Chatbot & CRM: Benefícios e Aprenda a fazer a integração com a Inbot
Imagem de um chatbot na tela do smartphone

A integração entre chatbot e CRM( Customer Relationship Management) é uma das boas alternativas para tornar a comunicação com maior eficiência. Através desse recurso, é possível realizar um atendimento mais personalizado, otimizar de maneira significativa os resultados de sua empresa e reduzir bastante o investimento em recursos humanos. 

 

 Os chatbots são sistemas de softwares intuitivos, programados para interagir com os clientes semelhantes à forma humana, a partir de IA (inteligência Artificial) e PLN (Programação de Linguagem natural). Já o CRM é um conjunto de métodos e tecnologias que oferecem atendimento próximo para os clientes, com o objetivo de oferecer experiências diferenciadas.  

 

Portanto, neste post, vamos te explicar como integrar CRM e chatbot e quais os benefícios que a união dessas duas tecnologias pode trazer ao seu negócio. Continue a leitura. 

 

O que é CRM?

O CRM é um poderoso recurso que permite a automatização e organização de processos, além da coleta de dados relevantes que servem como guia para as tomadas de decisões da equipe de vendas. 

 

Em outras palavras, trata-se de um software de gestão onde fica registrado todo o histórico de relacionamento com os clientes e potenciais. Através desses recursos, ajuda na elaboração das estratégias que devem ser adotadas para melhor resultados. 

 

O que é CRM estratégico?

Dentre os tipos de CRM,  podemos dizer que o estratégico é a base de tudo. Busca fornecer informações mais estratégicas para os outros modelos. O CRM estratégico tem uma visão macro sobre o negócio e , dessa forma, é capaz de elaborar estratégias para alcançar mais rapidamente as metas da empresa. 

 

A partir da base de dados, consegue prever as necessidades dos clientes e traçar um norte para a eficiência e cumprimento de objetivos. 

 

No entanto, é necessário muito investimento humano para desenvolver as operações do CRM, principalmente a coleta de dados que deve ser realizada manualmente e depois executar  as ações planejadas a partir deles. 

 

Como CRM e chatbots podem se relacionar?

Você pôde ver no tópico acima, o CRM exige bastante investimento humano para que o sistema funcione com total eficiência. Sendo assim, como uma pessoa não dá conta de interagir com muitos usuários ao mesmo tempo, a solução acaba sendo alocá-los em grandes grupos, colocando em xeque a comunicação personalizada. 

 

No entanto, esse problema pode ser superado com a utilização de um chatbot. Assim, com essa integração, é possível tornar a comunicação fique mais personalizada Isso porque, não há um limite de clientes que o bot é capaz de atender,  podendo gerar grande impulsionamento de vendas.

 

Por isso  também que CRM e chatbot são capazes de qualificar leads. Permitem que, a partir de diálogos, as informações relevantes sejam armazenadas de forma automática. Além disso, o bot já elimina grande parte dessa etapa, com mais velocidade e  poupando trabalho manual. 

 

Funcionalidades dos chatbots que ajudam no CRM

Você sabe que os chatbots possuem uma gama de funcionalidades que proporcionam muitos benefícios às empresas. Entretanto, algumas dessas funções se destacam quando o assunto é ajudar na estratégia das organizações junto ao CRM. Veja a lista abaixo. 

Inteligência Artificial

Muito mais do que softwares programados, os chatbots podem ter inteligência similar a de um humano durante o atendimento.. Com  o recurso de CRM integrado aos chatbots, os assistentes virtuais são capazes de registrar oportunidades, leads e vendas, para manter uma melhor gestão. 

Processamento de Linguagem Natural 

Além das tecnologias de  inteligência artificial, outro recurso importante para auxiliar na estratégia de CRM é o PLN (Processamento de Linguagem Natural). Com ele, o chatbot consegue processar e compreender as mensagens enviadas pelos consumidores, não importando o grau de complexidade. 

Pré-definição

Pré-definir as configurações do chatbot é importante para personalizar a comunicação entre marca e público alvo. Com um bom planejamento, é criado um bot com personalidade , intenções e diálogos coerentes. Um verdadeiro assistente. Em outras palavras, é desenvolvido  todo um sistema personalizado que seja eficaz nos atendimentos. Os chatbots podem ser programados para aprender através de interações e , assim, criando uma base de dados mais inteligente.

 

Quais os benefícios de fazer a integração entre chatbot e CRM

Fazer a integração de CRM e chatbot pode trazer muitas vantagens para alcançar os resultados como: 

  • captar e qualificar leads
  • comunicação mais personalizada e escalável
  • registro de oportunidades de negócios
  • gerar um fluxo de informações sobre os usuários
  • atendimento mais ágil e assertivo
  • economia de custo
  • processos automatizados

Como fazer a união entre chatbot e CRM?

Agora que você já sabe que essas duas plataformas podem se conectar e proporcionar eficiência, vamos te explicar como podemos fazer essa integração.

 

Para isso, o sistema Inbot é integrado com a ferramenta de atendimento Inchat. Ela funciona de maneira online e os clientes podem ser atendidos pelo chatbot ou falar com algum atendente humano, somente nas situações em que o bot ainda não foi treinado. A integração entre Inbot e Inchat, dá a possibilidade de consolidar as informações em uma única experiência e base de dados

Como funciona a integração

A Inbot possui uma lista de CRMs parceiros para fazer integração com os chatbots. Ou ,se o cliente preferir, essa integração pode ser com algum CRM de sua escolha. 

 

 Na integração entre Inbot e algum CRM,  a conversa pode começar por um chatbot, passar para um humano e voltar para o bot sem quebrar a jornada do cliente, fazendo com que a IA faça a parte mecânica dos atendimentos. 

 

Além disso, é possível criar muitos níveis de acesso e obter relatórios de toda a conversa que podem ser exportados depois. A plataforma também permite que um atendente fale com muitos usuários simultaneamente ou transferir algum atendimento sem sair da mesma janela. No final, pode ser utilizado um filtro para gerar relatórios com os itens programados.

 

Os demais recursos da integração são: alerta à ociosidade de atendimentos para os atendentes, pesquisa de satisfação separadas para chatbots e humanos e a troca de mensagens dos clientes em áudio, texto, vídeo ou imagens para atendentes humanos ou chatbots.

 

E aí, curtiu o conteúdo?Para Integrar de forma eficiente seu chatbot com o CRM, entre em contato conosco, dê esse upgrade no relacionamento com seus clientes e faça com que seu negócio se desenvolva ainda mais. 

 

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