API do Instagram liberada: conheça a oportunidade para automação do seu atendimento
API do Instagram liberada: conheça essa automação de atendimento

Após passar pela fase beta no final do ano passado, finalmente  a tão aguardada liberação da  API do Instagram aconteceu. A partir de agora, todas as contas empresariais no instagram estão aptas a terem conexão com a API do Messenger do Facebook. 

Demais, não é mesmo! A novidade, além de ser um marco para o cenário tecnológico, abre portas para muitas possibilidades no campo do marketing digital, em uma das redes sociais que mais cresce em número de seguidores no mundo inteiro.

Mas afinal, o que muda com a liberação da API do Instagram e quais os benefícios  que pode proporcionar para as empresas? Entenda tudo isso através da leitura do artigo que preparamos para você ficar por dentro do assunto.  

 

 

Instagram, um dos principais canais de atendimento

 

Não é nenhuma novidade que atualmente o Instagram é uma das redes sociais com mais usuários no mundo e, além disso, um dos canais preferidos de comunicação entre consumidores e empresas. De acordo com o Instagram Business, 90% das pessoas cadastradas na rede seguem, pelo menos, o perfil de uma empresa. 

Ainda conforme a pesquisa, duas em cada três pessoas disseram que o Instagram permite boa interação com as marcas e cerca de 50% ficam mais interessadas em alguma marca quando veem anúncios dela no Instagram. 

 

Já em relação ao Brasil, uma recente pesquisa realizada pela Opinion Box, aponta o país como sendo o 2º  em número de usuários na rede, sendo que 84% acessam o Instagram ao menos uma vez por dia. Ainda conforme o mesmo estudo, 52% dos usuários brasileiros já usaram a rede social para fazer compras. 

 

A mesma pesquisa ainda indica que ,no atual cenário de pandemia, o uso do Instagram aumentou aproximadamente 72% no país. 

 

A partir dos dados, que apresentam um quadro de alta utilização da rede e engajamento com as marcas através dela, o Instagram se torna um dos principais canais de atendimento e vendas, proporcionando mais dinamismo aos negócios , muito pela forma simples e direta de conexão entre consumidor e empresa .

 

Para começar uma conversa, basta o usuário entrar no perfil da marca e apertar no ícone de enviar mensagem. As empresas também podem responder comentários públicos dos clientes de forma privada , além de poder abrir diálogo, automaticamente, quando citada em algum storie. 

 

Tudo isso, só ilustra o quanto o Instagram já pode transformar a experiência de compra de seu cliente. 

 

 

O que é a API do Instagram?

 

Antes de entrarmos na API de integração do Instagram, vamos contextualizar: a sigla API quer dizer Aplication Programming Interface, que no portugûes podemos traduzir para Interface de Programação de Aplicação. 

 

São normas, padrões de programação, que permitem a elaboração de aplicativos com integração e comunicação com muitas plataformas. De uma forma mais sintética, são pequenos sistemas com funções de acessar o sistema principal de softwares e aplicativos. 

 

Desse jeito, através das APIs, que um aplicativo se conecta com o outro como, por exemplo o spotify com o próprio Instagram, quando podemos colocar trechos de músicas nos stories. 

 

Já a API de integração do messenger no Instagram, veio para gerar mais automação no trabalho das empresas, principalmente no que diz respeito ao contato entre marca e consumidor. 

 

Um bom exemplo disso, é a inclusão das mensagens recebidas pelo DM do Instagram em outros aplicativos e fluxos de trabalho de sua preferência, fazendo o impulsionamento de conversas mais significativas.

 

Em outras palavras, a  API oferece uma gama de ferramentas para possibilitar, de fato, o acréscimo de agilidade durante os atendimentos .Isso significa mais chances de aumentar a satisfação de seu público com o serviço prestado.  

 

Também é importante salientar que no início a API estava liberada para contas comerciais que tinham a partir de um determinado número de seguidores, caso contrário não  poderiam utilizá-la. 

 

No entanto, essa limitação foi derrubada depois da última atualização da API. Agora, você não precisa mais se preocupar com isso e pode desfrutar de todas as vantagens do recurso para dar um up em suas vendas.  

 

Saiba as vantagens da API do Instagram

 

A API de integração, em conjunto às soluções que o Instagram já proporciona, traz ainda mais vantagens. Com ela, você pode aumentar a velocidade dos atendimentos, agilizando os processos a partir da utilização de chatbots

 

Você também pode interagir de forma personalizada com os clientes em todos os pontos que possam haver contato como loja, stories e o próprio perfil da marca.

 

A comunicação de forma escalonável é outra vantagem. Isso ocorre por meio da integração de muitos atendentes a uma única conta e com o gerenciamento automático das mensagens recebidas. 

 

Além disso, outro benefício do chatbot é que por meio da integração de mensagens do aplicativo ao CRM, é possível acessar o histórico de compras e atendimento quando necessário e ampliar os investimentos em comunicação, assim, melhorando a eficácia dos colaboradores  humanos. Todas essas vantagens resultam em mais praticidade no contato do cliente,  confiança e  engajamento com a marca.  

 

Interessante a novidade da liberação da API  do Instagram para impulsionar cada vez mais suas vendas e aumentar a satisfação dos consumidores, não é mesmo? 

 

 

 

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