagens dos chatbots para universidades

Menino em ambiente escolar, com uma caneta na mão e olhando para o celular sorrindo

Os chatbots para as universidades não são apenas uma ferramenta de comunicação e atendimento automatizado com diversos padrões. Eles vão muito além. 

E isso pode ser comprovado logo no primeiro contato do(a) estudante com a instituição. Através de uma linguagem humanizada, próxima e prestativa o bot tem o poder de atração. Ou seja, ele consegue reter os estudantes na universidade e prestar apoio em todos os passos de inscrição.

Mas esse é apenas um exemplo de como a implementação de bots em universidades podem ajudar bastante no desenvolvimento da instituição e dos alunos. Veja mais algumas vantagens que separamos. 

Respostas ágeis

A geração dos millennials têm a característica do imediatismo e, consequentemente, espera que o tempo de respostas seja o menor possível, sem perder a qualidade do serviço. Os chatbots proporcionam isso de maneira eficaz e organizada, em conversas fluídas. 

Além disso, a possibilidade de atender os estudantes a qualquer horário e dia da semana em plataformas como whatsapp, é um diferencial. Essa vantagem passa a reforçar a agilidade e facilidade de comunicação. 

Ajuda os alunos na tomada de decisão

Os estudantes se preocupam em ter certeza de que estão escolhendo o curso certo na universidade, de acordo com as possibilidades de mercado, seus interesses acadêmicos e orçamento. Portanto, eles sempre vão pesquisar os cursos que lhe agradam em algumas universidades que oferecem. 

É nesse cenário que as universidades também podem utilizar os chatbots com IA. Eles conseguem realizar um trabalho de atração, por exemplo, levando os alunos até as páginas dos cursos que desejam e apresentando materiais de variados formatos sobre ele, ajudando na decisão do estudante. 

Dessa forma, com os chatbots orientando os alunos, pode ajudar as universidades a conseguirem um número maior de matrículas. 

Compartilhamento de conteúdos relevantes

Você também pode programar o chatbot para compartilhar conteúdos e informações personalizados aos alunos, como por exemplo, eventos que acontecerão no campus, estágios disponíveis para o curso do estudante e muito mais. 

Além disso, o chatbot pode lançar informações aos alunos sobre os prazos de matrículas ,boletos de pagamento, notas e situação de cada disciplina por aluno.

Esse tipo de serviço ajuda na credibilidade da instituição e no engajamento dos estudantes.

Coleta dos dados dos alunos para utilizar de forma positiva

Os bots também podem ser úteis na coleta de dados dos alunos. Através dessas informações, a universidade pode entender como os estudantes interagem com as plataformas online , serviços ofertados, quais suas preferências e necessidades. 

Se, por exemplo, um grande número de alunos está com dificuldade de navegar pelo site, a universidade pode usar esses comentários para promover melhorias em sua página. 

Suporte aos alunos em diferentes canais 

A nova geração não costuma aguardar muito por respostas. Esperam instantaneidade na resolução de seus problemas. Diante disso, uma das grandes vantagens proporcionadas por chatbots em universidades, é o atendimento multicanal. 

Isso quer dizer que você pode integrar o bot nas plataformas mais populares e acessadas hoje em dia, como Facebook Messenger e WhatsApp. Significa oferecer suporte de maneira instantânea por meio de aplicativos que já utilizam para se comunicar com outras pessoas.

E o melhor de tudo é que não existe horário para entrar em contato. O chatbot estará disponível em qualquer hora e dia da semana. 

Processo de matrícula simplificado

Os chatbots também podem facilitar alguns trabalhos burocráticos dentro das universidades. Um deles é o processo de matrícula, que se torna mais simples através da ajuda dos bots. 

Você pode programar o chatbot para responder as perguntas mais comuns feitas pelos novos alunos, fornecer informações sobre bolsas de estudo, o campus benefícios e sobre o processo de matrícula. 

Auxiliar os alunos no dia a dia também pode ser função do chatbot. Essa estratégia gera mais confiança e conforto aos alunos recém inscritos.

Os chatbots desenvolvidos pela Inbot 

Mas para obter todas essas vantagens dentro da universidade, é preciso ter um chatbot de qualidade, que irá entregar os resultados esperados. 

A Inbot é referência em chatbots e desenvolve assistentes virtuais para grandes empresas dos mais variados segmentos. Equipados com inteligência artificial e personalizados,nossos bots são feitos com a mais alta tecnologia do mercado. 

Por isso, não é à toa que os números apresentados por nossos chatbots são positivos. Trata-se de:

  • NPS de 92%
  • Redução mais de 60% no TMA
  • 70% de retenção de clientes
  • 35% de conversão de clientes
  • ROI de R$100 milhões

Tem planos para implementar um chatbot para alguma universidade? Entre em contato conosco e conheça nossas soluções para o seu negócio. 

Também acesse o nosso blog para ficar bem informado sobre todas as novidades relacionadas à chatbots e marketing digital. Esperamos por você!

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