Chatbot: o que é, como funciona e como criar o seu?
Tela de um smartphone mostrando o diálogo entre cliente e chatbot

Os chatbots podem ser ferramentas aprimoradas de atendimento e alavancadores de vendas. Além disso, eles podem trabalhar na expansão do seu negócio.

Se a sua empresa demanda pedidos de informações ou atendimentos constantes, os chatbots podem atuar como um meio de ampliar as transações. Isso porque ele automatiza  o atendimento. E quanto maior o número de pessoas atendidas, mais chances de surgir novos negócios, pois você terá uma “mola propulsora” de vendas a sua disposição.

No post de hoje, descubra como o chatbot contribui para aumentar o faturamento do seu negócio. Acompanhe!

Afinal, o que é um chatbot?

Homem mexendo no celular com semblante feliz.

Um chatbot é um software altamente interativo. Por possuírem extrema capacidade de interação, conseguem manter uma conversa coerente com os clientes, de maneira semelhante aos seres humanos. O recurso tem sido utilizado por empresas para atender clientes, responder dúvidas de forma ágil, dar informações e, em alguns casos, até para vender por meio de sites ou redes sociais.

São ferramentas que usam a tecnologia da IA (Inteligência Artificial) e  PLN (Programação de Linguagem Natural), que operam por meio de mensagens de voz e  texto. Dessa forma, conseguem otimizar muitos processos, tornando o atendimento das empresas mais eficiente. 

Mas é sempre bom ressaltar: apesar dos assistentes virtuais proporcionarem inúmeras vantagens e, por isso estarem no planejamento estratégico de muitas organizações atualmente, eles não substituem os assistentes humanos. E por falar nisso, um dos grandes benefícios dos bots, é liberar a sua equipe para trabalhar em tarefas de maior complexidade, enquanto o chatbot cuida dos atendimentos de rotina. 

Como o chatbot funciona?

Primeiro, é bom entender que o chatbot é formado por três elementos principais. São esses: 

  • Conteúdo: São todos os recursos utilizados em uma conversa, como texto, emojis e os arquivos de mídia. 
  • Canal de comunicação: Aqui é o local onde o atendimento aos clientes irá acontecer. Pode ser pelo site de sua empresa, Whatsapp, Instagram ou Facebook.
  • Software: Trata-se do programa que rege todas as regras dos diálogos, perguntas, respostas, saudações, despedidas e etc.

Portanto, apesar do termo “Inteligência Artificial”, um chatbot funciona como qualquer programa. É como a Siri, da Apple, por exemplo. As perguntas e respostas são organizadas no bot por meio de um fluxograma. Ou seja, é possível escolher alguns processos, como dúvidas frequentes, por exemplo, estruturar o formato do diálogo e cadastrar na ferramenta.

O melhor a fazer é criar menus que possam guiar aquele usuário através de respostas simples. Além disso, a linguagem programada precisa ser próxima daquela usada pela sua persona.

Além disso, há os bots com Processamento de Linguagem Natural (PLN), que potencializam a comunicação com os públicos de uma marca, tornando-a mais interessante e agradável. 

A grande diferença entre assistentes baseados em scripts, e os construídos com PLN, está na interação. Nos primeiros, encontramos informações pré-determinadas, que engessam o fluxo conversacional, não raramente levando o usuário a frustrar-se por não ter sua necessidade atendida. 

Já no segundo, há um processo de “treinamento” dos bots, visando a interpretação de intenção, o que resulta em uma entrega de respostas coerentes que levam a caminhos mais assertivos.

Mas é sempre bom ressaltar: apesar dos assistentes virtuais proporcionarem inúmeras vantagens e, por isso, estarem no planejamento estratégico de muitas organizações atualmente, eles não substituem os assistentes humanos. 

E por falar nisso, um dos grandes benefícios dos bots, é liberar a sua equipe para trabalhar em tarefas de maior complexidade, enquanto o chatbot cuida dos atendimentos de rotina. Porém, em outro tópico, falaremos mais sobre isso. 

Criando um chatbot

No decorrer deste artigo, você pôde perceber que os chatbots são ferramentas importantes para aumentar as vendas, gerar engajamento, captar leads e levar uma série de outras vantagens à sua empresa. Mas afinal de contas, como criar um chatbot para a sua marca e ter todos esses benefícios? 

O primeiro ponto é fazer uma análise minuciosa para definir dois aspectos fundamentais em um processo competente de criação do bot.

  • O objetivo do chatbot: Defina quais serão as funções que o seu chatbot deverá exercer. Para isso, fazer uma lista ajuda. 
  • Escolha as plataformas de atendimento: Conheça seu público e saiba quais as plataformas de comunicação mais utilizadas por essas pessoas. A partir desse dado, coloque o seu chatbot para atender nessas redes. Lembrando que as mais utilizadas são Whatsapp, Facebook e site. 

Depois dessas etapas definidas, é o momento de investir em uma empresa de qualidade que desenvolva o seu chatbot em uma plataforma com tecnologia de excelência.

Quais são os benefícios de um chatbot?

Homem sentado em um sofá e mexendo no celular

Por que usar um Chatbot é vantajoso? Pelos diversos benefícios que proporciona para as empresas e consumidores, como:

  • Atendimento 24 horas e personalizado;
  • Redução no custo de operação;
  • Auxílio na jornada de compra;
  • Rapidez e precisão nas respostas;
  • Resolução de dúvidas e problemas de forma instantânea.

As principais maneiras de uso dos chatbots

Os chatbots estão transformando a comunicação entre marcas e consumidores, porém não cumpre apenas a funcionalidade de suporte aos clientes. Eles cumprem outros papéis dentro do planejamento estratégico das organizações.

Chatbot na área de marketing

O chatbot utilizado no setor de marketing tem como objetivo ampliar ainda mais o engajamento com o público alvo. O bot também é utilizado, nesse contexto, para a conversão de leads e criar uma relação mais próxima dos clientes. 

Chatbot na área de atendimento

O chatbot usado para atendimento é muito requisitado pelas empresas. Até porque, possui a capacidade de deixar os atendimentos mais ágeis, sem perder a eficácia, e atender vários clientes ao mesmo tempo. 

Chatbot  na área de vendas

O chatbot para vendas pode prestar serviço em muitas frentes diante do processo de vendas, desde a prospecção de clientes até o pós-venda. A seguir, vamos explicar mais sobre como os bots podem aumentar as vendas. 

 Conheça a tecnologia dos chatbots da Inbot

A Inbot é uma empresa com experiência e credibilidade no mercado, desenvolvendo chatbots para grandes organizações desde 2001, sempre obtendo resultados positivos. 

Os nossos bots são desenvolvidos por uma plataforma de alta tecnologia, totalmente intuitiva e fácil de usar por qualquer pessoa. São  personalizados para a sua marca, equipados com IA, PLN , com alta capacidade de reconhecimento e interpretação de mensagens de texto e por voz, além de aprendizado rápido utilizando o histórico de uso.

Não é por acaso que nossos chatbots possuem resultados robustos, como: NPS de 92%, Redução de mais de 60% no TMA,  35% de conversão, 70% de retenção de clientes,  ROI de R$100 milhões . 

Um bom exemplo de todo esse sucesso é a Bia, chatbot desenvolvido pela Inbot para atender os usuários do Centro de Serviços Compartilhados (CSC) da Raízen. A Bia possui muitas funções. Ela fala cerca de 17 mil assuntos de diversas áreas, consegue realizar mais de 70 serviços , como instalação de impressoras e liberação de acesso do wi-fi, além de realizar consultas a links em mais de 200 sites e sistemas internos. 

E por ser uma ferramenta tão inteligente e inovadora, que a Bia foi premiada como a melhor assistente virtual de 2020, no Troféu HDI Brasil. 

E então, você deseja investir em um chatbot inteligente para a sua empresa e expandir os lucros do seu negócio? Então não perca mais tempo e entre em contato conosco, através do nosso site e descubra tudo que a InBot pode fazer pela sua empresa.

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