Adoção dos Mobile chatbot: por que investir e quais os benefícios

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

Os Mobile Chatbot são os bots integrados a alguma aplicação móvel como, por exemplo, aplicativos. A prática está cada vez mais comum no mundo organizacional. inúmeras empresas de diferentes portes no mercado estão adotando essa estratégia que pode proporcionar muitos benefícios, inclusive agregando mais valor à marca e aos clientes. 

De acordo com a pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) cerca de 65% dos brasileiros possuem acesso à internet e estão conectados na rede. 

E conforme os dados levantados pela empresa especialista em mercado mobile, App Annie, o brasileiro é o que mais passa tempo em aplicativos no mundo. São 5.4 horas por dia, seguido pela Indonésia (5.3 horas) e índia (4.9 horas). 

Os números provam que, atualmente, faz todo sentido investir em chatbot para aplicações móveis, uma vez que as pessoas utilizam bastante os apps.

A partir deste artigo, você vai conhecer mais  motivos para fazer o investimento em mobile chatbot e quais são as vantagens para sua empresa. Continue a leitura e saiba mais. 

A tendência do mobile chatbot

Com o passar dos anos, os chatbots vêm transformando a forma de comunicação, entre marcas e clientes. Através de atendimentos rápidos e eficazes, os robôs possuem a capacidade de desenvolver diálogos coerentes e humanizados com os consumidores. Além disso, são importantes para a fidelização de clientes.

Os bots equipados com IA (Inteligência Artificial) são utilizados em diversas situações. Estão em páginas de e-commerce para ajudar o consumidor a escolher seu produto, em pesquisas de opinião, em campanhas publicitárias, na geração de leads, entre outras funções.

Em se tratando de mobile chatbot, ou bot para app, podemos dizer que esse recurso está virando tendência. Até ́ porque, hoje em dia, as pessoas costumam trocar as ligações pelo uso de aplicativos de mensagens instantâneas e tendem a acessar mais a internet pelos celulares. Segundo estudo da Nielsen, cada pessoa, em média, disponibiliza 85% do tempo usando cerca de 27 aplicativos por mês. 

Os apps mais utilizados pelos brasileiros são: whatsapp, Instagram e Messenger.Todos com milhares de chatbots para IOS ou Android; 

AI chatbot: o que é?

Trata-se de um chatbot inteligente. Partindo do princípio de que o chatbot é um software com alta capacidade de interação e otimização de processos, a inteligência artificial é um componente fundamental para a melhorar a eficiência dos assistentes virtuais. É a partir dessa tecnologia que os bots conseguem desenvolver diálogos coerentes com os clientes e sanar dúvidas rapidamente. 

A tecnologia de IA em conjunto com a PLN (Processamento de Linguagem Natural) são essenciais para toda essa interação. Somente com elas, o bot vai conseguir entender e decodificar  mensagens por texto ou voz, prestando um atendimento de melhor qualidade.

Essas características dos chatbots, vindas através dessas duas tecnologias, são fundamentais para os chatbots em aplicações móveis. 

O que é aplicação móvel?

Uma aplicação móvel é um software desenvolvido para dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Em outras palavras, são os aplicativos que utilizamos diariamente. 

Eles oferecem os mesmos serviços que os sites, mas com a diferença de serem desenvolvidos em um sistema mais leve e prático

As aplicações móveis estão disponíveis nos sistemas IOS e Android, nas lojas de aplicativos referentes a cada tipo de sistema. No Apple Play você encontra aplicativos compatíveis com o sistema IOS. Já na Google Play, estão os apps para Android. 

Por que investir em mobile chatbot?

Tela de um smartphone no centro da imagem, uma mulher de um lado e um chatbot do outro

Como citamos antes, os aplicativos estão presentes no dia a dia das pessoas e são ótimas soluções para quem utiliza bastante os dispositivos móveis. Indo ao encontro dessa premissa, a integração dos chatbots aos apps traz uma experiência melhor ao usuário, através de um serviço mais completo. 

Elaboramos uma lista com alguns benefícios que o investimento em um mobile chatbot proporciona para sua empresa e clientes. 

Agilidade nas respostas

Um dos fatores que mais faz com que muitas pessoas desistam da compra é o atendimento lento. Essa demora faz com que o cliente tenha a sensação de desvalorização por parte da empresa. Utilizando um chatbot em seu aplicativo, o tempo de resposta diminuiu notoriamente, pois agilidade é uma das principais características dos bots. Um chatbot bem estruturado, responde uma solicitação quase instantaneamente. 

Atendimento automatizado

Os chatbots otimizam processos por meio de sua agilidade. Dessa forma, o atendimento fica automatizado. Isso significa que , enquanto um funcionário atende um consumidor por vez, o bot consegue realizar vários atendimentos simultaneamente, tornando a comunicação mais prática. Isso também acaba implicando no tempo de espera de atendimento.  

Atendimento mais personalizado

Isso acontece por meio da segmentação de clientes. Ou seja, durante um diálogo, o chatbot consegue registrar informações relevantes sobre as preferências do consumidor, diferenciando cada pessoa. Essa funcionalidade permite que o atendimento se torne mais personalizado e , consequentemente, com maior eficiência.

Envio de promoções e alertas

Além dos chatbots coletarem dados importantes sobre a preferência de produto, conteúdo ou serviço dos clientes, eles podem enviar campanhas promocionais personalizadas para esses consumidores. O robô também pode enviar alguns alertas de descontos, em períodos de tempo razoáveis para não ficar algo massante, mantendo a proximidade com o público. 

Autoatendimento

 Com a utilização do mobile chatbot, há a possibilidade do cliente resolver algum problema sozinho, seguindo alguns passos simples, objetivos e intuitivos. Isso ocorre quando, durante o diálogo, o chatbot sugere ações para que o cliente faça o autoatendimento. Pode ser o pedido de algum prato por comandos simples, consultar se algum produto está disponível entre outras alternativas. 

Opção de pagamento direto

O pagamento instantâneo é uma forma de conforto para o cliente. E com a programação no sistema, o chatbot pode oferecer uma forma de pagamento direto pelo app, sem precisar recorrer a outras plataformas. 

Integrar o chabot em aplicativos já existentes

Mulher sorrindo, com um celular na mão e um notebook aberto no colo

Essa prática é comum e também dá resultados. Caso sua empresa não possui um app, é possível fazer a integração do chatbot em algum aplicativo que já está consolidado no mercado. Veja alguns exemplos. 

  • Integrar com Whatsapp Business: Muitas marcas investem os bots nessa plataforma que disponibiliza muitos recursos para alavancar as vendas.
  • Integrar com o Facebook Messenger: Ter contato através do messenger, ferramenta simples e utilizada por grande parte das pessoas.

Citamos apenas duas integrações de chatbots em dois dos  aplicativos mais utilizados, entretanto existem outras possibilidades em apps que também fazem parte da rotina de muita gente, como o Linkedin. 

Chatbots para empresas

O mobile chatbot serve para atender os clientes, oferecendo uma experiência diferenciada, mas também pode ser um investimento para  suprir demandas internas das organizações. Nesse sentido, o bot faz com que a comunicação entre os  diversos setores da empresa seja otimizada, aumentando a produção. 

A tecnologia Inbot 

Mas para que você consiga obter todas essas vantagens com um bot em seu app, é preciso escolher uma empresa de credibilidade para desenvolver com qualidade o seu assistente virtual. Nós da Inbot, além de sermos referência no mercado desde 2001, desenvolvemos chatbots com a mais alta tecnologia. São bts totalmente personalizados e equipados com IA. 

Os resultados robustos só comprovam o sucesso dos nossos bots . 

  • NPS de 92%
  • Redução de mais de 60% no TMA
  •  35% de conversão, 
  • 70% de retenção de clientes 
  •  ROI de R$100 milhões . 

Quer investir em mobile chatbot? Entre em contato conosco, fale com nossos especialistas e conheça nossas soluções. Também acesse o nosso blog e fique por dentro de todas as novidades relacionadas a chatbots e marketing digital. 

Compartilhe

Newsletter

Receba informações sobre o mundo dos chatbots, inteligência artificial e tecnologia em seu e-mail:

Mulher estudando em um notebook e um chatbot atrás com um chapéu de professor

Chatbots para universidades: como a tecnologia pode auxiliar o ensino e a educação

Faz algum tempo que a tecnologia dos bots contribui bastante…
Ilustração do chatbot de RH da empresa Raizen, a Bia.

Veja como um chatbot pode ajudar o RH e a comunicação interna da sua empresa

Descubra neste artigo como essa tecnologia pode beneficiar sua empresa e veja dois exemplos de sucesso de chatbot para RH no Brasil.