Chatbots no Instagram: Conheça exemplos de IA aplicados aos Chatbots

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

Conforme as redes sociais foram se desenvolvendo e tornando-se ferramentas essenciais no marketing digital, os chatbots no Instagram foram bastante aguardados pelas marcas. 

 

Diversas empresas comemoram a permissão de terem um bot em um dos principais canais virtuais, visando um melhor atendimento e relação com os clientes. Não é à toa que atualmente os atendentes virtuais no Insta fazem parte dos planos estratégicos de inúmeras organizações, de diferentes segmentos no mercado. 

 

Conforme a recente pesquisa realizada pela Grand View Research, o uso de chatbots irá crescer cerca de 24,9% no período de 2021 a 2028. Já o estudo feito pela MarketsandMarkets, anterior a chegada dos chatbots ao Instagram, apontou que o uso de chatbots inteligentes 

 

Além disso, o sistema de IA (Inteligência Artificial) faz toda a diferença. Isso porque essa tecnologia faz com que os bots se comuniquem de forma mais humana e coerente, proporcionando uma melhor experiência aos clientes. 

 

Antes mesmo dos chatbots chegarem ao Insta, o estudo feito pela MarketsandMarkets, já apontava a relevância dos assistentes virtuais inteligentes. Os dados apresentados deram conta de que até 2024 o mercado de chatbots com IA deverá crescer aproximadamente 30% por ano. 

 

Neste artigo, vamos te mostrar como funciona um chatbot no Instagram , equipado com inteligência artificial, e os benefícios que essa tecnologia pode levar até sua empresa. Continue a leitura. 

O que é um Chatbot no Instagram?

Pessoa usando o celular, falando com catbot

O primeiro ponto é entender o que são os chatbots. Em síntese, são programas totalmente interativos e muitos deles dotados de IA, que operam por mensagem de voz ou texto automatizadas. Esses bots inteligentes possuem grande capacidade de interação a ponto de manter diálogos coerentes com os clientes e resolver situações de maneira ágil.

 

No entanto, para isso acontecer, os bots precisam ser carregados com uma base de conhecimento. É a partir dessas informações que os chatbots poderão exercer suas funções com a eficácia desejada. 

 

Agora imagine esses atendentes virtuais trabalhando para você através do Instagram de sua marca? É por esses motivos que o chatbot no Instagram tem feito tanto sucesso e se tornou indispensável. Para isso, foi necessário que o, ainda Facebook na época, criasse um suporte para a API do Messenger ao Insta.

 

Os robôs inteligentes otimizam tempo e custo de operação,e atendem os consumidores com rapidez e eficiência. Ficam atendendo clientes no Instagram, enquanto a equipe se concentra em outras atividades.Além disso, os chatbots estão disponíveis para atender e tirar dúvidas a qualquer hora, não importando o dia da semana. 

 

Vantagens de um chatbot no Instagram

Ilustração mostrando um chatbot saindo de dentro de um celular

Além de proporcionar atendimento em uma das redes mais acessadas no mundo, ter um chatbot inteligente para instagram traz mais vantagens para a marca. Veja.

Multicanais

Isso quer dizer a  iniciação de conversas reais com o chatbot no insta que podem levar a outros canais em que sua empresa se encontra.

 

O multicanais a partir do Instagram acontece a partir do botão “ enviar mensagem” em anúncios que transportam o seguidor até seu perfil empresarial ou para outros canais de comunicação como Whatsapp e Facebook.  

Link nos stories

Você pode estimular os seguidores a interagir com o seu bot. Uma das estratégias é disponibilizar o link do chatbot em seus stories, para que ele fique diretamente responsável por todo o atendimento. Quando o seguidor acessar o link, ele terá contato direto com o assistente virtual. Uma maneira mais direta do cliente ter acesso ao bot. 

 

Respostas aos seguidores

Programe respostas automáticas aos seguidores que comentaram posts ou envio de mensagens automáticas por direct para o seguidor que acessou via post, com o intuito de iniciar conversas privadas para o alcance de dados do cliente e de possíveis vendas. 

 

Como criar um chatbot no Instagram?

Pessoa usando o notebook e um chatbot ao lado

O processo não é difícil. Para ser iniciado, primeiro é necessário que você tenha uma conta no Instagram Business. Também é preciso ter uma página no Facebook vinculada a conta do insta e uma conta no Facebook com a função desenvolvedor, para que assim você consiga configurar. 

 

Depois, será necessário que o  desenvolvedor crie tokens de acesso à plataforma. O próximo passo é ir até a aba “Configurações e Privacidade” e habilitar a opção de permitir acesso às mensagens.  Assim, as conexões com o Instagram API serão ativadas. 

 

Como é a tecnologia de Inteligência Artificial nos chatbots?

A inteligência artificial é uma área da ciência da computação com o objetivo de desenvolver máquinas capazes de aprender, perceber e tomar decisões a partir da lógica baseada em fatos. Essa ciência, integrada ao chatbot, permite que o robô compreenda as reações humanas e interaja. 

 

Como citamos no tópico anterior, um bot com IA proporciona um melhor atendimento aos clientes. São programados para assimilar comandos e palavras, A partir disso e do sistema de PLN ( Processamento de Linguagem Natural) conseguem sempre manter a coerência nos diálogos e solucionar problemas. 

 

Também por conta dos benefícios que a IA proporciona, o chatbot com o API para Instagram está cada vez mais avançado. 

Exemplo de Chatbot com IA

Para você compreender na prática a  diferença que faz a tecnologia IA aplicada nos chatbots, separamos dois cases de sucesso da Inbot. 

 

Bia, chatbot da Raízen

A Bia é um chatbot desenvolvido para  atender os usuários no Centro de Serviços Compartilhados ( CSC) da Raízen. Ela é tão inovadora , carismática e inteligente que foi premiada como a melhor assistente virtual do ano de 2020, no Troféu HDI Brasil. 

 

A Bia fala aproximadamente sobre 17 mil assuntos de áreas diversificadas como TI, finanças, RH entre outros. Tem a capacidade de executar cerca de 70 serviços envolvendo instalação de impressora, localização de contatos, liberação de acesso ao Wi-Fi para visitantes e realiza consulta a links em mais de 200 sites e sistemas internos.

Ela é totalmente personalizada e equipada com PLN. Atende milhares de pedidos diariamente, tira as dúvidas dos usuários, executa processos automatizados e responde tudo de maneira clara, através de um diálogo mais humanizado. 

 

 

E você já utiliza chatbot no Instagram com IA ou tem planos para isso?  A inbot é referência no mercado de chatbots, desenvolvendo assistentes virtuais inteligentes e personalizados. Entre em contato conosco, fale com nossos atendentes e conheça as soluções inovadoras que temos para o seu negócio. 

 

Compartilhe

Newsletter

Receba informações sobre o mundo dos chatbots, inteligência artificial e tecnologia em seu e-mail:

Imagem representando chatbot com um cartão de crédito na mão

Chatbots para auxílio de pagamentos: Conheça os recursos da Inbot

Hoje em dia, muitas empresas estão usando chatbots para auxílio…
Imagem de um chatbot na tela do smartphone

Chatbot & CRM: Benefícios e Aprenda a fazer a integração com a Inbot

A integração entre chatbot e CRM( Customer Relationship Management)…