Veja como um chatbot pode ajudar o RH e a comunicação interna da sua empresa

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

Você já deve saber que os assistentes virtuais ajudam as empresas em diversos setores, principalmente em diversos canais do SAC, mas eles não se limitam a isso. A própria comunicação interna pode ser beneficiada com o chatbot para RH.

O uso dos assistentes virtuais vem se tornando cada vez mais popular. À medida que a tecnologia avança, as empresas vão descobrindo as vantagens de incorporá-los às operações diárias. O chatbot para RH foi criado justamente para isso.

Preocupada sempre em explicar para vocês todas as funcionalidades desta tecnologia, a InBot preparou este artigo específico sobre o uso do chatbot para RH. Acompanhe a leitura!

O que é chatbot para RH?

Um chatbot é uma ferramenta conversacional que gerencia conversas entre robôs e pessoas. Este software é uma inteligência artificial que utiliza técnicas de machine learning. Através disso, o assistente virtual é capaz de simular conversas como um ser humano.

Aqui na Inbot, os chatbots utilizam também Processamento de Linguagem Natural (PLN). Isso possibilita uma conversa muito mais fluida e natural, muito diferente das URA’s que existem no mercado.

Sendo assim, o chatbot para RH é um assistente virtual especializado para a comunicação interna da empresa, interligando e interagindo com diversos setores da organização.

Quais as finalidades de um chatbot de RH?

Homem branco comemorando enquanto olha para a tela de um celular.

Um assistente virtual específico para RH pode atender diversas finalidades dentro de uma empresa, construindo uma relação muito eficiente entre os setores. Separamos alguns exemplos para você.

Recrutamento

O RH não se comunica apenas com os funcionários da empresa, mas também com os futuros membros da organização. Um chatbot pode desempenhar diversas funções dentro do processo de seleção e recrutamento. 

  • Recrutamento ativo de profissionais específicos;
  • Triagem entre profissionais interessados em vagas;
  • Marcação de entrevistas de acordo com a agenda dos recrutadores;
  • Elucidar dúvidas de candidatos sobre o processo de seleção;
  • Realizar entrevistas sem exercer pré-julgamentos;
  • Aplicar testes aos concorrentes;
  • Enviar feedbacks do processo seletivo aos candidatos.

São diversas as utilizações de um chatbot para RH no recrutamento. Todas estas tarefas podem ser retiradas dos ombros dos recrutadores, agilizando o processo seletivo como um todo.

Onboarding

Um chatbot pode auxiliar também no processo seguinte ao recrutamento: o onboarding do novo funcionário. O assistente virtual pode fornecer ao profissional diversas informações:

  • Objetivo da empresa ao contratá-lo;
  • Benefícios que a empresa oferece;
  • Função específica do profissional na empresa;
  • Tarefas que ele realizará;
  • Contatos de diferentes setores da empresa;
  • Cultura da empresa;
  • Oportunidades de crescimento profissional interno.

O chatbot não irá dominar por completo este processo de onboarding, mas pode ajudar muito na adaptação do novo colaborador.

Comunicação interna

O RH exerce funções operacionais dentro de uma organização. O chatbot pode ser o elo de ligação entre um funcionário e o setor. Ele pode ser programado para responder questionamentos internos e procedimentos ligados ao RH.

O setor de Recursos Humanos também é responsável por enviar atualizações e novidades da empresa para seus colaboradores. Mensagens da diretoria, convites para eventos profissionais ou até mesmo confraternizações entre funcionários. 

O chatbot pode assumir a função do disparo dessas mensagens, mantendo a equipe informada, melhorando a comunicação interna da empresa.

Treinamentos

O treinamento dos funcionários é parte fundamental para uma empresa nos dias de hoje. O mercado de trabalho valoriza muito a aprendizagem contínua. 

Os chatbots podem auxiliar nos treinamentos como fontes de conteúdo e aplicadores de testes dos conhecimentos adquiridos pelos colaboradores. 

Canal de escuta

Outra função que pode ser desempenhada pelos chatbots é o de canal de escuta. A proteção e bem-estar dos funcionários deve ser prioridade para as empresas no mundo atual.

Pensando nisso, as organizações podem disponibilizar canais de comunicação utilizando chatbots onde os colaboradores podem se sentir mais seguros para contatar o RH para denunciar casos de assédio, ajudando a transformar a empresa em ambientes mais seguros e agradáveis.

Questões burocráticas

É possível treinar os chatbots para lidar com questões burocráticas também. Auxiliar nas dúvidas dos funcionários sobre diversos assuntos.

  • Solicitação de férias;
  • Política da empresa;
  • Folha de pagamento;
  • Benefícios.

Assuntos que certamente tomariam tempo do RH, poderiam ser resolvidos rapidamente.

Benefícios de usar um chatbot para RH

Falamos sobre as diversas funções que um chatbot de RH pode exercer, agora vamos expor quais seriam os benefícios de implementar um assistente virtual.

Agiliza a rotina

Automatizar diversos processos do setor de RH com o uso de chatbots oferece agilidade à rotina da sua empresa. Deixando os funcionários responsáveis pelos Recursos Humanos com menos tarefas no dia a dia.

Os próprios colaboradores de outros setores também teriam a sua rotina agilizada. Dúvidas, processos, informações, tudo seria resolvido rapidamente com a utilização de assistentes virtuais.

Portanto, uma empresa que pretende otimizar sua gestão e seus processos, precisa de um chatbot para RH.

Maior produtividade

Anteriormente citamos a resolução de questões burocráticas, acima citamos a agilidade na rotina diária. Quando essas situações são superadas, o RH pode focar em resolver temas mais complexos e importantes para a empresa.

Um setor de RH mais produtivo poderá focar em ações estratégicas que beneficiem a empresa e seus funcionários. E por outro lado, os colaboradores de outros setores não terão sua produtividade afetada ao precisar questionar o RH sobre demandas simples. 

O chatbot resolverá tudo rapidamente.

Redução de custos

A implementação do chatbot propicia que a empresa reduza custos em duas frentes. A primeira no próprio setor de RH. Com o assistente virtual é possível ter uma equipe mais enxuta e qualificada.

A segunda, nos custos do recrutamento, pois o chatbot pode propiciar uma análise de candidatos muito produtiva, focando nos melhores profissionais. Algo parecido com o que os head hunters fazem sem precisar contratá-los. 

Cases de sucesso da Inbot

Ilustração dos chatbots para RH da empresa Raizen, Bia e Raí

Desde 2001, a Inbot desenvolve o que há de melhor em Assistentes Virtuais. Temos diversos cases de sucesso, entre eles os chatbots de RH e comunicação interna Raí e Bia criados juntamente com a nossa parceira Raizen. Vamos conhecer um pouco mais deles?

Raí

Ele fala sobre benefícios e temas de RH de forma natural (linguagem comum), mostra cards com opções que sugerem conteúdo, apresenta vídeos e mídias. Entre as funções que ele exerce estão:

  • O acompanhamento do processo seletivo da Raizen;
  • Suporte aos candidatos com informações do processo de seleção; 
  • Possui jornada de “Boas-Vindas” para novos colaboradores; 
  • Orientar os recém-contratados sobre a empresa e os processos internos;
  • Tirar dúvidas gerais levando em conta o polo e a área de atuação do colaborador.

Bia

Ela atende os usuários no Centro de Serviços Compartilhados (CSC) tirando dúvidas, abrindo solicitações e executando processos automatizados. A Bia conversa sobre questões cotidianas com personalidade própria e humor, é tão carismática, inteligente e inovadora, que em 2020 foi considerada a melhor assistente virtual de suporte no Troféu HDI Brasil. Entre os feitos da Bia estão:

  • Mais de 17 mil respostas;
  • Atende 5 empresas do grupo;
  • Executa 70 serviços diferentes, com integrações sistêmicas;
  • Houve uma redução de até 25% dos serviços com relação às interações antes feitas por humanos, na Central de Atendimento do CSC da Raízen;
  • Atende diversos chamados de diferentes assuntos todos os dias

Sua empresa não pode ficar sem um chatbot. Entre em contato conosco e agende uma reunião! 

Para saber mais sobre o mundo dos chatbots, como eles funcionam e os seus benefícios, entre em nosso blog e leia diversos artigos sobre o tema!

Compartilhe

Newsletter

Receba informações sobre o mundo dos chatbots, inteligência artificial e tecnologia em seu e-mail:

Mulher estudando em um notebook e um chatbot atrás com um chapéu de professor

Chatbots para universidades: como a tecnologia pode auxiliar o ensino e a educação

Faz algum tempo que a tecnologia dos bots contribui bastante…
Ilustração do chatbot de RH da empresa Raizen, a Bia.

Veja como um chatbot pode ajudar o RH e a comunicação interna da sua empresa

Descubra neste artigo como essa tecnologia pode beneficiar sua empresa e veja dois exemplos de sucesso de chatbot para RH no Brasil.