A automação para Instagram traz muitos benefícios para as empresas e é uma necessidade para quem pretende alavancar os negócios. A partir dessa tecnologia, você estará proporcionando mais agilidade e eficiência no atendimento, em uma das redes sociais que mais cresce na comunicação entre marca e cliente.
Atualmente, de acordo com os números da própria plataforma, são mais de 1 bilhão de contas ativas no mundo. Além disso, possui uma alta taxa de engajamento.
Segundo a pesquisa feita pela Mobile Time e Opinion Box, cerca de 82% dos internautas no Brasil possuem o Instagram instalado em seus smartphones. Isso representa um aumento de 17% comparado ao último estudo realizado em 2019.
Dados da mesma pesquisa também apontam que 79% dos usuários procuram acessar o aplicativo todos os dias e 59% utilizam a rede social para se comunicar com marcas via direct. E as principais causas desse contato são: tirar dúvidas (80%), fazer compra (66%) e receber promoções (66%).
Todos esses números comprovam a importância da automação para o Instagram no crescimento dos negócios.
Quer saber mais como a automação para Instagram pode ajudar a melhorar seu negócio e qual a forma de implementá-lo? Então fique com a gente e continue a leitura deste conteúdo para entender mais sobre o assunto.
O que é automação para instagram?
A automação para Instagram consiste em utilizar tecnologias para otimizar o trabalho de tarefas repetitivas realizadas através da rede social, visando a melhoria de resultados.
A implementação de chatbots no direct do Instagram é um dos tipos de automação mais utilizados com o intuito de oferecer aos clientes um atendimento mais ágil pelo próprio dispositivo móvel, em qualquer horário e dia da semana.
Para tornar o diálogo com o consumidor mais natural, eficiente e humanizado, é possível fazer uso da IA (Inteligência Artificial). Dessa forma, o chatbot vai além das perguntas e respostas, tendo a capacidade de desenvolver uma conversa coerente e de tirar dúvidas com agilidade.
Por que automatizar o atendimento no Instagram?
Além de algumas vantagens que citamos anteriormente, automatizar o instagram para atendimento proporciona outros grandes benefícios ao seu negócio. Citamos algumas dessas vantagens na lista a seguir.
Mais qualidade no atendimento
Conforme a recente pesquisa da Forum Corporation, aproximadamente 70% das pessoas acabam desistindo de alguma marca por conta de questões ligadas ao atendimento, como a falta de qualidade no trabalho.
Com os chatbots integrados ao direct do Instagram, isso dificilmente acontece.O atendimento fica mais rápido e, por consequência, mais eficiente, não importando a hora ou dia da semana. Dessa forma, as filas de espera diminuem e a satisfação dos clientes cresce.
Aumento de produtividade da equipe
Existem algumas atividades mais complexas que são destinadas aos atendentes humanos, apesar de toda agilidade e inteligência dos bots. Sendo assim, com os chatbots trabalhando no atendimento, sua equipe fica liberada para cumprir outras demandas, otimizando tempo de trabalho e aumentando a produtividade.
Sua marca sempre presente
Com o atendimento automatizado no Instagram, seus clientes podem falar com a sua marca e serem atendidos de maneira rápida a qualquer momento, enquanto fazem outras coisas, como assistir uma série, por exemplo.
Esse cenário só comprova os dados apresentados por um artigo do Google, apontando que 80% dos brasileiros utilizam o celular para pesquisar sobre produtos ou efetuar compras. A Partir desses dados e de que o Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas no país, cresce a necessidade da automação.
Aplicativos de automação para Instagram
Além dos chatbots, outra maneira de automatizar as tarefas no Instagram é por meio de aplicativos ou ferramentas. Elas realizam ações automáticas nas contas, com o objetivo de fazê-las crescerem na plataforma.
Esses aplicativos, geralmente, são bastante utilizados em empresas que estão começando na rede social e por influenciadores que querem crescer de forma mais acelerada.
No entanto, essas ferramentas podem cumprir outros papéis e não apenas o de conseguir mais seguidores.Também podem agendar publicações no feed e stories, enviar mensagens no direct de outras contas, descobrir o perfil dos seguidores mais engajados, emitir relatórios de engajamento e muito mais.
Algumas das ferramentas de automação mais utilizadas são: mLabs, Sprou Social, Agora Pulse, SocialRank, Crowdfirie, Nikau e Instazood.
Quais as tarefas que os chatbots podem realizar no Instagram?
Além de lidar com as perguntas mais frequentes dos clientes durante o atendimento, existem outros processos de automação para Instagram que os chatbots podem realizar. Vamos a eles.
Qualificação de leads
Por meio de perguntas simples aos usuários sobre interesses, necessidades e em qual estágio da jornada de compra estão , os bots ajudam a qualificar os leads.
Após esse processo, seu chatbot pode direcionar os clientes para o setor correto, fazendo com que o atendimento fique mais assertivo. Dessa forma, o consumidor recebe as informações que realmente procura e a satisfação com a marca aumenta.
Respondendo FAQ e comentários
Caso você tenha uma sessão de FAQ ou deseja acrescentar, uma boa dica é utilizar chatbots de automação do Instagram para responder as perguntas básicas no direct. Esse trabalho burocrático e enviar sempre as mesmas respostas pode se tornar algo muito cansativo.
A mesma coisa acontece com o gerenciamento de comentários no Insta. Com o bot de automação, as respostas são instantâneas e eficientes.
Aumentando as visitas em seu site
Um chatbot para instagram também pode convidar os usuários a conferir mais produtos, lançamentos e promoções em seu site. Assim, o bot ajuda no aumento do tráfego orgânico e mantém o cliente avançando na jornada de compra.
Como ter um chatbot para o Instagram de sua marca?
Você já percebeu que a automação para Instagram, através dos chatbots, pode proporcionar inúmeros benefícios para sua marca. Agora saiba como integrar um chatbot no Insta.
Primeiro, é preciso que você tenha uma conta comercial no Instagram Business, que seja conectada à uma página no Facebook. Para poder configurar a página do Facebook, você precisa ter uma conta de desenvolvedor na rede social. Os desenvolvedores mais avançados precisam implementar tokens de acesso ao Instagram.
Depois disso, é necessário tornar as ferramentas de controle de mensagens do Instagram habilitadas. Para fazer essa ação, você tem que seguir esse caminho: configurações, Privacidade e ativar o botão de permitir acesso às mensagens.
A tecnologia da Inbot
Entretanto, para conseguir os resultados desejados com a automação para Instagram, é preciso investir em uma empresa de credibilidade no mercado de chatbots. Assim, você terá a garantia que o seu bot será altamente capacitado para desempenhar o serviço.
A Inbot é uma empresa consolidada desde 2001, sempre desenvolvendo chatbots com a mais moderna tecnologia, personalizados, equipados com IA, fornecendo conversas coerentes e humanizadas aos clientes.
Atendemos muitas grandes empresas dos mais variados setores, apresentando resultados positivos. Os números robustos dos nossos chatbots provam isso. São: NPS de 92%, redução de mais de 60% no TMA, 35% de conversão, 70% de retenção de clientes e ROI de R$100 milhões .
Portanto, está pensando em investir em um chatbot para o instagram de sua marca? Entre em contato conosco, fale com um de nossos especialistas e conheça as nossas soluções para alavancar o seu negócio.
Gostou de saber mais sobre a importância da automação para Instagram no crescimento das marcas e como os chatbots cumprem um importante papel nesse cenário? Então compartilhe essas informações com mais pessoas.
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