Instagram API: O que são e como elas atuam na presença de chatbots?
Instagram API: O que são e como elas atuam na presença de chatbots?

Já ouviu falar em Instagram API? Hoje vamos entrar em detalhes sobre o que são essas APIs e como você pode usá-las em seu perfil empresarial do Instagram. Confira.

 

O que é Instagram API?

 

Instagram API: O que são e como elas atuam na presença de chatbots?

 

O Instagram já se tornou uma das redes sociais mais populares do mundo, com mais de 1 bilhão de usuários. 

 

Diante de tanto sucesso, empresas de todos os lugares decidiram levar suas marcas para a rede de compartilhamento de fotos e vídeos.

 

Desde o aumento da interação com seus clientes e a captura de novos clientes à divulgação e venda de produtos e serviços, tudo isso pode acontecer pelo próprio Instagram e por suas Instagram API.

 

As Instagram API são interfaces que facilitam o envolvimento com os usuários e que permitem ao empresário conectar-se com aplicativos de terceiros. Entenda melhor.

 

O que é Instagram API?

 

 

 

Já conversamos por aqui sobre o que são as APIs Externas. Hoje, vamos falar especificamente sobre as API do Instagram, ou seja, sobre as interfaces de programação que existem na rede social chamada Instagram.

 

São muitas as Instagram API que envolvem diversos terminais do aplicativo para criar ferramentas e serviços úteis e oferecer aos usuários do Instagram.

 

Por exemplo, as APIs de exibição básica do Instagram servem para que usuários encontrem informações básicas de perfis, como fotos e vídeos das contas do Instagram através de aplicativos externos à rede social.

 

Esses softwares intermediam a relação entre dois aplicativos diferentes e permitem que eles se comuniquem. Em outras palavras, as APIs do Instagram coletam informações de um aplicativo para ser exibido em outro. 

 

Por isso, com essas APIs, fica mais prático e ampliado o serviço de acompanhamento e divulgação das empresas entre seus outros canais de negócios e seu perfil no Instagram.

 

Entre as APIs básicas mais famosas estão a API Graph, a API Basic Display e a Messenger API para Instagram.

 

O que é a Instagram Graph API?

 

 

Essa Instagram API é voltada para contas Business e Creator. Ela permite que empresas criem serviços exclusivos para seguidores, analisando insights, conduzindo pesquisas com hashtags, coletando ou publicando mídia, gerenciando e respondendo a comentários nas publicações.

 

Essas funcionalidades beneficiam a atuação das empresas no aplicativo ao gerenciarem sua presença de forma mais eficaz e orgânica.

 

O que é a API Basic Display?

 

 

Essas Instagram API permitem que usuários do Instagram importem suas mídias, conectem seus perfis e muito outras ações básicas com aplicativos de terceiros.

 

O acesso com a API de exibição básica do Instagram é somente leitura. Através dela, empresas podem coletar informações básicas sobre seus seguidores, como suas histórias, comentários e tags.

 

Conheça seu público alvo, identifique tendências para construir campanhas e estude seu alcance.

 

 

O que é a Messenger API para Instagram?

 

As API de mensagens do Instagram permitem que as empresas usem aplicativos de terceiros para gerenciar mensagens diretas da rede social, a partir do Direct Message (DM), autorizando o processo de envio e recebimento de mensagens de seus usuários.

 

Esse recurso é um dos mais recentes, disponibilizado em agosto de 2021 e favoreceu a possibilidade de atendimento ao cliente no Instagram em grande escala.

 

Com a API, a marca gerencia DMs e aloca diversos agentes para atender às chamadas dos clientes.

 

Mas o que essas interfaces do Instagram tem a ver com os chatbots? Descubra agora!

 

Instagram API e chatbots: Quais são as vantagens

 

 

Você já sabe que os assistentes virtuais inteligentes, mais conhecidos como chatbots, chegaram no Instagram, certo?

 

Então, com as funcionalidades das APIs do Instagram aliadas aos benefícios de um chatbot, seu negócio ganha mais agilidade, produtividade e retorno positivo dos clientes que serão atendidos a qualquer momento que entrarem em contato com a sua marca.

 

Ao integrar a API de mensagens do Instagram com sua plataforma de IA de conversação, você pode responder às consultas dos usuários por meio de atendimentos de chatbot.

 

E mesmo se a chamada do usuário demandar uma atenção mais complexa, o assistente virtual estará pronto para identificar e transferir a conversa para um agente humano.

 

Com isso, as empresas podem responder aos clientes de forma rápida e ininterrupta. Além de ganharem mais tempo de produtividade para outras tarefas do agente humano e pouparem custos operacionais.

 

Os usuários apreciam essa comunicação e confiam mais na marca. Esse envolvimento também gera taxas de abertura e de leitura mais altas.

 

Os chatbots também podem auxiliar na qualificação da experiência de compra através das API Instagram. Recursos como respostas rápidas, diálogos humanizados e divertidos, atendimento 24 horas por dia em qualquer dia da semana e apresentação prática de produtos ajudam na resposta positiva sobre a presença da sua marca na rede social. 

 

Com os chatbots e as Instagram API, seus usuários não precisam sair de um aplicativo para outro atrás de atendimento online com a marca. Isso melhora a experiência do cliente e reduz drasticamente o abandono de compras e aquisição de serviços.

 

Agora que você sabe o que são as API do Instagram e como a parceria entre elas e os chatbots é uma solução inteligente para alavancar o seu negócio, que tal conversar com a gente e iniciar uma transformação de sucesso no atendimento da sua empresa online? Estamos te esperando

Newsletter
Receba informações sobre o mundo dos chatbots, ChatGPT, inteligência artificial e tecnologia em seu e-mail: