Chatbots para saúde: Tecnologia oferece inúmeros benefícios
chatbots para saúde

Atualmente tem sido cada vez mais comum encontrar empresas e instituições investindo em chatbots para saúde. Essa procura se intensificou por conta do isolamento social provocado pela pandemia da Covid-19, fazendo com que gestores, profissionais e pacientes buscassem novas formas de se conectar e interagir.

Uma das soluções encontradas para aproximar médicos e pacientes foi recorrer e investir em chatbots para saúde, ferramenta dotada de Inteligência Artificial (IA). Um exemplo de como os chatbots para saúde geram resultados positivos é um estudo divulgado recentemente por um grupo de pesquisadores do Instituto Laura Fressatto (de Curitiba), da PUCPR, e da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP), mostrando que os tele atendimentos médicos com o uso de IA auxiliaram a reduzir a sobrecarga do sistema de saúde durante a pandemia.

Para a pesquisa, divulgada na revista científica “Frontiers in Digital Health”, uma plataforma de telessaúde foi analisada em três cidades brasileiras durante a pandemia: Curitiba, São Bernardo do Campo e Catanduva. Os pesquisadores apontaram que:

  • Ao interagir com chatbots para saúde, quase metade (45%) dos mais de 24 mil pacientes atendidos foram classificados com sintomas leves da doença;
  • Cerca de 30% foram diagnosticados com sintomas moderados e apenas 14,2% foram apontados como casos graves de covid-19. 

Assim, essa tecnologia se mostrou fundamental para proporcionar atendimentos remotos de forma prática e ágil ao mesmo tempo em contribuiu para priorizar a recomendação dos órgãos de saúde de somente recorrer a um hospital em casos mais severos.

Qual a finalidade dos chatbots para saúde?

Primeiramente é importante destacar que o chatbot é um software capaz de simular e manter uma conversa de maneira semelhante aos seres humanos. De modo geral, o recurso tem sido utilizado por empresas para atender clientes, responder dúvidas, dar informações e, em alguns casos, até para vender por meio de sites ou redes sociais.

E da mesma forma que nos demais segmentos o chatbot visa tornar os processos do cotidiano mais simples e dinâmicos, o mesmo acontece quando se trata dos chatbots para saúde. Isso porque eles promovem soluções capazes de otimizar tarefas e proporcionar um atendimento mais rápido e eficiente aos pacientes, além de reduzir custos. Mas os benefícios dos chatbots para saúde não se restringem a isso, uma vez que também é possível automatizar o relacionamento com os pacientes, como, agendamento e cancelamento de consultas, esclarecimento de dúvidas frequentes, orientações gerais referentes a exames e procedimentos, e muito mais.

Os chatbots para saúde são úteis para todas as partes envolvidas. As clínicas, hospitais e profissionais por conseguirem atender as demandas dos pacientes sem que isso sobrecarregue as equipes, que podem dedicar suas energias em tarefas mais complexas. E os pacientes, que conseguem ter um atendimento a qualquer momento, independentemente do horário de funcionamento do estabelecimento.

Veja outras vantagens que os chatbots para saúde proporcionam:

 

  • Respondem às principais dúvidas dos pacientes;
  • Os chatbots para saúde estão aptos para realizar a triagem virtual e avaliar o nível de necessidade de atendimento, indicando em quais casos o paciente deve se dirigir até a clínica ou hospital;
  • Os bots também podem auxiliar o paciente a ter acesso aos resultados dos exames;
  • Com os chatbots as instituições podem enviar pesquisas de satisfação aos pacientes e coletar feedbacks para aprimorar os atendimentos e serviços;
  • O bot pode ajudar na prospecção de novos pacientes, possibilitando que o chatbot seja programado para responder às perguntas feitas no anúncios de publicidade em redes sociais;
  • Os chatbots para saúde podem ser programados para enviarem disparo automático de lembrete de consulta, via SMS, e-mail, mensagem no WhatsApp, Facebook Messenger, entre outras plataformas.

Dr. Wilson: como os chatbots para saúde auxiliam as pessoas 

 

Ajudar a salvar vidas pode ser o objetivo de um assistente virtual? A resposta é sim! Por mais que grande parte das pessoas ainda esteja presa à ideia de que os chatbots são para ajudar a vender, eles também têm outras capacidades. Um dos maiores cases da InBot é a prova disso.

dr wilson

O Doutor Wilson foi criado para salvar vidas por meio do conhecimento e prevenção, o bot tira todas as dúvidas dos usuários sobre água, doenças negligenciadas, prevenção, cuidados e outros assuntos relevantes sobre meio ambiente e saúde.

As funcionalidades do Doutor Wilson vão muito além de simplesmente responder uma pergunta. Ele ajuda pessoas que não têm nenhum tipo de informação a reconhecerem as doenças e principalmente, prevenir o contágio, pois evitar é sempre melhor do que remediar.

Dicas sobre como agir e para onde ir em eventos naturais (catástrofes), economia de água e energia também podem ser consultadas com o Dr Wilson. Recentemente, o chatbot também tem ajudado pessoas que buscam informações sobre o Coronavírus, como transmissão, sintomas, prevenção, diagnóstico, tratamentos e vacinas.

Se você gostou dos chatbots para saúde e gostaria de implementar um assistente virtual capaz de ajudar pessoas como o Doutor Wilson, entre em contato com a InBot para que juntos possamos pensar na melhor solução para o seu negócio.

Newsletter
Receba informações sobre o mundo dos chatbots, ChatGPT, inteligência artificial e tecnologia em seu e-mail: