Automação para Instagram: os chatbots resolvem pra você
Pessoa segurando um celular e na tela aparecendo a logo do Instagram e um chatbot conversando

A automação para Instagram traz muitos benefícios para as empresas e é uma necessidade para quem pretende alavancar os negócios. A partir dessa tecnologia, você estará proporcionando mais agilidade e eficiência no atendimento, em uma das redes sociais que mais cresce na comunicação entre marca e cliente. 

Atualmente, de acordo com os números da própria plataforma, são mais de 1 bilhão de contas ativas no mundo. Além disso, possui uma alta taxa de engajamento.

Segundo a pesquisa feita pela Mobile Time e Opinion Box, cerca de 82% dos internautas no Brasil possuem o Instagram instalado em seus smartphones. Isso representa um aumento de 17% comparado ao último estudo realizado em 2019. 

Dados da mesma pesquisa também apontam que 79% dos usuários procuram acessar o aplicativo todos os dias e 59% utilizam a rede social para se comunicar com marcas via direct. E as principais causas desse contato são: tirar dúvidas (80%), fazer compra (66%) e receber promoções (66%). 

Todos esses números comprovam a importância da automação para o Instagram no crescimento dos negócios. 

Quer saber mais como a automação para Instagram pode ajudar a melhorar seu negócio e qual a forma de implementá-lo? Então fique com a gente e continue a leitura deste conteúdo para entender mais sobre o assunto. 

O que é automação para instagram?

A automação para Instagram consiste em utilizar tecnologias para otimizar o trabalho de tarefas repetitivas realizadas através da rede social, visando a melhoria de resultados. 

 A implementação de chatbots no direct do Instagram  é um dos tipos de automação mais utilizados com o intuito de oferecer aos clientes um atendimento mais ágil pelo próprio dispositivo móvel, em qualquer horário e dia da semana. 

Para tornar o diálogo com o consumidor mais natural, eficiente e humanizado, é possível fazer uso da IA (Inteligência Artificial). Dessa forma, o chatbot vai além das perguntas e respostas, tendo a capacidade de desenvolver uma conversa coerente e de tirar dúvidas com agilidade. 

Por que automatizar o atendimento no Instagram?

Logo do Instagram em um fundo branco

Além de algumas vantagens que citamos anteriormente, automatizar o instagram para atendimento proporciona outros grandes benefícios ao seu negócio. Citamos algumas dessas vantagens na lista a seguir. 

Mais qualidade no atendimento

Conforme a recente pesquisa da Forum Corporation, aproximadamente 70% das pessoas acabam desistindo de alguma marca por conta de questões ligadas ao atendimento, como a falta de qualidade no trabalho. 

Com os chatbots integrados ao direct do Instagram, isso dificilmente acontece.O atendimento fica mais rápido e, por consequência, mais eficiente, não importando a hora ou dia da semana. Dessa forma, as filas de espera diminuem e a satisfação dos clientes cresce. 

Aumento de produtividade da equipe

Existem algumas atividades mais complexas que são destinadas aos atendentes humanos, apesar de toda agilidade e inteligência dos bots. Sendo assim, com os chatbots trabalhando no atendimento, sua equipe fica liberada para cumprir outras demandas, otimizando tempo de trabalho e aumentando a produtividade. 

Sua marca sempre presente

Com o atendimento automatizado no Instagram, seus clientes podem falar com a sua marca e serem atendidos de maneira rápida a qualquer momento, enquanto fazem outras coisas, como assistir uma série, por exemplo. 

 Esse cenário só comprova os dados apresentados por um artigo do Google, apontando que 80% dos brasileiros utilizam o celular para pesquisar sobre produtos ou efetuar compras. A Partir desses dados e de que o Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas no país, cresce a necessidade da automação. 

Aplicativos de automação para Instagram

Além dos chatbots, outra maneira de automatizar as tarefas no Instagram é por meio de aplicativos ou ferramentas. Elas realizam ações automáticas nas contas, com o objetivo de fazê-las crescerem na plataforma.

 Esses aplicativos, geralmente, são bastante utilizados em empresas que estão começando na rede social e por influenciadores que querem crescer de forma mais acelerada. 

No entanto, essas ferramentas podem cumprir outros papéis e não apenas o de conseguir mais seguidores.Também podem agendar publicações no feed e stories, enviar mensagens no direct de outras contas, descobrir o perfil dos seguidores mais engajados, emitir relatórios de engajamento e muito mais. 

Algumas das ferramentas de automação mais utilizadas são: mLabs, Sprou Social, Agora Pulse, SocialRank, Crowdfirie, Nikau e Instazood. 

Quais as tarefas que os chatbots podem realizar no Instagram?

Chatbot ao lado de um celular mostrando o mesmo bot conversando com um cliente

Além de lidar com as perguntas mais frequentes dos clientes durante o atendimento, existem outros processos de automação para Instagram que os chatbots podem realizar. Vamos a eles.

Qualificação de leads

 Por meio de  perguntas simples aos usuários sobre interesses, necessidades e em qual estágio da jornada de compra estão , os bots ajudam a qualificar os leads. 

Após esse processo, seu chatbot pode direcionar os clientes para o setor correto, fazendo com que o atendimento fique mais assertivo. Dessa forma, o consumidor recebe as informações que realmente procura e a satisfação com a marca aumenta. 

Respondendo FAQ e comentários

Caso você tenha uma sessão de FAQ ou deseja acrescentar, uma boa dica é utilizar chatbots de automação do Instagram para responder as perguntas básicas no direct. Esse trabalho burocrático e enviar sempre as mesmas respostas pode se tornar algo muito cansativo. 

A mesma coisa acontece com o gerenciamento de comentários no Insta. Com o bot de automação, as respostas são instantâneas e eficientes. 

Aumentando as visitas em seu site

Um chatbot para instagram também pode convidar os usuários a conferir mais produtos, lançamentos e promoções em seu site. Assim, o bot ajuda no aumento do tráfego orgânico e mantém o cliente avançando na jornada de compra. 

Como ter um chatbot para o Instagram de sua marca?

Você já percebeu que  a automação para Instagram, através dos chatbots, pode proporcionar inúmeros benefícios para sua marca. Agora saiba como integrar um chatbot no Insta. 

Primeiro, é preciso que você tenha uma conta comercial no Instagram Business, que seja conectada à uma página no Facebook. Para poder configurar a página do Facebook, você precisa ter uma conta de desenvolvedor na rede social. Os desenvolvedores mais avançados precisam implementar tokens de acesso ao Instagram.

Depois disso, é necessário tornar as ferramentas de controle de mensagens do Instagram habilitadas. Para fazer essa ação, você tem que seguir esse caminho: configurações, Privacidade e ativar o botão de permitir acesso às mensagens. 

A tecnologia da Inbot

 Entretanto, para conseguir os resultados desejados com a automação para Instagram, é preciso investir em uma empresa de credibilidade no mercado de chatbots. Assim, você terá a garantia que o seu bot será altamente capacitado para desempenhar o serviço. 

A Inbot é uma empresa consolidada desde 2001, sempre desenvolvendo chatbots com a mais moderna tecnologia, personalizados, equipados com IA, fornecendo conversas coerentes e humanizadas aos clientes. 

Atendemos muitas grandes empresas dos mais variados setores, apresentando resultados positivos. Os números robustos dos nossos chatbots provam isso. São: NPS de 92%, redução de mais de 60% no TMA, 35% de conversão, 70% de retenção de clientes e ROI de R$100 milhões . 

Portanto, está  pensando em investir em um chatbot para o instagram de sua marca? Entre em contato conosco, fale com um de nossos especialistas e conheça as nossas soluções para alavancar o seu negócio. 

 

Gostou de saber mais sobre a importância da automação para Instagram no crescimento das marcas  e como os chatbots cumprem um importante papel nesse cenário? Então  compartilhe essas informações com mais pessoas. 

 

E para saber mais notícias sobre tudo o que acontece no mercado de chatbots e marketing digital, acesse o nosso blog. Inbot, o futuro está aqui! 

 

Newsletter
Receba informações sobre o mundo dos chatbots, ChatGPT, inteligência artificial e tecnologia em seu e-mail: