Chatbot para WhatsApp: o que é, como funciona e como criar um
ilustraçao de um homem sentado no chão e atrás há um chatbot de whatsapp gigante falando com ele

Imagina todos os benefícios dos chatbots aliados à praticidade, alcance e agilidade proporcionados pelo WhatsApp? Essa integração é uma realidade que pode muito bem chegar até a sua empresa. Sendo assim, é hora de conversarmos sobre o chatbot para WhatsApp.

O aplicativo de mensagens é um dos mais utilizados pelos brasileiros. São cerca de 108,4 milhões de usuários no país atualmente. Segundo pesquisa da Opinion Box, 76% dessas pessoas se comunicam com as marcas através do aplicativo. 

Nesse sentido, o chatbot para WhatsApp se transformou em uma excelente ferramenta que gera inúmeras oportunidades de negócios para empresas de todos os portes e setores. 

Os bots inteligentes proporcionam mais agilidade no atendimento, melhorando a experiência de compra do cliente. Outro motivo relevante é a ferramenta WhatsApp Business API, que permite às empresas escalarem o atendimento pelo mensageiro por meio de integração com plataformas digitais de atendimento. Isso traz automação para os processos de trabalho

Continue a leitura deste artigo e entenda mais o importante papel de um chatbot para WhatsApp em sua empresa, no sentido de alavancar os resultados e proporcionar automação aos atendimentos aos clientes e auxiliar no gerenciamento da sua equipe.

O que é um chatbot para WhatsApp?

Homem negro mexendo em um celular

À medida que a tecnologia foi avançando, novos canais de comunicação surgiram e os consumidores começaram a se acostumar a entrar em contato com as marcas através dessas plataformas mais rápidas. Uma delas é, justamente, o chatbot para WhatsApp.

Não dá para negar que o WhatsApp se tornou um meio de comunicação recorrente em nossas vidas. Em algum momento do dia ou em boa parte dele, fazemos uso do WhatsApp para estabelecermos diálogos cotidianos ou comerciais, até porque, é fato que o app é uma rede social acessível e intuitiva. 

Com possibilidade de linguagem simples e objetiva, assim como as novas tendências tecnológicas, o app colabora para a aproximação entre empresa e cliente, do mesmo modo entre os setores de uma marca.

As conversas realizadas por e-mail ou chamada telefônica que demoravam tempo suficiente para deixar o consumidor impaciente ou que tornavam lentos determinados processos de uma empresa, abrem espaço para o dinamismo das mensagens instantâneas via WhatsApp.

E a evolução não para por aí, pois as tecnologias nos presentearam com mais avanços, como a Inteligência Artificial (IA), que torna os chatbots para o WhatsApp possíveis e indispensáveis para o sucesso do seu negócio.

Esses inteligentes assistentes virtuais vão atuar no WhatsApp Business API, uma das versões do famoso aplicativo voltada especificamente para empresas, com a intenção de promover uma relação cada vez melhor com o cliente, e assim, fortalecer vínculos.

Tanto empresas quanto clientes começaram a enxergar muitas vantagens como: atendimento mais ágil, seguro e até mesmo personalizado, gerando maior taxa de engajamento.

Prova disso são pesquisas apontando que o atendimento pelo WhatsApp reduz em até 30% o tempo de resolução de problemas dos clientes. Além disso, 99% dos brasileiros possuem o app no smartphone e, como citamos anteriormente, mais de 70% utilizam o WhatsApp para se comunicar com as marcas. 

Portanto, a partir das análises positivas, faz algum tempo que grande parte das organizações não dispensa o chatbot para WhatsApp no planejamento estratégico

Atualizada com toda essa inovação e preparada com uma equipe profissional de especialistas, a InBot é referência na criação de bots incríveis, com estas e outras diversas funcionalidades.

O que é o WhatsApp Business API?

Antes de entrarmos no API, precisamos fazer uma breve explicação sobre Whatsapp Business, para compreendermos a diferença entre as duas ferramentas.

 A versão  Business somente foi desenvolvida para as pequenas companhias, possibilitando que o pequeno empresário tenha comunicação mais direta com clientes e empresas.

Nessa versão, as solicitações precisam ser respondidas uma a uma, fato que traz dificuldade para grandes e médias empresas. A ferramenta só permite que a programação de alertas de horários seja feita de maneira automática e que seja feita por apenas uma pessoa. 

Já o WhatsApp Business API, desenvolvido em 2018,  é uma solução voltada para empresas de médio e grande porte com alto volume de atendimentos. Ela  permite a integração do WhatsApp com outras plataformas digitais, automatizando conversas e tornando o atendimento automatizado e mais eficaz. 

A ferramenta resolve um problema de escalabilidade e possibilita que um chatbot seja integrado ao WhatsApp. Dessa maneira, muitos atendentes podem realizar o serviço em um único número,  proporcionando atendimento de vários clientes simultaneamente. 

Outro ponto importante é a permissão, através da ferramenta, de colocar um número fixo de atendimento, até mesmo o tradicional 0800. Isso gera mais credibilidade e confiança por parte dos consumidores. Vale ressaltar também que o WhatsApp Business API permite que você coloque informações relevantes sobre a empresa como e-mail,  contato nas redes sociais e endereço físico. 

A função de integração do WhatsApp Business API

A integração é a principal função do WhatsApp Business API. É através dela que o aplicativo consegue incorporar a outros softwares, chatbots e programas de muitos tipos. 

É a partir dessa integração, inclusive, que é possível a automatização das mensagens e , por consequência, melhorar o atendimento e otimizar tempo. Esses são dois fatores que melhoram os resultados, alavancam as vendas e geram mais lucro aos negócios. Tudo por conta de um atendimento ágil e a construção de relacionamentos. 

Além disso, com esse serviço, você pode enviar notificações que não sejam promocionais ou de cobrança apenas cadastrados em uma base. Isso pode trazer inúmeras novas oportunidades. 

Como posso obter uma conta no WhatsApp Business API?

Para ter uma conta no API é necessário buscar algum provedor de soluções em negócios globais para a comunicação com clientes, os chamados Solutions Providers.

Essas empresas vão desenvolver legalmente a ferramenta para a sua empresa. Elas são especializadas no trabalho de disponibilizar toda infraestrutura necessária para fazer com que os canais funcionem como redes e servidores.

Como ter um Chatbot WhatsApp no gerenciamento do atendimento do seu negócio?

Mulher branca sorrindo sentada em um sofá com um notebook no colo

Um chatbot WhatsApp em sua empresa é capaz de gerenciar a comunicação com os  interessados em seus produtos ou serviços, de modo prático, eficiente e inteligente, mantendo a fluidez e a simpatia de um diálogo humanizado e coerente.

Como gerenciador de WhatsApp, um bot precisa contar com Processamento de Linguagem Natural para conseguir executar jornadas conversacionais conectadas com o que o usuário busca.

Havendo um gerenciamento bem desenvolvido, o resultado é mais clientes fidelizados e a conquista de novos. Internamente, também pode contribuir para a otimização de processos que potencializam o trabalho da sua equipe de colaboradores humanos.

Como um Chatbot para WhatsApp pode favorecer a relação da empresa com seus clientes?

Não se pode negar que o consumidor ama quando tem seus interesses atendidos com agilidade, praticidade e comodidade. São aspectos que cativam o cliente. E como já conversamos, é comprovado o quanto eles já utilizam o WhatsApp para se comunicar, interagir e fazer negócios.

Sendo um espaço virtual no qual os leads já estão habituados e se sentem à vontade, introduzir sua empresa nessa plataforma, a deixa ainda mais próxima das pessoas e em evidência na sua área de atuação.

Com assistentes virtuais, o seu atendimento via WhatsApp proporciona aos seus clientes a facilidade de conversar no momento que quiserem, e prontamente serem respondidos, estabelecendo uma interação que busca familiaridade no app pessoal deles, já que os chatbots com IA são capazes de aprender de forma contínua e se adaptam ao contexto conversacional.

O consumidor terá um diálogo de qualidade independente do horário que escolher para resolver suas dúvidas. E de modo ágil, pois as respostas serão enviadas logo após as primeiras mensagens. 

Um bot inteligente no app de mensagens queridinho do momento, estreita laços com a empresa e consolida um relacionamento com o cliente.

Benefícios de utilizar chatbot para WhatsApp

Neste tópico, listamos algumas vantagens que você terá com a automatização de atendimentos por meio do bot para WhatsApp. 

Mais economia

O chatbot inteligente no WhatsApp consegue solucionar problemas e dúvidas dos clientes em tempo ágil, sem precisar de ajuda de um colaborador humano. Isso quer dizer que você pode economizar tendo uma equipe menor de funcionários. 

Redução do tempo de atendimento

Os chatbots proporcionam rapidez e segurança. Garantindo um tempo menor de espera dos consumidores e reduzem as filas de atendimento, isso porque conseguem resolver muitas demandas ao mesmo tempo. 

Auxílio na geração de leads

A geração de leads é fundamental para o processo de vendas e na potencialização de resultados de qualquer empresa. Um chatbot, durante a conversa com o cliente, pode pegar todas as informações necessárias para a sua equipe precisar para qualificar um lead. 

Personalização do bot

Você pode personalizar o chatbot criando uma personagem que demonstre a linguagem e a identidade de sua marca. Assim, a comunicação e o engajamento com o seu público será mais personalizada e, por consequência, melhor. 

E as vantagens do gerenciamento dos chatbots Whatsapp para a equipe humana da empresa?

Mulher branca segura e observa um celular em sua mão.

Um dos vários benefícios de se ter um gerenciamento de mensagens através de chatbots para WhatsApp é o filtro nos atendimentos, porque, se eles não concluírem sozinhos as demandas dos clientes, conseguem organizar, gerenciar e enviar para uma equipe humana apenas os suportes mais complexos e específicos. 

Essa funcionalidade proporciona agilidade na resolução das atividades setoriais de uma empresa.

Outro ponto positivo é a flexibilidade dada ao desenvolvimento do trabalho dos colaboradores que podem desempenhar suas funções remotamente, já que o número da empresa não fica restrito apenas a um dispositivo.

Ou seja, o mesmo app pode ser acessado para atender diversos serviços, o que também potencializa a credibilidade, passando confiança ao cliente que faz uso de um único número para entrar em contato com a empresa. 

Com a dinamização e otimização dos processos, a equipe humana pode apresentar uma melhor performance no desempenho de suas funções, levando em consideração que essas tecnologias permitem a diminuição no volume de trabalho e favorecem maior atenção nas atividades que necessitam.

Como a InBot pode ajudar você e sua empresa?

Desenvolvemos seu chatbot e integramos ele ao seu WhatsApp oferecendo melhorias significativas no atendimento ao cliente e no gerenciamento da sua equipe.

Nossas soluções em chatbots com IA proporcionam experiências conversacionais humanizadas, com mais de 95% de precisão em conversas abertas e fluidas. Com a tecnologia InBot, seu bot alcança usuários em multicanais digitais e pode ser integrado às mais diversas plataformas do mercado.

A melhoria contínua é um de nossos maiores diferenciais. Nosso time de inteligência estuda os dados captados durante as conversas do seu bot com os usuários e, a partir daí, consegue criar relatórios focados em resultados, além de transformar todas as informações em insights poderosos.

O planejamento das jornadas, personalidade e tudo o que cerca o desenvolvimento do seu assistente virtual acontece após mapearmos juntos seus objetivos e necessidades, e definir os KPIs e ROI.

Mesmo após finalizado, seu bot recebe curadoria de conteúdo e usabilidade diária, o que garante mais precisão, oportunidade de evolução e rápida adaptação a mudanças e novos cenários de comportamento.

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