Como preparar seu chatbot para a Black Friday 2021?

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

Prepare-se para o dia mundial de descontos. A Black Friday 2021 está chegando e promete ser movimentada. 

Segundo uma recente pesquisa realizada pelo Facebook Brasil, apontou que, apesar de todos os efeitos causados pela pandemia, a intenção de compra dos brasileiros para a Black Friday aumentou 29% em relação ao ano anterior. 

Informação que vai ao encontro do levantamento de mercado feito pela Globo, apontando que 51% dos consumidores acreditam que sua situação financeira é mais positiva no segundo semestre do ano. O que também é um indicativo que as pessoas estão propensas a gastarem mais durante o período da Black Friday, que neste ano acontece dia 26 de novembro. 

Entretanto, é preciso planejamento para atingir as metas desejadas na data tão aguardada pelo comércio. Uma das estratégias para vender mais, é preparar seu chatbot para a Black Friday. Os assistentes virtuais, equipados com IA (Inteligência Artificial), são fundamentais para o atendimento ágil, gerando uma experiência diferenciada aos clientes.

Os bots não excluem a necessidade de atendentes humanos capacitados, mas permitem que sua equipe foque as energias em tarefas mais complexas, possibilitando mais dinamismo à engrenagem de trabalho. 

Portanto, prepare seu chatbot para a Black Friday e não fique atrás da concorrência nesse dia tão importante para alavancar as vendas. Continue a leitura do artigo e veja as dicas que temos para você.

Black Friday e um resumo histórico

Black Friday e um resumo historico

Para garantir que sua empresa aproveite ao máximo a Black Friday, vamos entender um pouco sobre a importância desse evento, caracterizado como um dos maiores para o comércio mundial. 

Originária nos Estados Unidos, a ação tem como característica acontecer na última sexta-feira de novembro e dá início às compras de natal. 

A ação nos moldes que conhecemos, teve início ainda na década de 1960, quando comerciantes na Philadelfia aproveitavam o intenso movimento na cidade durante a sexta-feira da semana do Dia de Ação de Graças, para realizarem diversas promoções personalizadas.  

Naquela época, o  termo Black Friday era utilizado pelos policiais da região por conta do trânsito caótico que se instalava no mesmo dia. 

Mais tarde, no início de 1990, a  iniciativa se popularizou de maneira mais sólida no país e logo expandiu para outras nações, atraindo milhares de consumidores no mundo inteiro. Não é à toa que o faturamento gerado pela data é considerado um dos melhores pelos lojistas e só cresce ao longo dos anos.

A Black Friday no Brasil

No Brasil, a Black Friday teve a primeira edição em 2010, tendo foco total nas vendas online. Naquela época, cerca de 50 lojas nacionais fizeram parte do evento.  

A partir daí os resultados só aumentaram anualmente, tanto que hoje em dia o período dedicado à ação arrasta milhares de pessoas para as lojas físicas e virtuais.

Um bom exemplo disso, são os números sobre a Black Friday 2020, apresentados pela consultora especializada em análise de mercado, Ebit|Nielse. Conforme o levantamento, mesmo com as dificuldades causadas pela pandemia, houve um crescimento de 25,1% nas vendas em relação a 2019. 

A utilização de chatbots para a Black Friday

chatbots para a Black Friday

A internet revolucionou o modo de fazer diversas coisas. Entre as mais destacadas, está a forma de fazer compras e a interação entre clientes e marcas, que cada vez mais vai para o campo dos canais digitais de mensagem. 

Conforme relatório feito pela Hootsuite, 60% da população mundial está online. Além disso, o estudo aponta que 7 entre 10 usuários utilizam essas plataformas para procurar informações de produtos.

A partir dessa realidade, as empresas adotaram os chatbots em suas estratégias de vendas online. Os assistentes virtuais, em resumo, são softwares que têm a capacidade de manter conversas com os clientes em plataformas de mensagens como, por exemplo, Instagram, WhatsApp e Facebook. 

Os bots dotados de IA garantem um atendimento mais humanizado, ou seja, possuem a capacidade de desenvolver diálogos mais naturais, saindo das respostas e perguntas padrões do sistema.

Para vender mais na  Black Friday, quando o movimento é bastante intenso, os assistentes virtuais são muito utilizados. Eles tornam o atendimento mais ágil, desafogando a demanda e liberando a equipe para se dedicarem a outras funções. 

Dessa forma, os consumidores podem saber informações de valores e encontrar as promoções de maneira mais direta. Além das vantagens citadas, os chatbots proporcionam outros benefícios para as vendas online de sua empresa.

Melhor experiência ao cliente

Em datas de grande fluxo no comércio, como é o caso da Black Friday,  é comum que boa parte dos consumidores espere por um atendimento diferenciado, com agilidade e que seja rápido na solução dos problemas.

O chatbot oferece tudo isso e ainda mais: ele pode ser personalizado de acordo com o perfil dos clientes da marca. Essa característica faz com que a empresa entregue atendimentos mais humanizados e agradáveis, aumentando o grau de satisfação com o serviço. 

Aproximação com o público consumidor

Aproximacao com o publico consumidor

Desde a compra efetuada até a chegada do produto, os clientes  costumam ficar atentos às notificações de rastreamento. E na Black Friday, por ser uma ação de  grandes descontos,  os consumidores se mostram ainda mais ansiosos para o recebimento da mercadoria.  

Nesse ponto, os  bots  mantêm  os clientes informados sobre a localização do item, até o aviso de entrega. Os assistentes virtuais também podem fazer o trabalho de lançar frequentes atualizações sobre promoções, via WhatsApp ou SMS, conforme o gosto dos clientes.  

Atendimento 24 horas por dia

Um dos principais benefícios do chatbot é a disponibilidade de atendimento, independente do dia e horário. Ou seja: sempre terá um assistente virtual online para tirar suas dúvidas e até oferecer produtos. 

Para vender mais na Black Friday, essa característica se torna ainda mais fundamental, pois a demanda aumenta de maneira considerável nesse período. 

Preparando o chatbot para a Black Friday

benefícios que os chatbots trazem para sua empresa

Depois de entender quais os variados benefícios que os chatbots trazem para sua empresa vender mais, é o momento de saber como preparar um bom chatbot para a Black Friday.  Confira algumas dicas:

Personalize o atendimento

Em primeiro lugar, é fundamental que haja a personalização do atendimento. Afinal de contas, cada cliente tem suas dúvidas e necessidades e o uso de chatbot também tem como objetivo gerar um atendimento mais íntimo e humanizado. 

Portanto, vá além da padronização e acrescente bastante informação a ponto dos bots conseguirem manter um diálogo coerente durante todo o processo de venda. 

Estruture o bot de acordo com a plataforma escolhida

Outra dica básica é a personalização do chatbot de acordo com a plataforma em que ele irá atender. Por exemplo: a estrutura de um bot para o Instagram é diferente do que entra em ação pelo WhatsApp. 

No primeiro, há a possibilidade do cliente clicar em botões e ir até o site da empresa. Já no segundo, isso não é possível. O máximo que o usuário pode fazer é digitar o número das opções sugeridas.

Portanto, o planejamento estrutural dos assistentes virtuais precisa corresponder ao canal que esteja inserido. 

Informe eventuais problemas aos consumidores

Também é importante inserir no chatbot uma mensagem padrão, que seja clara, para passar ao cliente, caso aconteça algum problema de atraso de mercadorias, por exemplo.

Manter o consumidor informado, mesmo que seja nessas situações, sempre acaba gerando proximidade. Salientando que esse tipo de falha é normal durante a Black Friday, por causa da imensa quantidade de pedidos. 

Personalize a voz da marca e o tom que será utilizado 

Personalize a voz da marca e o tom

A Black Friday é uma ótima oportunidade, não apenas de aumentar o faturamento, mas também das empresas serem notadas e prospectar clientes. Por isso, além das demais estratégias de vendas online, é essencial que o chatbot carregue o estilo e a voz da marca, alternando o tom em determinados momentos do atendimento. 

Ao falar das características de algum produto, o tom da voz pode ser mais descolado. Já se o diálogo for sobre dinheiro, por exemplo, o chatbot precisa assumir um tom de voz mais sério.  

Após a leitura do artigo, você já sabe como se preparar para aproveitar ao máximo a Black Friday? 

A InBot desenvolve chatbots totalmente personalizados, equipados de IA e com a melhor tecnologia. Entre em contato com o nosso time e conheça as nossas soluções inteligentes para sua empresa dar um up nas vendas. 

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