Inteligência Artificial é a maior aliada de empresas com RH moderno e ágil

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

Sabemos que o departamento de Recursos Humanos (RH) é um dos setores das empresas que mais possuem tarefas e metodologias burocráticas, o que, sem dúvidas, fez e ainda faz com que diversos gestores dediquem um tempo elevado à atividades rotineiras que poderiam ser automatizadas.

Entretanto, graças às transformações digitais que vêm ocorrendo na sociedade, atualmente é possível contar com o auxílio da Inteligência Artificial (IA) para melhorar processos, produtividade, e consequentemente proporcionar uma maior eficiência às tarefas executadas, reduzindo não apenas o tempo, mas os custos operacionais.

E é exatamente sobre como essa tecnologia pode se tornar a maior aliada do seu RH que falaremos neste conteúdo. Acompanhe!

O conceito de Inteligência Artificial

De modo objetivo, a Inteligência Artificial (IA) se refere a uma solução que reúne diversas tecnologias habilitadas para simular capacidades humanas relacionadas à inteligência. Duas dessas aptidões são a percepção de ambiente e a análise para a tomada de decisão.

Assim, através da computação em nuvem, do Big Data, bem como de outras ferramentas, a IA oferece aos profissionais maior capacidade de organização, visto que permite a automação de tarefas por meio de máquinas, gerando resultados de qualidade com mais eficácia e celeridade.

Os benefícios da Inteligência Artificial para o RH

São inúmeros os benefícios que a inteligência artificial proporciona para as empresas que apostam e investem nessa tecnologia. Mas o primeiro deles, sem dúvida alguma é o de transformar a forma como alguns processos internos são feitos.

Ou seja, o maior intuito da inteligência artificial num RH é tomar para si tarefas burocráticas e repetitivas, que podem ser executadas por máquinas, e investir seu tempo em atividades estratégicas que resultem em mudanças significativas na equipe.

De modo abrangente, um setor de RH pode explorar inicialmente três pontos da inteligência artificial: 

  • Automatizar demandas administrativas;
  • Auxiliar no processo de recrutamento e seleção;
  • Possibilitar que os profissionais sejam mais eficientes e estratégicos.

Já pensou em ter um Chatbot no seu RH? Por meio da inteligência artificial os bots são capazes de executar diversas tarefas, como, folha de pagamento, dicas de treinamento, feedbacks para os gestores, selecionar currículos e candidatos para as vagas, analisar documentos, gerenciar o agendamento de entrevistas, testes de aptidão e outras tarefas burocráticas.

Além da inteligência artificial tornar o seu RH, e consequentemente a sua empresa mais moderna e eficiente, as otimizações de tarefas auxiliam na redução de custos e tornam o seu negócio mais competitivo.

Isso ocorre porque ao promover essas mudanças as equipes de RH podem utilizar melhor o tempo, que é um ativo caro, raro e que depois de desperdiçado não pode ser recuperado. Assim, a energia empenhada anteriormente em atividades rotineiras pode ser direcionada para mentoria e engajamento dos colaboradores, o que pode se refletir imediatamente em maior satisfação e produtividade.

 

Quer implementar um Chatbot no seu RH e usufruir de todos os benefícios que a inteligência artificial tem a oferecer? Na InBot, não existem pacotes fechados e restritos. Estudamos a necessidade da sua empresa e construímos assistentes perfeitos para a maximização de resultados. Acesse o nosso site!

Compartilhe

[wpdevart_facebook_comment curent_url="https://www.inbot.com.br/chatbot/inteligencia-artificial?page&name=inteligencia-artificial&category_name=chatbot" order_type="social" title_text="" title_text_color="#000000" title_text_font_size="22" title_text_font_famely="monospace" title_text_position="left" width="100%" bg_color="#d4d4d4" animation_effect="random" count_of_comments="3" ]Tags:

Newsletter

Receba informações sobre o mundo dos chatbots, inteligência artificial e tecnologia em seu e-mail:

Lean UX

Lean UX: Conheça 6 princípios metodológicos que criam chatbot com excelência para o mercado

Confira os benefícios da metodologia Lean UX aplicada na construção de chatbots para o alcance de otimização do atendimento online.
Crescimento do uso de chatbots

Crescimento do Uso de Chatbots no Brasil em 2021: Confira 3 mudanças impactantes no mundo do negócios

O crescimento do uso de chatbots se tornou um movimento acelerado de transformação digital no mundo todo. Saiba como esse crescimento vem acontecendo no Brasil.