Chatbot no WhatsApp em 2022: Implemente no WhatsApp Comercial de sua Empresa

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

Os chatbots no whatsapp ganharam cada vez mais força nos últimos anos. Transformaram o modo de comunicação de pessoas e empresas, fazendo com que atualmente sejam unanimidade no planejamento estratégico das organizações, independente do porte.

Um relatório desenvolvido em parceria pela We are Social e Hootsuit , indicam que  o whatsapp é uma das principais redes utilizadas pelos brasileiros com 120 milhões de usuários ativos no país.

Já o estudo feito pela Câmara dos Deputados e pelo Senado, aponta que cerca de 79% desse público usa o whatsapp para informações sobre os mais variados temas . Dado que torna mais indispensável o investimento de um bot para nessa rede social pelas empresas.

Portanto, nesse artigo, vamos mostrar alguns motivos para que você  não perca mais tempo e invista em um chatbot no whatsapp neste ano. Continue a leitura.  

A unanimidade dos chatbots para vendas

Mulher com o celular na mão, olhando para a tela om satisfação

Como citamos anteriormente, hoje em dia os bots se consolidaram nas estratégias de vendas das organizações dos mais variados segmentos. Isso porque, à medida que a tecnologia foi evoluindo, novos canais de comunicação surgiram, como os chatbots no whatsapp, e os consumidores passaram a se habituar e interagir com as marcas por mensagens instantâneas.

 

Nesse cenário, tanto empresas quanto clientes começaram a enxergar muitas vantagens.  Os atendimentos passaram a ser mais dinâmicos e seguros. Não é à toa que, segundo  análise da Zendesk, empresa especialista em suporte de vendas, essa solução reduz em 30% o tempo em que as questões dos clientes são resolvidas. 

 

Outro dado que comprova esse cenário positivo é da pesquisa feita pela Opinion Box e Mobile Time, apontando que aproximadamente 99% dos smartphones no Brasil possuem Whatsapp. Desses, conforme o mesmo estudo, cerca de 77% se comunicam com marcas através do aplicativo para saberem informações sobre produtos e promoções. 

As versões de whatsapp para negócios

Pessoa mexendo no celular, em frente ao notebook

Agora que você já sabe os motivos pelos quais os chatbots no whatsapp se tornaram unanimidade para as organizações, é essencial entender que existem duas versões da plataforma voltada para negócio e suas diferenças. São o whatsapp Business e API. 

whatsapp Business. 

A versão foi desenvolvida para as pequenas empresas, permitindo que o pequeno empresário tenha comunicação mais direta com clientes e empresas. 

 

No whatsapp Business as solicitações precisam ser respondidas uma por uma, fato que traz dificuldades em grandes empresas. O aplicativo também permite apenas a programação automática de alertas de horário e que seja utilizado por uma pessoa só. 

 

Whatsapp API

Já essa versão é mais incrementada, podemos dizer assim. É com essa versão que você poderá automatizar processos e implementar um chatbot inteligente. Além disso, muitos funcionários podem prestar atendimento a um mesmo número, 

 

Outro ponto a ser destacado é a permissão de colocar um número fixo, até mesmo o tradicional 0800, gerando mais credibilidade e identificação do cliente com o canal da empresa. Essa ferramenta também permite que você coloque informações importantes sobre a empresa: e-mail, site, endereço físico, perfil em redes sociais e descrição comercial.

 

Vale ressaltar que o chatbot no whatsapp não será o mesmo de um na web, caso você tenha. Isso porque no aplicativo você deve seguir as normas e diretrizes do facebook. Segundo ponto é sempre fazer parceria com alguma empresa confiável e especializada, como é o caso da Inbot, com experiência comprovada no desenvolvimento de bots desde o ano de 2001. 

 Implementando whatsapp comercial

ícone do aplicativo whatsapp na tela do celelular

Agora vamos dar algumas dicas de como você pode fazer a implementação de atendimento via whatsapp e alcançar metas maiores a partir desse recurso. Então, vamos a elas. 

 

Tenha o suporte específico para os negócios 

Mostramos que o whatsapp API Business é uma ferramenta mais completa e eficiente, começando por todas as informações relevantes que você pode incluir no perfil da marca e a possibilidade de implementar um chatbot para atendimento. 

 

No entanto, o API Business precisa ter uma aprovação para ser liberado. Essa aprovação pode ser solicitada para o whatsapp ou utilizar algum provedor parceiro da plataforma e implantar a solução. 

 

Adote uma linguagem simples e acessível para o chatbot 

Não basta ter um chatbot inteligente para prestar um serviço rápido e ajudar a desafogar a demanda da equipe. É preciso que o bot  mantenha um diálogo de maneira natural , coerente, humanizado e utilize uma linguagem simples que seja de acordo com o seu público. Dessa forma o chatbot atenderá de forma mais assertiva, o cliente terá uma melhor experiência e o nível de satisfação será ainda maior. 

Opte por um sistema de atendimento híbrido

Uma das grandes vantagens do  Whatsapp API Business é a integração API de integração. Através dela, é possível automatizar as conversas e fazer a integração de contatos , como os do chatbots. Isso significa que tanto bots quanto funcionários humanos atendem pelo mesmo número cadastrado da empresa. Dessa forma, os atendentes atuam nos  casos mais complexos, deixando as questões mais frequentes e simples para os robôs. 

 

Procure não adotar essas práticas no whatsapp

Selecionamos algumas ações que acabam prejudicando a imagem da sua empresa e a qualidade de seu serviço via whatsapp. Portanto, preste atenção nas dicas a seguir:

 

  • Não envie um número alto de mensagens por dia aos clientes
  • Não dê ao usuário a opção para não receber mais as notificações
  • Nunca envie mensagens vagas. Sempre seja bem claro
  • Sempre siga a política de comunicação do Whatsapp business

 

E você já utiliza um chatbot no Whatsapp de sua empresa? A InBot desenvolve bots inteligentes, personalizados e com a mais alta tecnologia do mercado. Entre em contato conosco e conheça nossas soluções. 

 

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