Bot telegram: vantagens da automação para o seu negócio

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

Os chatbots ganharam espaço no mundo organizacional e hoje fazem parte do planejamento estratégico de inúmeras empresas. São utilizados em diversas redes sociais para gerar mais resultados. O bot para Telegram é mais um desses casos. 

Assim como em outras plataformas, ele também oferece diálogo aos usuários e serve como ferramenta de marketing através do app Telegram. 

Sendo equipado com IA (Inteligência Artificial), o chatbot proporciona um atendimento mais humanizado, em uma conversa mais realística , proporcionando uma melhor experiência ao cliente.

Neste conteúdo vamos te mostrar como funciona um bot para telegram, os benefícios para o seu negócio e como criar robô de atendimento para uma das plataformas que mais cresceu nos últimos anos. Continue conosco e saiba mais sobre o assunto. 

Como funciona o Telegram?

O Telegram é um aplicativo russo de mensagens instantâneas, que atualmente é o novo rival do WhatsApp. A rede social cresceu bastante nos últimos anos e hoje em dia tem milhões de adeptos espalhados pelo mundo. 

Conforme os dados da pesquisa Panorama Mobile Times de 2022, somente no Brasil o Telegram está em 60% dos celulares. Esse número significa um crescimento de 15% em comparação com 2021, segundo o mesmo estudo. 

Esse aplicativo está disponível para os aparelhos com o sistema IOS, Android e Windows e não tem nenhum envolvimento com qualquer tipo de anúncio e lojas. Além de texto, ele suporta todos os tipos de conteúdo em formato de áudio, vídeo, imagem, localização, documentos, link entre outros

Outra característica é a discrição. O Telegram possui criptografia por todos os lugares, dando a forte sensação de segurança aos usuários. 

Os bots do Telegram

Homem sorrindo, mexendo no celular e no notebook

Desde 2015, desenvolvedores de todas as partes do mundo podem criar bots interativos e com muitos recursos no Telegram.O app possui uma API aberta,o que traz várias possibilidades de uso para o bot. 

Os chatbots para Telegram são desenvolvidos e operados por programas e podem ter funções dentro do app de responder mensagens e menções, receber convites  para grupos, fazer integração com outros programas e inclusive serem utilizados para realizarem pagamentos online com cartões de crédito. Eles ajudam em diversas tarefas diárias. 

Quais as funcionalidades?

Diferente de como ocorre no WhatsApp API os chatbots para Telegram funcionam em contas especiais, porém não necessitam de um número de telefone para sua configuração. Além disso, para desenvolver o bot, não há necessidade de autorização, no entanto as suas funções precisam estar de acordo com os termos de uso do serviço. 

As funcionalidades dos bots do Telegram são diversas.Você pode utilizar o robô em sua empresa para:

  • Responder de maneira dinâmica os clientes pelo Telegram
  • Enviar notificações personalizadas e informações aos clientes
  • Receber pagamentos pelo app
  • Fazer a personalização de mensagens de saudação aos consumidores
  • Prestar suporte via Telegram
  • Integração com serviços como Gmail Bot
  • Criar ferramentas personalizadas como, por exemplo, a Vote Bot, que elabora uma enquete que pode ser compartilhada em grupos do aplicativo

Essas foram apenas algumas possibilidades de ações que você pode desenvolver tendo um bot no Telegram, por meio da API do aplicativo. 

Alguns bots do Telegram

Aqui listamos alguns dos bots do Telegram mais utilizados pelos usuários e suas respectivas funções.

GmailBot: Esse é o bot do Gmail no Telegram. Ele permite a integração do serviço do Google pelo app, fazendo com que os usuários recebam e respondam as mensagens instantaneamente. 

Exchange Rates: Chatbot para consultar as taxas de câmbio, funcionando da seguinte maneira: Você digita o código da moeda e ele apresenta a taxa de câmbio. Ele mostra essas taxas para 165 moedas do mundo.

Transcriber: Esse bot tem a capacidade de transcrever as mensagens de áudio para texto de forma muito ágil. 

ZoomBot: Chatbot do aplicativo Zoom dentro do Telegram. Permite que você crie salas e realize chamadas telefônicas, além de ter uma integração com a loja virtual do próprio Zoom. 

Os chatbots da Inbot

Você pôde perceber que os bots para Telegram possuem vasta possibilidades e podem auxiliar muito no desenvolvimento de seu negócio. Entretanto, é preciso ter bots de qualidade, equipados com IA , para desenvolver o melhor atendimento e atingir os resultados desejados. 

Nós da Inbot desenvolvemos bots com a mais avançada tecnologia, inteligentes e personalizados para a sua marca. Não é à toa que somos referência no mercado desde 2001, com mais de 5 milhões de clientes atendidos, proporcionando soluções para grandes empresas dos mais variados segmentos. 

Nossos bots apresentam números robustos e comprovados como:NPS de 92%, 35% de conversão, 70% de retenção de clientes e mais de 60% no TMA

Entre em contato conosco, fale com nossos especialistas e conheça nossas soluções. E também acesse o nosso blog para saber mais informações sobre o universo dos chatbots e marketing digital. 

Compartilhe

Newsletter

Receba informações sobre o mundo dos chatbots, inteligência artificial e tecnologia em seu e-mail:

Mulher estudando em um notebook e um chatbot atrás com um chapéu de professor

Chatbots para universidades: como a tecnologia pode auxiliar o ensino e a educação

Faz algum tempo que a tecnologia dos bots contribui bastante…
Ilustração do chatbot de RH da empresa Raizen, a Bia.

Veja como um chatbot pode ajudar o RH e a comunicação interna da sua empresa

Descubra neste artigo como essa tecnologia pode beneficiar sua empresa e veja dois exemplos de sucesso de chatbot para RH no Brasil.