Delivery e Chatbots: uma combinação que gera eficiência e aumenta lucros

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

O marketing para delivery atual está diretamente ligado à automatização e à eficácia que resulta dessa modernização.

 

Delivery é uma palavra inglesa, que significa entrega. E no Brasil, onde chegou nos primeiros anos deste século, consolidou o conceito de entrega a domicílio. Hoje é um serviço que faz parte do cotidiano de milhões de pessoas, em todo o País, e está associado principalmente à entrega de comida. Diversos outros setores de negócios, porém, têm se dado conta que podem crescer bastante se atenderem os consumidores diretamente na casa deles.

 

Basicamente, o sistema de delivery surgiu com um atendente, uma linha telefônica e um entregador, em geral de motocicleta. Cresceu, se expandiu e se modernizou. Hoje os aplicativos dominam o setor, concentrando a demanda de dezenas de clientes e diversificando a maneira de entregar cada pedido.

 

Eis que surgiram, então, os chatbots para mostrar como aumentar vendas delivery. Com os avanços da inteligência artificial, qualquer negócio relacionado com entrega pode ganhar eficiência e crescer sem depender de algumas parcerias que foram importantes até algum tempo atrás, mas que agora só significam custos e riscos desnecessários.

 

Chatbot para delivery

 

A automatização do serviço de delivery vai conquistando o consumidor, cada vez mais, pela simplicidade, rapidez e objetividade do atendimento. Além disso, o chatbot garante toda essa eficiência com uma linguagem natural e humanizada – seja por texto, seja por voz – e elimina os erros humanos de quem ouve, anota e repassa, em vários níveis, uma solicitação.

 

O lucro do prestador de serviço é apenas uma consequência de tantas vantagens que o chatbot proporciona ao sistema. 

 

Independência de plataforma terceirizada – Além da redução de custos, tendo o controle do processo do início até o fim, diminui a margem de erros e, quando eles acontecem, é possível detectá-los e corrigi-los com maior eficiência;

 

Atendimento mais rápido, mais atendimentos – O chatbot está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana e pode atender através de diversos canais simultaneamente. O cliente informa seus dados uma vez e nunca mais precisa repetir. O menor tempo de atendimento permite atender mais clientes em um espaço de tempo menor e o resultado é o crescimento natural de demanda;

 

Redução de pessoal – Menos pessoas envolvidas no processo, custo menor da folha de pagamentos e menos encargos trabalhistas. Os atendentes deixam de ser necessários e os níveis de intermediação de logística ficam simplificados;

 

Fidelização do cliente – O atendimento fica cada vez mais personalizado, porque a cada contato o bot vai armazenando informações e aperfeiçoando o perfil do cliente – dados pessoais, gosto, hábito, preferência. E à medida em que a experiência do usuário vai melhorando, a fidelização se reforça;

 

Cadastro e promoções – O sistema passa a ter controle completo da relação com cada cliente. Sabendo a frequência de contato e as preferências, fica mais fácil se fazer presente e trabalhar promoções personalizadas que encantam;

 

Geração de relatórios – A partir do cadastro, o chatbot pode gerar qualquer tipo de relatório, dos mais gerais até alguns bem específicos, que garantem mais segurança no gerenciamento e na tomada de decisão. É possível saber, por exemplo, quem é o cliente mais assíduo, o produto que mais vende, em que região geográfica e a sazonalidade de cada um;

 

Pesquisa de satisfação – Com o cadastro e diversos canais abertos em tempo integral, fica mais fácil receber o necessário feedback e ter um conhecimento mais confiável da satisfação do cliente, bem como achar os melhores caminhos de correção e aperfeiçoamento dessa relação.

 

Gostou do conteúdo? Entendeu quantas vantagens estão disponíveis para alavancar seu serviço de entrega? Então, entre em contato conosco através do nosso site e descubra tudo que a InBot pode fazer pelo seu negócio.

 

Compartilhe

[wpdevart_facebook_comment curent_url="https://www.inbot.com.br/chatbot/chatbot-para-delivery?page&name=chatbot-para-delivery&category_name=chatbot" order_type="social" title_text="" title_text_color="#000000" title_text_font_size="22" title_text_font_famely="monospace" title_text_position="left" width="100%" bg_color="#d4d4d4" animation_effect="random" count_of_comments="3" ]

Newsletter

Receba informações sobre o mundo dos chatbots, inteligência artificial e tecnologia em seu e-mail:

APSs externas

Saiba o que é a Integração dos chatbots com APIs externas da InBot

Saber a importância de ter chatbots com APIs externas é investir em um atendimento ainda mais completo na sua automação. Saiba o que são e suas vantagens.

Chatbots com o uso de PLN: Processamento de Linguagem Natural

Tenha um chatbot que vai além das respostas padronizadas e mecânicas. Para isso, o assistente virtual precisa ser equipado com PLN. Saiba mais.