Redução de custos: como a tecnologia dos chatbots e dos assistentes de voz auxiliam o seu negócio

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

Automatização do atendimento ao cliente melhora o serviço, realoca prioridades e, estrategicamente, promove redução de custos

 

Já faz algum tempo que a tecnologia avança exponencialmente, afetando de uma forma ou de outra a vida das pessoas. Mas neste último ano, ela se tornou protagonista. A automatização das relações de empresas com clientes é uma realidade imposta e sem volta, até porque é vantajosa para todos os lados. 

 

Rapidez, agilidade, clareza, objetividade e transparência são exigências dos clientes que afetam cada vez mais qualquer tipo de negócio contemporâneo. E a tecnologia de voz é reconhecida como o grande valor nessa relação, porque, com base na Inteligência Artificial, além de atender todas essas necessidades, é capaz de deixar a comunicação mais inclusiva e trazer praticidade para o cotidiano.

 

4 características dos chatbots que proporcionam redução de custos aos negócios

 

O assistente virtual com comando de voz e o chatbot com inteligência artificial, 

auxiliam na redução de custos, continuamente, desde a sua implementação.

 

Para você entender um pouco melhor tais vantagens, separamos abaixo 4 pontos que esclarecem, consistentemente, porque eles são ótimos nessa tarefa.

 

REALOCAÇÃO E OTIMIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DOS COLABORADORES

Os chatbots ficam disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana, em diversos canais simultaneamente.

Isso significa que os colaboradores que ficariam exclusivamente trabalhando para resolver as questões dos diversos usuários que chegam nesse primeiro atendimento, podem ser alocados em atividades que dependem de criatividade e da mão humana para a resolução de problemas. 

Acredite, sair de um trabalho automático para ir ao encontro de novos desafios e aprendizados, torna os funcionários mais felizes e produtivos. Suas jornadas ficam menos cansativas, já que podem abrir um leque de flexibilidades em suas cargas horárias. Consequentemente, eles garantem resultados ainda mais efetivos e positivos para os negócios.

 

VALORIZAÇÃO DO TEMPO DA EQUIPE E DOS USUÁRIOS

A extinção das filas de atendimento, por si só, já diferencia a automatização do atendimento com chatbots inteligentes. 

E para deixar tudo muito mais atraente e menos oneroso, a baixa considerável no tempo médio de conversa é outro fator bastante significativo relacionado à redução de custos.

 

FALHAS HUMANAS NO ATENDIMENTO SÃO PRATICAMENTE ELIMINADAS

As falhas de atendimento (erros humanos) são quase inexistentes e, quando ocorrem eventualmente, são corrigidas mais rapidamente, portanto com mais eficácia e menor gasto para o sistema.

 

CLIENTES FICAM MAIS SATISFEITOS E TORNAM-SE FIÉIS

Quem não gosta de ser bem atendido, não é mesmo!?

O nível de satisfação do cliente aumenta com o atendimento gentil proporcionado pelo processamento de linguagem natural (PLN). Assim, há melhoras no engajamento e na fidelização, promovendo redução de custos ao prospectar e privilegiar a boa experiência dos clientes.

 

Estatísticas mostram a redução de custos das empresas que utilizam chatbots e assistentes por voz

 

As principais pesquisas relativas ao impacto positivo da pandemia na automatização de serviços a clientes em 2020 ainda não foram fechadas, mas os números de alguns meses atrás já dão uma dimensão da realidade referida.

 

A consultoria Gartner, por exemplo, estima que no final de 2020 cerca de 85% das interações empresa-cliente já estejam sendo feitas por robôs. E a Revista do Consumidor Moderno avalia que de 70% a 90% dos chamados de clientes estão sendo resolvidos por sistemas automatizados.

​​​​​​​

O Relatório da Capgemini informava, nos primeiros meses do ano passado, que 70% das empresas que usam chatbots para atendimento ao consumidor tiveram uma redução de mais de 20% nos custos em serviços de suporte ao cliente. E esse mesmo relatório mostra ainda que 59% das empresas ligadas ao consumo tiveram redução de mais de 20% na rotatividade de consumidores.

 

_

 

Gostou deste conteúdo? Então que tal desenvolver um chatbot inteligente para a sua empresa, reduzir custos e expandir os lucros do seu negócio? 

 

Entre em contato conosco através do nosso site e descubra tudo que a InBot pode fazer pela sua empresa.

 

Compartilhe

Newsletter

Receba informações sobre o mundo dos chatbots, inteligência artificial e tecnologia em seu e-mail:

APSs externas

Saiba o que é a Integração dos chatbots com APIs externas da InBot

Saber a importância de ter chatbots com APIs externas é investir em um atendimento ainda mais completo na sua automação. Saiba o que são e suas vantagens.

Chatbots com o uso de PLN: Processamento de Linguagem Natural

Tenha um chatbot que vai além das respostas padronizadas e mecânicas. Para isso, o assistente virtual precisa ser equipado com PLN. Saiba mais.