Alexa: Como usar as funcionalidades de assistentes conversacionais para seus negócios
Alexa é um assistente conversacional

Provavelmente, você já ouviu falar sobre o sistema Alexa, aquela “caixinha de som” que obedece seus comandos e executa tarefas em seus aplicativos. Mas você sabia que ela faz parte da família dos assistentes conversacionais inteligentes?

Quem é a Alexa?

 

Alexa é um exemplo de fora que tem ganhado o mundo. A Empresa americana Amazon criou a Alexa incorporada aos smart speakers da companhia, a linha Echo, em 2014, com foco no atendimento de tarefas do dia a dia de seus usuários através das “trocas de voz”.

No Brasil, a Alexa chegou em 2019 falando e entendendo muito bem o nosso português. Apesar de ser comparada com outros assistentes virtuais como a Siri e o Google Home, seu diferencial está em seu sistema operacional: 

Funciona com Inteligência Artificial e machine learning, aprendendo a fazer coisas novas conforme recebe comandos de voz e alcançando respostas cada vez mais personalizadas através dos sistemas Android, Windows ou Apple. 

Portanto, a Alexa é um bot americano que entende o contexto do atendimento com cada usuário, executa tarefas como configurar alarmes, informar a situação do trânsito, comunicar sobre a previsão do tempo e executar listas de músicas.

Mas também tem ganhado espaço no mercado empresarial, por facilitar tarefas simples do dia a dia como agendar reuniões, ativar apresentações e identificar listas de clientes.

E tudo isso acontece através de um comando de voz que é gravado, enviado para as nuvens da empresa que processam e a desenvolvem em formato de ação.

Mas esses recursos acabam sendo limitados por suas simplicidades funcionais de áudio. Os assistentes que atualmente melhor conseguem responder questões complexas de atendimento são os bidirecionais de texto.

Tecnologia bot para impulsionar seus negócios

Funcionalidades de assistentes conversacionais como Alexa

A inclusão de atividades realizadas à base de automação diminui a necessidade de tarefas manuais e repetitivas de pessoas físicas e de empresas, oportunizando mais tempo para outras ações e menos custo de produção. 

Ao olharmos para o Brasil, temos grandes empresas que produzem bots semelhantes à Alexa, por gravação de voz e até mais complexos e desenvolvidos diante de suas funções, por conversas de verdade através de texto.

Assistentes conversacionais inteligentes têm funcionalidades capazes de impulsionar o mundo dos negócios.

Atuando 24 horas em todos os dias da semana, desde as mensagens de texto automatizadas bidirecionais que conseguem receber e interagir durante os atendimentos às execuções das atividades solicitadas, esses assistentes conseguem agir para aumentar a qualidade das conversações e agregar mais valor ao seu negócio.

Os chatbots de texto maximizam a eficiência da sua empresa e garantem consistência dos seus negócios ao simularem o processo de uma conversa humana natural durante seus atendimentos e concluírem tarefas como qualificação para um serviço ou acompanhamento e agendamento de uma demonstração.

Conheça a InBot

 

Com um diferencial inovador no mercado, a InBot lidera a representatividade dos chatbots no Brasil.

Além de atividades simples de entender e responder os usuários, os assistentes conversacionais inteligentes ligados à InBot são construídos com IA e linguagem natural, através de algoritmos que detectam novas informações e expandem o aprendizado.

Eles podem ajudar as equipes de vendas e-commerce, delivery e marketing no melhoramento do seu funil de vendas, durante o  recebimento do Lead do marketing, nutrindo e envolvendo clientes em potencial, convertendo mais leads e muito mais. 

 

Também podem atuar em outros setores da sociedade como o de Omnichannel e Customer Service, o de Recuperação de Crédito e Call Centers, o educacional, o de entretenimento,  integrado ao CRM e até o de saúde e meio ambiente, entre outros.

O ambiente carismático, criado pelos assistentes virtuais, abre portas para novos negócios, uma vez que promove uma experiência do usuário que instiga a interatividade e, consequentemente, transmite o sentimento de simpatia.

Gostou deste conteúdo? Então que tal desenvolver um chatbot inteligente com uma empresa nacional que tem anos de experiência no mercado?

Junte-se a nós e ofereça atendimento personalizado com qualidade aos seus clientes. Entre em contato conosco através do nosso site e conheça nossas soluções.

Newsletter
Receba informações sobre o mundo dos chatbots, ChatGPT, inteligência artificial e tecnologia em seu e-mail: