Quais os benefícios e onde podem ser implementados os chatbots na sua PME

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

É de conhecimento de todos que pequenas e médias empresas (PME) sofrem para se manterem funcionando no Brasil. Existem problemas em diversos setores nesses negócios, um deles é o atendimento ao cliente. Para isso, existe uma solução: chatbots para PME.

Você deve estar se perguntando: mas como uma empresa de pequeno e médio porte vai arcar com os custos de implementação de um chatbot? Os assistentes virtuais estão se popularizando e os valores diminuem à medida que avança e seus custos se tornam cada vez mais baratos. 

Pensando em esclarecer as dúvidas sobre o uso de chatbots para PME, a InBot preparou este material para explicar a importância dessa tecnologia para pequenas e médias empresas.

Onde os chatbots para PME podem atuar?

São diversas as possibilidades de atuação de um chatbot. Vejamos algumas delas agora!

Marketing e vendas

Os chatbots ajudam muito na área de marketing e vendas. Seu uso pode se estender desde o topo do funil até o pós-venda. 

Eles podem prestar atendimento às pessoas, qualificar leads e vender soluções. Agregando qualidade à experiência do cliente.

Geração de Leads

Por conta da sua capacidade de gerenciar conversas inteligentes com os clientes de maneira automática, os chatbots são ferramentas importantes para a geração de leads.

O assistente virtual é capaz de tirar dúvidas de usuários, apresentar soluções e enviar conteúdos exclusivos para as pessoas. 

A utilização de um bot diminui o tempo do processo como um todo, coletando informações, nutrindo o lead e qualificando este para a próxima etapa do funil de vendas. 

E-commerce 

Com a tecnologia de um bot, é possível manter um chat disponível 24/7. Você pode programá-lo para tirar dúvidas de clientes, resolver problemas, recomendar e vender produtos… as possibilidades são enormes.

Comunicação interna

Grandes empresas utilizam chatbots para diminuir ruídos de comunicação entre setores. Esse serviço parece ser algo específico para empresas com centenas ou milhares de funcionários e dezenas de áreas de atuação, não é mesmo?

Mas essa é uma visão errada, pequenas e médias empresas também podem aperfeiçoar a comunicação interna e organizar o fluxo de mensagens utilizando chatbots. 

Atendimento e suporte ao cliente

É importante implementar um setor de suporte ao consumidor que seja eficiente e ágil. Sendo assim, nada melhor do que ter chatbots resolvendo as demandas dos clientes com rapidez e segurança.

Utilize diversos canais de comunicação: Facebook, Instagram, WhatsApp, SMS, o próprio site… o usuário moderno entra em contato por diversas plataformas e sua empresa deve estar preparada. 

Os benefícios de implementar chatbots para PME

Homem branco com barba. De camiseta verde sorrindo ao olhar para a tela de um celular seguro pela mão esquerda dele.

 

Se você ainda tem dúvidas sobre a importância de um bot para pequenas e médias empresas, será preciso convencê-lo.

Um chatbot permite que seu negócio esteja sempre ativo para vendas, atendimento e suporte para o seu cliente. As pessoas estão cada dia mais exigentes e não ter um SAC ágil pode ser muito prejudicial à imagem da sua empresa.

Importante salientar que, de acordo com o artigo 4º do Decreto Federal nº 11.034, essa disponibilidade total agora é obrigatória. Mas não há motivo para se preocupar, a InBot oferece chatbots 24/7 com elevado índice de resolução de problemas.

Aumento no número de atendimentos

Os chatbots possibilitam que milhares de pessoas sejam atendidas ao mesmo tempo. Você percebe que essa é uma ferramenta fundamental para pequenas e médias empresas?

O seu negócio pode lucrar demais, pois com os chatbots, você consegue atender muitas pessoas, mesmo sendo uma empresa pequena. Não é uma maravilha?

Atendimento humano especializado

Contando com os assistentes virtuais, seu sistema de atendimento pode ser organizado da seguinte maneira: demandas simples podem ser resolvidas pelos chatbots ao passo que questões mais complexas podem ser atendidas por seres humanos.

Portanto o aumento da capacidade de atendimento e da diminuição de tráfego proporcionam uma oportunidade incrível para a sua empresa. Você terá uma equipe de atendimento enxuta, mas especializada em resolver os problemas mais complexos.

Você precisa apenas capacitar seus funcionários e mantê-los atualizados, enquanto o chatbot trabalha com as questões mais simples.

Redução de custos

A implementação de um assistente virtual também gera otimização e economia dos custos operacionais da sua empresa. Utilizando o chatbot em tempo integral, seu negócio consegue atender rapidamente um grande volume de demandas, economizando tempo e dinheiro. 

Experiência do usuário

Você certamente já passou por uma experiência ruim ao tentar se comunicar com uma empresa. Demora no atendimento, serviço disponível apenas em horário comercial, má vontade dos funcionários… são muitas as reclamações. 

Já citamos anteriormente como um péssimo atendimento pode prejudicar a imagem da sua empresa, portanto focar em entregar uma boa experiência ao usuário é ponto fundamental em qualquer negócio. E o chatbot pode ajudar você nessa missão.

Os assistentes virtuais possuem inteligência artificial e Machine Learning, portanto eles podem ser treinados para conduzir uma conversa naturalmente, entendendo o contexto das mensagens das pessoas.

Um chatbot oferece qualidade, agilidade e disponibilidade no atendimento, agregando valor à experiência do usuário.

Capacidade de Análise

Outro benefício que o chatbot proporciona é a análise de dados. Todo e qualquer contato feito pelos robôs fica armazenado.

Eles podem trazer diversas informações e insights novos, além de elaborar relatórios para otimização de processos organizacionais da sua empresa. 

Como a InBot pode te ajudar?

ilustração de um notebook cinza de onde salta à tela um robô. Em volta dele aparecem diversos ícones tecnológicos

Desde 2001, desenvolvemos o que há de melhor em assistentes virtuais. Grandes empresas, dos mais variados nichos, utilizam a nossa tecnologia para chatbots.

Mas atendemos pequenas e médias empresas também! Criamos planos específicos para cada negócio. Veja também os nossos novos chatbots de 2022. Trabalhamos com diversas organizações. Entre em contato conosco e agende uma reunião.

Para saber mais sobre o mundo dos chatbots, entre em nosso blog e confira nossos artigos!

Compartilhe

Newsletter

Receba informações sobre o mundo dos chatbots, inteligência artificial e tecnologia em seu e-mail:

Mulher estudando em um notebook e um chatbot atrás com um chapéu de professor

Chatbots para universidades: como a tecnologia pode auxiliar o ensino e a educação

Faz algum tempo que a tecnologia dos bots contribui bastante…
Ilustração do chatbot de RH da empresa Raizen, a Bia.

Veja como um chatbot pode ajudar o RH e a comunicação interna da sua empresa

Descubra neste artigo como essa tecnologia pode beneficiar sua empresa e veja dois exemplos de sucesso de chatbot para RH no Brasil.