Quais os benefícios de adotar um chatbot para Instagram em 2022?

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

Você sabia que o Brasil é um dos países com mais usuários no Instagram? E que cerca de 90% deles seguem pelo menos uma empresa? Com o crescimento da procura por atendimentos empresariais dentro dessa rede, chegou a hora dos seus negócios descobrirem as vantagens de um chatbot para Instagram em 2022.

Quem é visto nas redes, é sempre lembrado, acessado e seguido

Homem mexendo no celular

Diante das atuais transformações sociais, estar presente no mundo virtual e recorrer às novas tecnologias se tornou a solução mais inteligente para se alcançar crescimento interno, espaço entre os concorrentes e lucros ao final de cada mês.

 

O comportamento dos clientes têm mudado constantemente e a presença de empresas em diversos canais já é uma procura efetiva por muitos empresários e criadores de conteúdo.

 

A interação entre empresas e clientes por meio de sites e redes sociais, além de gerar visibilidade para as marcas, pode fornecer atendimento ao cliente, vender produtos e serviços, além de ampliar as fidelizações.

 

Por isso, além do WhatsApp Business, do Telegram e do Facebook, o Instagram também vem a cada dia se atualizando para oferecer uma comunicação com maior qualidade entre empresas e usuários.

Como ter um Instagram para sua empresa?

ícone do app do instagram na tela do celular

O Instagram é uma das redes sociais que mais crescem e geram engajamento no mundo, segundo o Socialbakers.

 

Disponibilizada em formato de aplicativo de publicação e interação com fotos, vídeos e mensagens que oferece a possibilidade de se ter uma conta pessoal ou uma conta profissional.

 

Dentro da conta pessoal, você encontra todas as funções básicas da rede, como a publicação de fotos e vídeos no Feed, Stories e Reels e pode deixar seu perfil privado ou não.

 

Já na conta profissional, direcionada para empresas ou para criadores de conteúdo, é disponibilizado acesso às mais diversas ferramentas de criação de publicações, anúncios e campanhas, desempenho das publicações e acompanhamento de estatísticas com gráficos de evolução de seguidores e interações, além da divisão de dias e horários com melhor desempenho de postagens criadas.

 

Além desses recursos, é possível vender produtos e configurar respostas automáticas para comentários e mensagens enviadas pelo Direct e acessar o Creator Studio, que permite o agendamento de publicações.

 

Qualquer pessoa pode acessar o Instagram e criar sua conta. Todo usuário da rede pode alternar entre uma conta pessoal ou profissional através do acesso às configurações do aplicativo. 

 

Mas ter uma conta comercial não é o bastante. Se você não souber como trabalhar dentro dela, pode acabar encontrando frustrações e desagradando seus clientes. Por isso, um recurso importantíssimo que chegou recentemente no aplicativo foi o uso de chatbot para Instagram.

 

Esses carismáticos assistentes virtuais inteligentes chamados de chatbots conseguem oferecer atendimentos automatizados e proporcionando diversos benefícios. Confira.

 

Benefícios de um chatbot para Instagram em 2022

 

Homem e mulher olhando o celular felizes

No final do ano passado, já informamos que uma das tendências para 2022 era o aumento e a evolução dos chatbots em contas empresariais no Instagram.

 

Pesquisas da MarketsandMarkets, com perspectivas para 2024, apontaram que o mercado de bots inteligentes deverá crescer 30% a cada ano.

 

E por que empresas estão investindo em bots no Instagram?

Ter um robô inteligente disponível todos os dias, durante às 24 horas, no Instagram é contar, de maneira prática, com conversas de verdade e personalizadas de acordo com cada marca, oferecer recursos para o alcance de vendas imediatas e atendimento em grande escala. Entenda melhor os benefícios dos chatbots:

Recurso diferenciado e inovador

As perspectivas apontam que 47% das organizações planejam utilizar chatbots no atendimento ao cliente, com o objetivo de tornar instantâneo o primeiro contato do usuário com a marca ainda este ano, de acordo com a consultoria Gartner.

 

No Instagram, os chatbots chegaram como testes em 2020 e se tornaram realidade em 2021.

 

Agora, 2022 promete maiores investimentos da rede social para qualificar a interação entre empresas e usuários. Fique à frente da sua concorrência!

 

Confira aqui também outras tendências do mundo dos chatbots.

Apresentação e marketing da empresa

O Instagram não serve apenas para ser uma porta de entrada da sua loja. Ele pode ser a sua própria loja, apresentando a visão e a missão de sua empresa, suas atividades internas, o diferencial dos seus produtos ou serviços, as promoções e campanhas de vendas e efetivando compras.

 

Para o trabalho de apresentação e marketing empresarial, ter um chatbot garante postagens com a cara da sua empresa, desde o Feed aos stories, podendo também fazer parte dos destaques da rede.

 

Além de ser possível enviar automaticamente promoções e novidades da empresa no momento em que o cliente desejar através do Direct Message (DM). 

 

Quando um usuário encontra sua conta comercial  através de uma campanha publicitária, ter um bot com fluxo de conversação para andamento ao seu funil de marketing pode garantir interação do início ao fim, com muita agilidade.

 

Por isso, com chatbot no marketing em seu Insta, você alcança novos clientes e aproxima de modo automatizado a relação com os leads fiéis através do seu perfil profissional.

Online toda hora

Com chatbots nessa rede popular, a interação é garantida. Desde bot de comentários no instagram às respostas rápidas por meio do DM.

 

Iniciar diálogos e entregar respostas ágeis e humanizadas aos comentários deixados por seus seguidores nas postagens da rede social e na interação pelo DM fica mais fácil com assistentes virtuais que trabalham 24 horas por dia, todos os dias da semana, sem perder a qualidade no atendimento.

 

Além de conseguir atender diversas pessoas de uma vez só, acabando com os atrasos no atendimento e as preocupações com reclamações do tipo que fazem mal à imagem da empresa.

Presente em multicanais

A presença do seu único chatbot pode começar no Instagram e se espalhar para multicanais ou para seu perfil empresarial, seguindo a preferência do cliente.

 

O aplicativo oferece a opção de multicanais. Ao entrar em contato com o bot, o usuário escolhe se mantém o diálogo por ali mesmo ou se prefere ir para outro canal e concluir seu atendimento.

 

Você também consegue integrar as mensagens ao CRM e ao e-commerce.

Aumento de vendas

Um chatbot no Instagram também trabalha aumentando as vendas e proporcionando a possibilidade de fidelização de clientes.

 

Quando um usuário acessa seu Instagram shopping, pode solucionar dúvidas e efetuar compras através de um bot à disposição no processo de compra.

 

Tudo isso sem que seja necessária a intervenção de funcionários humanos durante essas etapas.

 

“Posso te ajudar?”

Acabou a dor de cabeça com reclamações! Contas de Instagram com chatbots solucionam rapidamente as dúvidas de clientes a qualquer hora do dia.

 

O bot Instagram suporte é criado e configurado de modo inteligente para conversar e resolver as necessidades do cliente e quando preciso, direcionar o contato para um atendente humano.

Como ter um chatbot Instagram em sua empresa?

Os chatbots da InBot estão sempre em constante atualização a partir de cada inovação no setor tecnológico.

 

Na Inbot, os assistentes virtuais são criados com IA (Inteligência Artificial), que seguem o perfil da empresa e oferecem conversas de verdade, coerentes e humanizadas, entregando respostas diretas e claras em diferentes canais de comunicação, como o Instagram.

 

E agora que você já sabe que ter um chatbot como agente em seus negócios é alcançar melhores resultados no serviço online, em menos tempo, com a mesma qualidade já oferecida ou superior, o que está esperando?

 

Converse com a gente e vamos construir o chatbot ideal para a sua empresa.

 

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