Chatbots transformam seu atendimento 24/7

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

Os chatbots se consolidaram ao longo do tempo, pois trazem inúmeros benefícios para o crescimento dos negócios. Uma das principais é o chamado atendimento 24/7. Isso significa que os assistentes virtuais possuem a capacidade de estar disponível aos clientes em qualquer dia da semana, independente do horário, sem parar. 

 

Dessa forma, os consumidores conseguem estabelecer uma relação de maior proximidade com a sua marca e o atendimento se torna mais rápido e eficaz.Entretanto, para funcionar de maneira eficiente, esse processo também precisa ser bem elaborado pelas organizações.

 

Continue a leitura desse artigo que preparamos e entenda mais sobre o atendimento 24/7 proporcionado pelos chatbots, um dos principais fatores para o desenvolvimento dos negócios.

Como funcionam os chatbots?

Antes de falarmos sobre a importância do atendimento 24 horas por dia realizado pelos bots, precisamos entender como é o funcionamento desses  assistentes virtuais. 

 

Os chatbots são programas totalmente interativos. Muitos são dotados de IA (Inteligência Artificial), que operam através de comandos de voz ou mensagens de texto automatizadas. Esses assistentes virtuais inteligentes possuem capacidades surpreendentes de interação, mantendo diálogos coerentes com os consumidores e resolvendo situações de forma ágil. 

 

Mas para que todo esse potencial dos chatbots seja utilizado, é preciso carregar os robôs com uma base de conhecimento. É a partir dessas informações que os chatbots poderão cumprir seu papel da melhor forma possível. 

 

Além dessa base de dados, as tecnologias de IA e PLN (Processamento de Linguagem Natural) são fundamentais para essa interação. Com elas, o assistente virtual vai conseguir decifrar e decodificar as mensagens, tanto por voz quanto por áudio. Isso significa atendimento de maior qualidade. 

 

Apesar dos robôs, atualmente, serem fundamentais para o planejamento estratégico de muitas organizações, vale ressaltar que eles não substituem os atendentes humanos. Aliás, outro grande benefício é justamente liberar a equipe para focar em tarefas de maior complexidade, enquanto o chatbot cuida dos atendimentos básicos no modo online. 

Chatbots e o atendimento 24/7 

Como dissemos anteriormente, os chatbots  otimizam o tempo de atendimento mais simples ao consumidor. Agora imagine essa agilidade a qualquer horário e dia da semana, sem pausa.Não é à toa que essa é uma das  principais vantagens proporcionada pelos assistentes virtuais inteligentes.

 

Dessa forma, o tempo de resposta é menor, as vendas são alavancadas e o consumidor se torna mais próximo da marca, pois o atendimento não se limita ao horário comercial. 

 

Esse atendimento pode ser realizado por mais de uma plataforma. Pelo site, Instagram, Facebook ou whatsapp. Independente do canal, sempre terá um robô para tirar as dúvidas dos clientes e atendê-los com rapidez. 

 

Além disso, outra vantagem dessa funcionalidade é a redução de custo.Com a equipe mais liberada dos atendimentos online, muitas vezes em mais de uma plataforma, não há necessidade da contratação de mais funcionários. Isso acaba gerando uma economia de verba para a empresa. 

 

No entanto, como você já sabe, os chatbots precisam ser abastecidos com dados para desempenhar um trabalho de excelência.  No atendimento 24/7  não é diferente, É  preciso realizar algumas ações para que o resultado seja o desejado. Listamos duas fundamentais. 

 

Saiba as principais dúvidas dos clientes

Hoje em dia , em um mercado altamente competitivo, os consumidores estão cada vez mais exigentes,  a ponto de muitas vezes entrarem em contato com as empresas antes de adquirir algo. Por essa razão que o primeiro passo para utilizar um chatbot durante as 24hrs de todos os dias da semana, é mapear as principais dúvidas de seus clientes, relacionadas aos produtos ou serviços que sua empresa oferece. 

 

É importante salientar que esse mapeamento pode ser feito em três momentos, principalmente: na pré-venda, venda e pós-venda. É nesses três momentos que os clientes podem querer saber sobre formas de pagamento, prazo de entrega de produtos, devolução e as mais variadas dúvidas sobre seus serviços. 

 

Sabendo das principais dúvidas, a eficiência do atendimento aumenta consideravelmente a qualquer hora dos dias e , por consequência, o nível de satisfação dos consumidores. 

 

Respostas simplificadas

Outra estratégia para que o chatbot desempenhe bem  o atendimento 24/7 , é inserir respostas simples no assistente virtual inteligente. Respostas para perguntas muito complexas, que podem precisar do auxílio de um atendente humano, não são recomendáveis. Isso pode fazer com que o cliente fique insatisfeito com o atendimento. 

 

Uma boa dica, até por conta dos atendimentos em qualquer horário, é fazer com que o chatbot pergunte se o cliente deseja ser atendido por ele ou por algum funcionário. Até porque, em caso de maiores explicações sobre algumas situações como, política da empresa, o ideal é que o atendente humano preste esse atendimento. 

 

Você ainda não utiliza um atendimento 24/7 feito por chatbot? Não perca tempo, entre em contato com a gente e conheça nossas soluções para o seu negócio. A Inbot é uma empresa consolidada no mercado de chatbots e desenvolve assistentes virtuais personalizados, com a mais avançada tecnologia.

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