Vantagens dos Chatbots para Farmácias: Contrate a InBot

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

Com a finalidade de auxiliar na automação dos serviços e gerar mais eficiência, os chatbots para farmácias também estão ganhando espaço e se tornando cada vez mais comuns. Os bots equipados de IA (Inteligência Artificial) estão modificando a forma dessas empresas lidarem com os clientes, fornecendo informações a respeito de medicamentos e muito mais. 

 

Se por um lado os chatbots para farmácias ajudam os consumidores, por outro eles solucionam alguns problemas dos atendentes. Isso porque, os bots desafogam os funcionários para outras atividades e conseguem tornar os atendimentos mais ágeis. 

 

Segundo a recente pesquisa realizada pelo Hubspot, cerca de 46% dos funcionários de farmácias entrevistados afirmaram que não possuem tempo suficiente em uma jornada diária de trabalho. Já 16% deles disseram que encontram dificuldade de priorizar atendimentos. Sendo assim, o bot traz mais agilidade e desafoga os colaboradores.

 

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura deste conteúdo que preparamos. Nele você vai entender a importância e os muitos benefícios dos chatbots para farmácias.

Chatbots e o atendimento em farmácias

Chatbot mexendo no celular

Como você sabe, os chatbots são softwares totalmente interativos. Muitos possuem Inteligência Artificial e PLN ( Processamento de Linguagem Natural) que podem funcionar  a partir de mensagens de texto ou comandos de voz. Eles possuem grande capacidade de interação com os clientes, desenvolvendo diálogos coerentes, além de decodificar qualquer tipo de mensagem transmitida pelos consumidores. 

 

Pois esses robôs inteligentes estão sendo bastante utilizados na indústria farmacêutica, sobretudo no atendimento em farmácias. Eles ajudam na economia de tempo, reduzem custos operacionais e engajamento com os clientes. E tudo isso está ligado em um atendimento mais rápido e eficiente, gerando maior satisfação do público. Sem falar que o atendimento funciona todos os dias a qualquer hora, como uma farmácia 24 horas. 

 

Portanto, um chatbot com inteligência artificial para farmácias desenvolve as seguintes aplicações:

  • solucionar dúvidas frequentes dos clientes em respostas inteligentes
  • recolher dados básicos dos clientes
  • dar informações sobre medicamentos
  • receber e enviar arquivos em PDF, vídeos entre outros

 

Essas funções resultam em captação de leads, ou seja, de possíveis clientes.

Vantagens proporcionadas aos clientes

E os benefícios proporcionados pelos bots nas farmácias não param por aí. Eles também proporcionam resultados que auxiliam e dão uma espécie de suporte aos clientes. 

 

  • Recolher as avaliações dos clientes: Todos os clientes da farmácia podem deixar avaliações sobre a loja e verificar outras avaliações no chatbot. Isso é importante para a equipe analisar o trabalho e identificar pontos que precisam ser melhorados. 
  • Alerta da falta de medicamento: O chatbot envia alertas com os medicamentos em falta. O recurso também ajuda as equipes que podem contar a quantidade de remédios com a ajuda do bot. 
  • Encomenda de medicamentos: Através desse recurso, o cliente pode enviar a receita médica e a partir dela encaminhar o pedido. O pagamento também pode ser feito online. 

Atendimento mais rápido e facilitado

Outro grande benefício dos chatbots para farmácias, é a questão da facilidade  que proporciona para os clientes entrarem em contato. 

 

Os consumidores podem, simplesmente, apertar um botão call to action no site da drogaria,app ou em algum anúncio publicado e pronto, uma conversa pode ser iniciada com o chatbot que poderá tirar dúvidas e realizar vendas. 

Whatsapp para farmácias

Farmacêutico, em uma farmácia, mexendo no celular

Sem dúvidas o WhatsApp é uma das ferramentas mais poderosas para aumentar vendas e proporcionar suporte aos clientes, como as ações citadas acima. Com a estimativa de mais de 120 milhões de usuários ativos no Brasil, não é à toa que o aplicativo se tornou o mais popular para as estratégias das empresas. E para as farmácias não é diferente. 

 

No entanto,  ao contrário de outros setores, para as farmácias o app ainda é restrito em alguns recursos no que diz respeito a vendas. 

 

As restrições do whatsapp para farmácias

Primeiro vamos contextualizar um pouco essa situação. Tudo começou em  2019 , quando o WhatsApp bloqueou inúmeras contas de farmácias no app e se envolveu num processo jurídico por isso. 

 

Desde o dia 27 de janeiro de 2021, o API para algumas empresas farmacêuticas foi liberado pela plataforma. Entretanto, restrições foram estabelecidas de acordo com o uso comercial do app. 

 

A justificativa do bloqueio foi que os negócios farmacêuticos  não estavam de acordo com a política do whatsapp business, que estabelece: As empresas não podem vender e nem promover a venda de drogas ilegais, recreativas ou sujeitas a prescrição médica. 

 

Conforme a política do WhatsApp Business, outra categoria que não pode ser comercializada  pelo app entram na categoria “produtos médicos e de saúde”, que embora não sejam medicamentos, estão presentes nos catálogos de farmácias como: curativos, lentes de contato, termômetros, kits primeiros socorros e para exames médicos.

E como o whatsapp pode ser utilizado pelas drogarias?

Como você pode entender os tópicos acima, os chatbots prestam serviços essenciais no auxílio de atendimento e suporte aos clientes, fazendo, inclusive, a captação de leads. Essas ações, grande parte das vezes, ocorrem por whatsapp. 

 

Além desse suporte, as farmácias podem utilizar a plataforma para emitir alertas de avisos, informações e venda de serviços, mas não de produtos. 

Tecnologia inbot

Para você ter o resultado esperado do serviço de um chatbot, incluindo no atendimento em farmácias, é preciso que o robô seja equipado com a mais alta tecnologia, assim como os nossos.

 

A inbot possui credibilidade no mercado de chatbots, planejando assistentes virtuais com a mais moderna tecnologia encontrada no mercado. 

 

Com os nossos chatbots totalmente personalizados e dotados de IA, você irá proporcionar aos seus clientes, independente do segmento de seu negócio, uma experiência conversacional diferenciada, inteligente e muito mais humanizada.  

 

Por essas razões que os números comprovam o sucesso de nossos chatbots. Dentre os indicadores da Inbot estão: mais de 70% de retenção e 35% de conversão, além de 60% de retenção de TMA  e NPS de 92%. Alguns índices que comprovam o nosso trabalho de excelência. 

 

Tem uma farmácia e está pensando em ter um chatbot para auxiliar no serviço? Entre em contato conosco , fale com um de nossos especialistas e conheça nossas soluções. 

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