Chatbot para Call Center: Otimize seu atendimento
Chatbot dentro de um balãozinho de conversa, usando um microfone de call center, em um fundo branco

Novas soluções para atender melhor o cliente é o objetivo de muitas empresas que desejam alavancar resultados em um mercado cada vez mais competitivo. O chatbot para call center, diante desse cenário, é uma ferramenta que está ganhando espaço e sendo implementada nas corporações. 

Os bots inteligentes complementam o trabalho dos funcionários e trazem agilidade ao atendimento, sem prejudicar a qualidade do trabalho. Também reduzem custos estruturais e em recursos humanos. 

Quer saber mais sobre o assunto? A partir desse artigo, você vai entender as vantagens do chatbot para call center e como implementar essa tecnologia em sua empresa para otimizar o atendimento e melhorar a satisfação dos clientes. Fique conosco e continue a leitura.  

O que é chatbot para call center?

Antes de entrarmos no assunto, é preciso entender que um chatbot se resume em um software programado e com grande capacidade de interação. A partir da IA (Inteligência Artificial) em conjunto com a tecnologia de PLN (Programação de Linguagem Natural), conseguem manter diálogos semelhantes aos humanos. 

Então, um chatbot para call center se caracteriza pela utilização da tecnologia de um assistente virtual inteligente para interagir com os clientes das empresas, prestando suporte e um atendimento rápido com eficiência ao mesmo tempo. 

Com um chatbot para call center, é possível a automatização de mensagens mais repetitivas e concluir os diálogos mais simples. Mas como explicamos antes, não significa que o atendimento passe a ser mecânico ou robotizado. Os bots possuem a capacidade de interpretar as falas e manter conversas por meio de uma linguagem humanizada. 

Isso comprova os números de crescimento dos chatbots nas organizações. Conforme o estudo Mapa de Ecossistema Brasileiro de Bots 2021, o número de chatbots em atividade no Brasil deu um salto de 24 mil para 47 mil em apenas um ano. 

Já a pesquisa realizada pela MarketsandMarkets, com perspectivas para o ano de 2024, indica que a utilização de chatbots irá crescer em até 30% a cada ano. 

Quais os benefícios de um chatbot para call center?

Mulher olhando o celular  e sorrindo, com uma caneca em outra mão.

De acordo com a pesquisa realizada pela IBM (Institute for Business Value) denominado de “ O valor da Tecnologia de Agente Virtual”, realizado com inúmeras empresas de 33 países, apontou o seguinte dado: Cerca de 99% dos entrevistados disseram que há aumento na satisfação do cliente com a implementação de assistentes virtuais.  

A mesma pesquisa também aponta que empresas que utilizam chatbots, aumentaram cerca de 64% a taxa de retenção de clientes.  

Portanto, você já percebeu que um bot no call center pode trazer muitos benefícios para a sua empresa. Portanto, listamos aqui algumas das principais vantagens da implementação dessa tecnologia no atendimento.

Atendimento com mais agilidade

Como citamos anteriormente, os chatbots oferecem um serviço de atendimento mais rápido. Os robôs conseguem atender de forma instantânea, mesmo se sua equipe estiver off no momento. Além disso, o chatbot possui a capacidade de atender muitas ligações de maneira simultânea, em qualquer horário e dia da semana. Com isso, a fila de espera diminui, a satisfação dos clientes aumenta e muitas reclamações são evitadas. 

Sua equipe pode focar em outras tarefas

A utilização do bot permite que sua equipe de atendentes humanos seja liberada para cumprir outras atividades mais complexas. Isso porque o chatbot pode contemplar todos os passos do atendimento. Recebe os clientes, tira dúvidas, mostra produtos, oferece soluções e muito mais.

Reduz custos

Outro benefício é a economia com funcionários. Os chatbots dominam os trabalhos automatizados, sem qualquer necessidade de ter mais alguém para a função. Mas veja bem: os bots não substituem os humanos. Até porque, há outras atividades mais complexas que somente atendentes humanos conseguem desempenhar. 

Atendimento personalizado

Um assistente virtual equipado com IA, pode encontrar soluções mais rapidamente do que um humano, além disso uma das características dos bots é conseguir nutrir informações relevantes dos clientes para um banco de dados. Sendo assim, o bot para call center pode utilizar esse conjunto de dados  do cliente para oferecer um atendimento mais personalizado, oferecendo soluções mais assertivas e produtos do gosto do consumidor. 

Então, de forma mais resumida, os chatbots implementados nos call centers proporcionam essas vantagens para seus clientes e sua empresa. 

  • Melhora a experiência dos clientes
  • Equipe tendo maior produtividade, pois o chatbot consegue atender muitos clientes simultaneamente
  • Redução do tempo de espera para atendimento
  • Redução de gasto
  • Aumento da receita
  • Experiência do cliente diferenciada
  • Sem a necessidade dos atendentes humanos serem chamados para qualquer atendimento

Como implementar um chatbot para call center?

Um trabalho de call center sem a ajuda de chatbots se torna muito mais difícil, levando prejuízos ao seu negócio. É por isso que o uso da tecnologia dos bots está cada vez mais presente nos serviços de atendimento das empresas. 

Como você pôde perceber, os robôs dão mais dinamismo ao trabalho e acabam resolvendo aqueles velhos problemas de demora no atendimento , gerando muita espera na fila e experiência ruim do cliente. 

Mas para ter todos esses benefícios, é imprescindível que você invista em uma ferramenta eficaz, que entregue para você um chatbot capaz de suprir as suas necessidades e apresentar os resultados desejados. Nisso, inclui agilidade no atendimento, automação via chat,e redução significativa de custo. 

A inbot, empresa referência no mercado de chatbots, oferece tudo isso para você. Desde 2001, desenvolvemos bots para muitas grandes empresas de diversos setores da economia, sempre  apresentando resultados positivos. 

Nossos bots possuem a mais alta tecnologia, Eles são personalizados, doados de IA, portanto fornecendo diálogos coerentes aos clientes. Não é à toa que nossos chatbots possuem números atraentes, como:

  • NPS de 92%, 
  • Redução de mais de 60% no TMA
  • 35% de conversão
  • 70% de retenção de clientes
  • ROI de R$100 milhões . 

Está com planos de investir em um chatbot para o call center de sua empresa? Entre em contato conosco  e fale com um de nossos atendentes. Conheça mais o nosso trabalho e as soluções que temos para o seu negócio. 

Para saber mais informações sobre esse tema e outros envolvendo o universo dos chatbots, acesse o nosso blog. Lá você vai ficar por dentro de todas as novidades. Venha para o futuro. Venha ser um de nossos clientes. 

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