Bot do Telegram: o que é, como funciona e vantagens de usar
Homem de camiseta laranja, em frente a uma tela gigante de celular com um chatbot dentro.

O bot para Telegram é mais um claro exemplo de como os chatbots ganharam espaço no universo organizacional nos últimos anos. Atualmente, inúmeras empresas, em todo a parte do mundo, utilizam os robôs em diversas redes sociais para gerar mais resultados.

Da mesma maneira como em outras plataformas, no Telegram, os bots servem como uma ótima ferramenta de marketing e proporcionam diálogos eficientes com os usuários. Equipados com a tecnologia de IA (Inteligência Artificial), o atendimento prestado pelo chatbot fica mais humanizado e fluido, proporcionando melhor experiência ao cliente

Através deste artigo, vamos te explicar como funcionam os bots para Telegram, quais os benefícios para a sua marca e como você pode criar um chatbot em uma das plataformas que mais se desenvolveu e cresceu nos últimos anos. Portanto, continue conosco e entenda mais a respeito desse tema. 

O que são os bots do Telegram?

Primeiro, é importante entender que o Telegram é um aplicativo de mensagens instantâneas desenvolvido na Rússia. Hoje em dia é considerada a maior rival do Whatsapp e cresceu muito de alguns anos para cá, tendo milhões de usuários ao redor do mundo. 

Conforme dados do próprio app, atualmente o Telegram conta com mais de 700 milhões de contas ativas. E segundo a pesquisa desenvolvida pela Panorama Mobile Times de 2022, somente no Brasil o Telegram está em 60% dos celulares.

Portanto, os chatbots para Telegram são, basicamente, programas que foram desenvolvidos para criar diversas ações dentro do app. 

Eles podem ter funções dentro do app de responder mensagens e menções, receber convites  para grupos, fazer integração com outros programas, jogar games e inclusive serem utilizados para realizarem pagamentos online com cartões de crédito. Eles ajudam em diversas tarefas diárias. 

Vale ressaltar que o aplicativo possui uma API aberta, o que traz essa gama de possibilidades para a utilização dos bots. 

Quais são as funcionalidades dos bots para Telegram?

Os bots para Telegram funcionam em contas especiais, ao contrário de como acontece no Whatsapp, porém não é preciso de um número de telefone para a sua configuração Também não há necessidade de autorização para o desenvolvimento do chatbot. No entanto, as funções precisam estar de acordo com os termos de serviço apresentados. 

Veja a seguir algumas das principais funcionalidades dos bots para Telegram que você pode utilizar em sua empresa.

  • Responder de maneira dinâmica os clientes pelo Telegram
  • Enviar notificações personalizadas e informações aos clientes
  • Receber pagamentos pelo app
  • Fazer a personalização de mensagens de saudação aos consumidores
  • Prestar suporte via Telegram
  • Integração com serviços como Gmail Bot
  • Criar ferramentas personalizadas como, por exemplo, a Vote Bot, que elabora uma enquete que pode ser compartilhada em grupos do aplicativo

 

Essas foram apenas algumas possibilidades de ações que você pode desenvolver tendo um bot no Telegram, por meio da API do aplicativo. 

Como criar um bot no Telegram?

Agora que você já sabe o que são os bots para o Telegram e as vantagens que podem gerar para a sua empresa, é o momento de entender como desenvolver o robô no aplicativo. E o melhor: você consegue criar o seu no próprio smatphone. Acompanhe o passo a passo. 

Encontrando o Botfather

Para isso, vá na barra de pesquisa do app e digite botfather, como se fosse procurar qualquer contato. Atenção: todos os bots oficiais no Telegram possuem selo de verificação ao lado. 

Entenda os comandos disponíveis

Partindo do princípio que você já está conversando com o botfather, digite “/help” para visualizar a lista completa de comandos disponíveis para os bots.

Criando o seu bot

Para iniciar a criação de um novo chatbot dentro do Telegram, basta você digitar o comando /newbot. Depois, é só seguir as instruções para criar um novo nome para o bot.

Ao concluir todo o processo, um token de API será criado pelo sistema. Guarde bem e, se preferir, não mostre para ninguém. Isso garante que só quem criou o bot poderá utilizá-lo. 

Como usar o bot no Telegram?

Para começar a utilizar o chatbot no Telegram é bem simples. Você só precisa iniciar o bot e seguir as instruções que irão aparecer na tela. No entanto, alguns chatbots podem pedir alguns de seus dados pessoais, como e-mail ou número de telefone ou fazer a configuração de uma conta. 

Mas outros chatbots são mais simples nesse sentido. Podem ser utilizados de forma imediata, ou seja, você já consegue enviar mensagens para que ele devolva respostas automatizadas entre outras funções, logo depois de iniciá-lo.

Mas é seguro usar chatbot no Telegram?

Homem mexendo no celular, em uma mesa de escritório e o note aberto em sua frente.

A maioria dos bots do Telegram são seguros. Quando identificados pela própria plataforma, recebem um selo de cor azul e uma etiqueta ao lado do ícone. Existem alguns bots que conseguem ver o nome dos usuários e fotos públicas, mas não possuem acesso a outras informações pessoais e número de telefone. 

Mas para um uso mais seguro, recomenda-se que o usuário não forneça dados pessoais que estão nos documentos e senhas bancárias, além de prestar atenção em outros comportamentos básicos. Também é importante ter bastante cuidado em verificar se o bot realmente tem o selo de verificação. E se caso enviem  links no formato exe, não abre esse arquivo e reporte o bot ao app, através do botão de opção. 

Sendo assim, os bots do Telegram são seguros na grande maioria. E eles podem ser grandes aliados para trazer resultados positivos, independente da demanda de sua marca.

Alguns bots do Telegram

Aqui listamos alguns dos bots do Telegram mais utilizados pelos usuários e suas respectivas funções.

GmailBot: Esse é o bot do Gmail no Telegram. Ele permite a integração do serviço do Google pelo app, fazendo com que os usuários recebam e respondam as mensagens instantaneamente. 

Exchange Rates: Chatbot para consultar as taxas de câmbio, funcionando da seguinte maneira: Você digita o código da moeda e ele apresenta a taxa de câmbio. Ele mostra essas taxas para 165 moedas do mundo.

Transcriber: Esse bot tem a capacidade de transcrever as mensagens de áudio para texto de forma muito ágil. 

YTranslateBot: Bot no Telegram que você pode usar para traduzir textos para mais de cem idiomas diferentes. 

ZoomBot: Chatbot do aplicativo Zoom dentro do Telegram. Permite que você crie salas e realize chamadas telefônicas, além de ter uma integração com a loja virtual do próprio Zoom. 

Skeddy: Com esse bot, é possível criar e adicionar lembretes para você mesmo e seus amigos.

ReceitaFederalOficialbot: Esse bot tem a capacidade de enviar um CPF para o Serviço de Atendimento ao Contribuinte da Receita Federal e logo em seguida retorna com o resultado.

Getmediabot: bot que permite aos usuários terem acesso a fotos, vídeos e áudios de diversos sites, inclusive o YouTube, para fazer download. 

Conheça os chatbots da Inbot

Você pôde perceber que os bots para Telegram possuem vasta possibilidades e podem auxiliar muito no desenvolvimento de seu negócio. Entretanto, é preciso ter bots de qualidade, equipados com IA , para desenvolver o melhor atendimento e atingir os resultados desejados. 

Nós da Inbot desenvolvemos bots com a mais avançada tecnologia, inteligentes e personalizados para a sua marca. Não é à toa que somos referência no mercado desde 2001, com mais de 5 milhões de clientes atendidos, proporcionando soluções para grandes empresas dos mais variados segmentos. 

Nossos bots apresentam números robustos e comprovados como:NPS de 92%, 35% de conversão, 70% de retenção de clientes e mais de 60% no TMA.

Bia, um case de sucesso

Imagem do chatbot Bia, desenvolvido pela Inbot, em um fundo roxo.

Um dos grandes exemplos de todo esse sucesso é a Bia, chatbot do desenvolvida pela Inbot, para atender os usuários do CSC (Centro de Serviços Compartilhados) da Raízen, considerada a melhor assistente virtual de 2020, no Troféu HDI Brasil. 

Criada com IA e PLN (Processamento de Linguagem Natural), a Bia fala sobre 17 mil assuntos de diversas áreas (TI, finanças, RH, etc.) e executa mais de 70 serviços , como o desbloqueio de usuários da rede e SAP, agendamento de audioconferências, instalação de impressoras, localização de contatos, liberação de acesso ao Wi-Fi para visitantes, alteração de ramais de contato do e-mail e consulta a links de mais de 200 sites e sistemas internos.

Além disso, ela atende incontáveis pedidos diariamente, entrega respostas claras, tira dúvidas e executa processos automatizados com diálogos humanizados e coerentes. 

Entre em contato conosco, fale com nossos especialistas e conheça nossas soluções. E também acesse o nosso blog para saber mais informações sobre o universo dos chatbots e marketing digital. 

 

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