Humanização do negócio: saiba como os chatbots melhoram a experiência do cliente

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

Personalização de cada contato com respeito e valorização  ao interlocutor, além de promover a humanização do negócio, potencializa as vantagens da automatização.

 

As organizações já ultrapassaram a fase do uso simples da Inteligência Artificial para atender seus clientes, não só porque a tecnologia evoluiu, mas também porque o nível de exigência dos consumidores cresceu muito, principalmente a partir da nova realidade que a pandemia global impôs a todos em 2020. 

 

A humanização dessas interações cada vez mais cotidianas ganha relevância entre as novas estratégias de relacionamento com o cliente. Humanizar, porém, é uma palavra que tem significado variado conforme o contexto em que é usada. 

 

No caso da intermediação que o chatbot faz entre empresa e cliente, a ideia é atender as pessoas com as melhores características de um atendimento humano: contato claro, direto e confortável, sem confundir o interlocutor e proporcionando a ele uma experiência acima das expectativas, pelas vantagens que a automatização inteligente proporciona.

 

O que significa chatbot humanizado

 

Crie um chatbot único, personalizado. Primeiro, com uma representação visual simpática a seu público-alvo. Minimize a necessidade de abstração, para que isso não seja um obstáculo ao diálogo. Depois, no chatbot de voz, escolha um tom adequado, sendo sempre educado e gentil, com linguagem naturalmente correta e o vocabulário usual daquele público que será atendido.

 

Logo no primeiro contato, após a saudação inicial, seu chatbot deve se apresentar rapidamente antes de perguntar o nome do cliente. Assim estará mostrando que não é um atendimento humano e eliminando uma eventual frustração posterior de quem pode não identificar o robô inicialmente e se achar enganado depois, no momento em que se der conta do que está acontecendo.

 

Entre as estratégias de relacionamento com o cliente, a assertividade é importante, mas ouvir o que o interlocutor tem a dizer e passar a ele a certeza de que foi entendido e considerado é um comportamento que marca a memória afetiva dele, gera confiança e leva ao engajamento e à consequente fidelização.

 

A eficiência da máquina elimina falhas e promove humanização do negócio

 

A “humanização” do negócio no relacionamento com o cliente gera afetividade, confiança e engaja, mas o que surpreende e encanta mesmo é a soma disso com as vantagens que o robô naturalmente traz, evitando as falhas humanas.

São componentes que mostram a importância do chatbot para a humanização do seu negócio: 

  • O atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana;
  • O tom de voz sempre equilibrado passando uma energia leve e positiva, sem variações de humor;
  • A linguagem correta, sem erros de português;
  • A instantaneidade das informações demandadas;
  • O fim das solicitações repetidas, o que dá objetividade e valoriza o tempo disponibilizado para encontrar a solução desejada 

 

Dados do Ecossistema Brasileiro de Bots mostram que esse tipo de atendimento mais do que triplicou no último ano, passando de 17 mil para 61 mil. E a consultoria norte-americana Gartner está afirmando que até o final de 2022 mais de 70% dos relacionamentos entre empresas e clientes estarão sendo feitos por mecanismos de automação.

 

Se você gostou deste conteúdo, venha conversar conosco! 

Que tal desenvolver um chatbot inteligente para a sua empresa e encantar seus clientes? Entre em contato através do nosso site e descubra tudo que a InBot pode fazer pelo seu negócio.

Quero falar com a InBot!

Compartilhe

Newsletter

Receba informações sobre o mundo dos chatbots, inteligência artificial e tecnologia em seu e-mail:

Chatbots presentes no Gerenciamento remoto

Gerenciamento remoto: Quais são as vantagens dos chatbots para o Home-Office?

Gerenciamento remoto com assistentes virtuais é um sistema cada vez mais utilizado por empresas que investem no home-office. Saiba mais!
como-criar-bot-no-telegram

Bot no Telegram: Como criar um chatbot no App de mensagens

Já pensou em ter um bot no telegram? Confira o conteúdo que preparamos e veja como criar o seu chatbot neste aplicativo.