Chatbot WhatsApp ou Instagram: qual plataforma adotar para o meu primeiro bot?

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

A opção de chatbot para WhatsApp e Instagram trouxe novas possibilidades de negócios para as empresas .O atendimento por bots com IA (Inteligência Artificial), em duas das plataformas com mais usuários ativos no mundo, fez com que processos fossem otimizados, diminuindo custos operacionais e aumentando a satisfação dos clientes. 

 

Ambas plataformas são eficientes, com suas próprias características para prestar atendimento. E é por isso que muitas empresas de maior porte utilizam os robôs nas duas ferramentas de comunicação. 

 

No entanto, gestores de companhias que estão investindo em seu primeiro bot, muitas vezes carregam a dúvida de qual dessas plataformas adotar para o atendimento do assistente virtual. 

 

Através deste artigo, vamos apresentar para você as vantagens de ter um chatbot para whatsapp e Instagram, além dos custos necessários para isso. Então, fique conosco. Continue a leitura do conteúdo e saiba mais sobre o atendimento dos bots nessas duas plataformas. 

Os chatbots para Whatsapp

Símbolo do whatsapp em um fundo branco

Disponível em mais de 180 países, sem dúvidas o Whatsapp é um dos aplicativos de conversas instantâneas mais bem sucedidos do mundo. Com uma linguagem simples e objetiva, rapidamente ganhou seu espaço e acabou se tornando um meio de comunicação recorrente na vida de muitas pessoas. 

 

Conforme a recente pesquisa feita pela Opinion Box, hoje no Brasil são cerca de 108,4 milhões de usuários ativos na plataforma. E desse número, 76% se comunicam com as marcas através do aplicativo. 

 

Já o relatório Digital 2022: Brasil indica que 94,6% dos brasileiros que utilizam redes sociais, entre 16 e 64 anos, usam whatsapp. Isso é equivalente a 165 milhões de usuários.

 

E é justamente por essas razões que inúmeras empresas decidiram investir em chatbots para Whatsapp equipados com IA, visando maior sucesso nos negócios. 

 

Um robô inteligente para atendimento no Whatsapp tem a capacidade de gerenciar a comunicação dos consumidores interessados em seus produtos da maneira mais prática possível. Tudo por meio de diálogos com fluidez, coerentes e humanizados

 

Com um trabalho bem desenvolvido, através do Whatsapp, os bots contribuem para a  fidelização de clientes e otimização de processos, liberando sua equipe de colaboradores humanos para desenvolverem outras atividades. 

 

Mas lembre-se: o chatbot é um software intuitivo que precisa ser programado. Portanto, para que ele desenvolva o serviço com a qualidade esperada, é preciso que a máquina seja nutrida por uma boa base de dados. 

 

Além disso, é necessário ser equipado com IA e PLN (Processamento de Linguagem Natural). Só com essas tecnologias o seu chatbot será capaz de interagir por meio de diálogos inteligentes e  conseguir resolver as questões dos clientes. 

Whatsapp Business x Whatsapp Business API

Existem dois tipos de contas de whatsapp voltadas exclusivamente para as empresas: a WhastApp Business e a Business API. A seguir você vai entender mais sobre cada uma. 

Whatsapp Business

O Whatsapp Business surgiu com o objetivo de tornar o canal de atendimento das empresas mais profissional, passando uma sensação de maior credibilidade aos seus clientes. Também permitiu a criação de estratégias mais concretas e condizentes com o posicionamento de sua marca. 

 

Por conta da simplicidade em oferecer e divulgar produtos, as médias e pequenas empresas são as que mais estão se 

 

Algumas das funcionalidades do Whatsapp Business são:

  • Conta com informações empresariais em seu perfil, como site, e-mail, endereço físico, horário de funcionamento, entre outras.
  • Selo de verificação do WhtasApp Business, que garante confiança ao consumidor
  • Mensagens automatizadas e saudações automáticas para serem enviadas em determinadas ocasiões, como por exemplo, se o seu negócio receber uma mensagem fora do horário de atendimento
  • Elaboração de respostas pré-definidas para o caso de repetição de perguntas
  • Marcação de conversas e categorização de contatos para facilitar o gerenciamento
  • Métricas do fluxo de  atendimento, como a quantidade de mensagens recebidas e enviadas. 

Por conta da simplicidade em oferecer e divulgar produtos ou serviços, as pequenas empresas se beneficiam muito com os benefícios proporcionados pelo canal. 

 

Ressaltando que o Business não é o Whatsapp pessoal. Para adquiri-lo, é preciso entrar na loja de aplicativos do seu celular e fazer o download do app específico, que contém um ícone muito parecido com o aplicativo comum, mas com a letra B em destaque

Whatsapp API

O Whatsapp API foi criado em 2018 e é mais voltado para médias e grandes empresas, com alta demanda de atendimento. Essa ferramenta permite que você fique integrado com outras plataformas digitais e tornando o atendimento mais eficiente.

 

Também soluciona problemas de escalabilidade  e ainda traz a possibilidade de um chatbot ser integrado à conta do whatsapp da empresa. Dessa maneira, é possível realizar atendimentos simultâneos e muitos atendentes podem realizar o trabalho em apenas um número. 

 

Outro ponto de destaque é que, através da integração do AP à conta do whatsapp, você pode automatizar o bot para realizar conversas mais aprofundadas, além das informações básicas da loja. O assistente virtual pode ser programado para resolver as  dúvidas de clientes, prestar um serviço autônomo de atendimento ou enviar documentos. 

Quais as vantagens de utilizar um chatbot para Whatsapp?

Você já percebeu que ter um chatbot para whatsapp é muito vantajoso para o planejamento estratégico, impactando positivamente nos resultados. Nesse tópico listamos alguns dos principais benefícios, de modo geral, que utilizar chatbots na plataforma pode proporcionar. 

 

Mais agilidade no atendimento: O tempo de atendimento é claramente reduzido, fazendo com que os consumidores esperem por bem menos tempo na fila. Isso acontece porque os bots conseguem resolver várias demandas de forma simultânea.

 

Contribui para a geração de leads: Gerar leads é algo fundamental para alavancar os resultados das empresas. O chatbot pode auxiliar nesse processo, no momento em que , durante a conversa com o cliente, capta informações necessárias para a qualificação de lead. 

 

Personalização: Você pode deixar seu chatbot de acordo com a linguagem e identidade de sua marca. É uma estratégia que traz mais engajamento com o seu público. 

 

Chatbots para Instagram

Símbolo do Instagram em um fundo branco

Assim como no Whatsapp, os chatbots para Instagram se tornaram imprescindíveis no planejamento de muitas companhias dos mais variados segmentos do mercado. E um dos motivos para esse investimento é que a rede social é uma das que possui mais usuários ativos no planeta, também a exemplo do Whatsapp.

 

Segundo o report feito pela Hootsuit, somente no Brasil, o Instagram é a terceira plataforma mais utilizada este ano, com 122 milhões de contas ativas. 

 

Já os dados divulgados pelo Instagram Business, mostram que 90% das pessoas cadastradas na rede seguem, pelo menos, o perfil de alguma marca.

 

 Ainda segundo a mesma pesquisa, duas em cada três pessoas entrevistadas afirmaram que o Instagram proporciona boa interação com as empresas e aproximadamente 50%  ficam mais interessados em alguma marca quando essa tem perfil na rede social. 

 

Todos esses dados só comprovam que hoje o Instagram é um dos principais meios de comunicação entre clientes e empresas, atendimento e vendas, deixando os negócios mais dinâmicos. Isso acontece muito por conta da forma direta e simples de conexão. 

 

Por esses motivos que os chatbots inteligentes para instagram têm feito sucesso. Os robôs podem atender muitos consumidores com rapidez e eficiência pela rede social, otimizando tempo do processo e custo de operação. Os bots também ficam a disposição para efetuar atendimentos a qualquer hora do dia. 

API para Instagram

Para contextualizar, a sigla API significa Aplication Programming Interface. No português podemos traduzir como Interface de Programação de Aplicação. 

 

Em resumo, são regras, padrões de programação que permitem o desenvolvimento de aplicativos com integração com muitas plataformas. São sistemas menores capazes de acessarem grandes sistemas. É dessa maneira que aplicativos conseguem se conectar com outros, como, por exemplo, Spotfy com o Instagram. 

 

A API para Instagram surgiu no final de 2020 apenas para empresas com determinado número de seguidores, mas esse entrave foi derrubado em novembro do ano passado. A partir desse momento, todas as contas empresariais puderam contar com o recurso. 

 

 Essa ferramenta gera a  integração do messenger para o Instagram e proporciona mais automação , principalmente no contato entre marca e cliente. Abre um leque de possibilidades para proporcionar atendimentos mais ágeis, com a utilização de um chatbot.

Além disso, o API para Instagram traz os demais benefícios.

  • Interação com os clientes de forma personalizada em todos os pontos do Insta que possam haver contato, como stories, loja e pelo perfil da marca.
  • Você pode programar respostas automáticas aos seguidores que fizeram comentários em posts ou mensagens automáticas via direct para aquele seguidor que, a partir de um post, teve a intenção de iniciar uma conversa. 
  • Interação de forma escalonável, através de muitos atendentes na mesma conta e com gerenciamento automático.
  • Permite acesso ao histórico de compra e atendimentos, caso seja preciso, por meio da integração do aplicativo ao CRM 

Custos para ter um chatbot no Whatsapp ou Instagram

Para definir em qual plataforma investir o primeiro bot, uma das maiores dúvidas é em relação aos custos. Afinal, quanto sai implementar um bot em cada uma das redes sociais?

 

E a resposta para essa questão é que depende. O preço é um chatbot, seja para qualquer plataforma, varia conforme a empresa desenvolvedora. O mais importante é que a empresa seja confiável e entregue para você um serviço de qualidade, com um bom custo benefício. 

Qualidade Inbot

Chatbot com um semblante feliz, utilizando um microfone estilo call center, em um fundo branco

Nós da Inbot somos referência no mercado. Desenvolvemos chatbots para qualquer plataforma, com a mais alta tecnologia, personalizados para atender seu público e equipados com IA. 

 

Por isso que nossos chatbots apresentam resultados robustos comprovados. 

  • NPS de 92%
  • 35% de conversão
  • 70% de retenção de clientes
  • mais de 60% no TMA
  • ROI de R$100 milhões . 

 

Entre em contato conosco e conheça nossas soluções para alavancar o seu negócio. 

Conclusão

Podemos concluir que o API do Whatsapp e Instagram possuem algumas características diferentes. No WhatsApp, o atendimento e a venda ficam mais diretas, além de ser o aplicativo de mensagens mais utilizado no Brasil.  

 

O Instagram pode parecer um pouco menos direto, mas por outro lado pode fazer a integração com outras plataformas e levar o usuário, inclusive para o seu site. 

 

Portanto, se sua empresa for de porte menor e quiser um contato um pouco mais direto, talvez o mais indicado de início seja o chatbot para whatsapp. Mas lembrando que os dois são muito importantes para gerar resultados mais positivos aos negócios. Além do mais, um não exclui o outro. 

 

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