Como os chatbots podem melhorar a experiência do consumidor
Ilustração de chatbot com pacotes de compras

Não é novidade que para melhorar a experiência do consumidor, muitas empresas passam a investir em um chatbot. Diante de tanta concorrência e clientes exigentes, os robôs possuem a capacidade de oferecer um atendimento ágil, simultâneo e até mesmo humanizado. Portanto, não é à toa que os bots estão ganhando cada vez mais espaço no mundo corporativo e transformando a comunicação entre marcas e clientes. 

 

Conforme os dados do último levantamento feito pelo Ecossistema Brasileiro de Bots,  o número de chatbots criados no Brasil triplicou. Foram 61 mil bots desenvolvidos até o fim de 2020 , contra 17 mil divulgados na edição anterior do estudo. 

 

Mas afinal de contas: quais são as características dos chatbots que trazem inúmeras vantagens às empresas, auxiliando tanto na melhora da experiência de compra do consumidor?  Essas respostas você vai encontrar neste artigo que preparamos. Continue a leitura e saiba mais. 

O que são os chatbots?

Primeiro, é essencial entender que os chatbots são softwares interativos, de mensagens, que simulam a fala humana. Muitos deles são equipados com IA (Inteligência Artificial) que  operam por comando de voz ou mensagens de texto, conseguindo manter diálogos coerentes e dessa forma prestar atendimento eficaz ao cliente.

 

Vale ressaltar que, para obter todo esse potencial dos bots, é necessário que você compartilhe uma base de conhecimentos com os robôs. Isso porque, é justamente com essa gama de informações, que os chatbots poderão desempenhar as funções da melhor maneira possível e desejada. 

 

Além da base de dados inserida, o PLN (Processamento de Linguagem Natural) e IA são fundamentais para a interação mais humanizada. Assim, com o auxílio dessas tecnologias, o bot será capaz de decodificar mensagens de voz ou áudio. 

Chatbots para empresas

Como citamos anteriormente, os chatbots ganharam espaço no mundo corporativo e atualmente fazem parte do planejamento estratégico para muitas organizações. Eles ajudam com um atendimento eficiente e mais ágil,  que sempre é uma das principais críticas dos consumidores. 

 

Segundo a pesquisa realizada pela Forrest, empresa norte-americana que é referência na atuação de melhorar a experiência de compra dos clientes, 73% dos entrevistados afirmam que ter o seu tempo valorizado é um dos bons diferenciais que uma marca pode ter.  Ainda conforme o mesmo estudo, 53% dos clientes ficam inclinados a desistir da compra quando não encontram respostas rápidas para as suas questões. 

 

Já os dados divulgados pela Hubspot, dão conta de que 71% das pessoas gostariam de usar aplicativos de mensagens para pedir ajuda e ter o problema resolvido rapidamente. 

 

Todos esses números comprovam que a otimização de tempo no atendimento, em conjunto com a eficiência de apresentar soluções às dúvidas com agilidade se tornou essencial. E nesse cenário, os chatbots chegam para ajudar empresas e consumidores. 

 

Agora Veja algumas vantagens que os  chatbots podem proporcionar  para a sua organização e seus clientes.

 

Agilidade no atendimento

Como mencionamos antes, hoje em dia os clientes esperam ser atendidos o quanto antes. E, sem dúvidas, essa é uma das principais vantagens dos bots. Eles tendem a ser rápidos, diretos e dinâmicos. Conseguem automação no atendimento , gerando satisfação do consumidor.

Atendimento em diferentes canais

Os chatbots podem prestar serviço em múltiplos canais, o que também facilita a prospecção de clientes. Outro fator, é que atendendo em diversos canais, o cliente não precisa repetir os dados básicos quando for atendido em outra plataforma. Isso torna o atendimento mais dinâmico. 

Disponibilidade a qualquer hora do dia 

Isso mesmo: os chatbots estão sempre prontos para atender a demandas dos consumidores, não importando o dia da semana ou horário. Pode ser através do Instagram, Facebook ou Whatsapp. Sempre terá um bot preparado para tirar as dúvidas dos clientes.

Atendimento humanizado

O atendimento por um chatbot não precisa ser uma comunicação distante. Afinal de contas, os bots com IA podem ser instruídos para terem diálogos naturais e coerentes. Além disso, podem ter nome, opiniões e dar dicas de produtos, tornando-o mais agradável e carismático.

Chatbots e as datas especiais do comércio

Muito por conta dos benefícios que citamos no tópico acima, diversas empresas decidiram investir em chatbot visando, em um primeiro momento, datas em que as demandas mais que triplicam. Exemplos disso são o Dia do Consumidor e a Black Friday. 

 

Nesses dias importantes para o comércio e de muito movimento, seja em lojas físicas ou e-commerces, os bots são essenciais para diminuir a fila de clientes, através de atendimento simultâneo.  

 

Sendo assim, o bot consegue  liberar parte da demanda dos atendentes humanos para que eles consigam se concentrar em outras atividades mais complexas. A produtividade da equipe aumenta, ainda mais nessas datas mais movimentadas. 

 

Até porque, um robô não necessita de descanso e é capaz de atender os consumidores de forma personalizada, de acordo com a necessidade de sua empresa, em qualquer momento do dia ou da noite. 

Tecnologia Inbot

Sempre é bom destacar que é fundamental procurar uma empresa especializada e de credibilidade para o desenvolvimento do chatbot. É um investimento com o objetivo de ajudar a alavancar as vendas e possibilitar melhor experiência aos consumidores.

 

A inbot está consolidada no mercado desde 2001 e desenvolve o que há de mais tecnológico em chatbots. Grandes empresas, de variados setores,  utilizam os bots desenvolvidos pela Inbot para potencializar as vendas. 

 

Os chatbots da Inbot são feitos sob medida. Ou seja, são personalizados de acordo com a linguagem e o público da marca. Também são equipados de IA e PLN, fazendo com que tenham a capacidade de estabelecer diálogos mais  humanizados com os clientes. 

 

Além disso,  conseguem reconhecer e interpretar linguagem de texto ou voz. Possuem uma capacidade de aprendizado e desenvolvimento  surpreendente, a partir do histórico de uso. 

 

Gostou de saber como os chatbots podem ajudar na melhor experiência dos consumidores e, consequentemente, sua empresa?  Se está com projeto de investir em chatbot, entre em contato conosco, fale com um de nossos especialistas e conheça nossas soluções para o seu negócio. 

 

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