Chatbots x Live Chats: Descubra qual atendimento virtual é o ideal para sua empresa
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O atendimento virtual já estava em crescente ampliação quando os impactos do novo coronavírus aceleraram a transformação digital em busca de soluções práticas e ágeis no mundo dos negócios, aumentando a presença de Chatbots e Live Chats.

 

 

No processo de evolução do atendimento, os Chatbots e os Live Chats se tornaram os queridinhos das empresas modernas ao se comunicarem com rapidez, facilidade e competência na identificação e na solução de possíveis dúvidas dos clientes, sem diminuir a qualidade e até mesmo, aumentar o desempenho dos serviços ofertados. Esse contexto pode gerar dúvidas sobre qual atendimento virtual é o ideal para o seu negócio, Chatbots x Live Chats?

 

Logo, tanto os Chatbots quanto os Live Chats se tornaram opções presentes, seguras e eficientes para a comunicação de qualquer empresa que almeja oferecer serviço de qualidade com soluções rápidas para qualquer problema, ampliação de vendas nos negócios e aumento de clientes.

 

Mas, segundo pesquisas da Harvard Business Review, se um cliente ficar satisfeito com o atendimento online, ele comenta positivamente sobre a sua empresa para cerca de 9 pessoas. Mas, se ele sair insatisfeito da conversa virtual, se prepare porque cerca de 22 pessoas ouvirão sobre a experiência desagradável.

 

Por isso, é importante saber qual atendimento online é o ideal para a sua empresa. Procurando solucionar dúvidas para seus clientes sobre o assunto, apresentamos abaixo algumas informações sobre Chatbots x Live Chats.

 

O que são Chatbots?

 

Os chatbots são softwares que atuam 24 horas por dia com capacidade de decodificar mensagens escritas por usuários em meio digital e responder a partir de bases de conhecimento pré-estabelecidas através de dados da empresa e de aprendizagem em atendimentos anteriores.

 

Ou seja, um chatbot é um assistente virtual inteligente em constante evolução que, ao ser configurado com qualidade e com a personalidade da sua empresa, garante atendimentos rápidos, em qualquer momento do dia.

E os Live Chats? Como se diferenciam dos Chatbots?

 

Live Chat, live webcam chat ou live chat app, são nomes dados ao atendimento online momentâneo feito através de um assistente humano. Este canal de comunicação das empresas oferece conversas imediatas após o envio de uma solicitação de contato. 

Chatbot x Live Chat

 

Algumas empresas possuem Chatbots e estão felizes com sua escolha. Outras, entenderam que os resultados dos seus negócios eram alcançados de forma mais eficaz através de Live Chats. Mas é preciso mesmo escolher apenas um? Tem instituições que acreditam que não e optam por ter os dois assistentes.

 

Estas diferentes possibilidades fazem empresários se questionarem sobre qual assistente utilizar para obter sucesso no atendimento online. Por isso, vamos explicar melhor o que cada um deles pode apresentar como vantagem e como desvantagem dentro de suas aplicações possíveis.

 

Vantagens e desvantagens entre Chatbot e Live Chat

 

Numa fase onde as portas físicas dos negócios estão em inconstantes “abre e fecha” devido a decretos locais para proteção contra a Covid-19, como fazer as vendas continuarem acontecendo e ainda aumentarem?

 

Uma escolha para isso são os Chatbots, já que as compras online se tornaram cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas e estes softwares estão sempre presentes, atendendo com agilidade e inteligência no tempo de resposta.

 

Chatbots oferecem menor custo e maior disponibilidade em relação aos Live Chats

 

Um Chatbot é mais adequado que o Live Chat em termos de custo e disponibilidade. Um mesmo chabot pode realizar diferentes aplicações simultaneamente, dependendo apenas do conteúdo ensinado ao personagem.

 

Por oferecerem diversos atendimentos de maneira simultânea, sempre disponíveis e com respostas instantâneas, os Chatbots agilizam a comunicação qualificada, diminuem os gastos em relação aos números de contratações, não atrasam respostas e nem deixam clientes esperando.

 

O preço de compra e instalação de ferramentas é considerado baixo e sem grandes diferenças entre os dois tipos de atendimento. Mas o Live Chat exige contratação de funcionário com custos do salário.

 

Se quiser saber mais sobre os benefícios dos Chatbots através da InBot, principalmente neste período de pandemia, clique aqui.

Há clientes que querem conversar com humanos e ponto

 

Os Chatbots ainda aparecem em segundo plano quando o assunto é familiaridade com o atendimento, por ser uma estrutura de comunicação ainda em expansão. Isto significa que há clientes que procuram relações humanas na hora de ir às compras ou fechar negócios pela internet e assim, dão menos credibilidade aos atendentes não humanos.

 

Os Live Chat agradam a este público, mas exigem das empresas equipes bem treinadas, que saibam oferecer atendimentos diferenciados sobre os diversos interesses de cada cliente individualmente.

 

A importância de conhecer o público da sua marca define se sua estratégia de comunicação virtual adequada é através de bots ou humanos. Que horas seus clientes mais acessam seus canais de interação? De quais locais estão buscando diálogos? Descubra o que eles mais querem saber da sua empresa.

 

Chatbots e Live Chat juntos dá certo? 

 

Chatbots são assistentes eficientes para realizar convites proativos quando alguém acessa as áreas de comunicação da sua empresa. Estes convites podem levar seu cliente direto para sessões de Live Chats, oferecendo o avanço da tecnologia com a atenção humana de maneira rápida e eficiente.

 

Outra maneira de desenvolver esta aliança é oferecer Lives Chats em horário comercial e deixar seus Chatbots atuarem em horários que sua equipe humana esteja descansando para recuperar as energias e manter padrões de produtividades avançados.

 

Um modelo da InBot é a InChat, ferramenta de atendimento online para os clientes que desejam falar com um atendente humano ou para atender demandas que o Chatbot ainda não foi treinado. Essa união proporciona o melhor dos dois formatos de assistente e uma experiência contínua para atender seus clientes.

 

A dica, portanto, é descobrir se sua empresa precisa mesmo de todos esses recursos, porque essa parceria pode parecer a escolha mais eficaz, mas também é o modelo que traz mais custos e demanda mais treinamentos.

Então, qual é o recurso de atendimento online ideal para a sua empresa? 

 

Entre Chatbots e Live Chats, não há um tipo de atendimento online melhor do que o outro. Há vantagens e desvantagens que precisam ser estudadas. O segredo está em conhecer o público da sua marca, os objetivos da sua empresa e implementar estratégias com parcerias de confiança na área de Inteligência Artificial.

 

Independentemente da escolha do seu assistente, os clientes estão sempre esperando atendimento disponível, prático e rápido para saírem satisfeitos. Com a escolha do representante ideal, ele se sentirá valorizado e terá confiança na sua marca.

Os Chatbots da InBot

 

Anos de pesquisa resultaram na tecnologia inovadora da InBot. Com Processamento de Linguagem Natural, as jornadas conversacionais entre assistentes InBot e usuários são coerentes e humanizadas, entregando respostas diretas e claras.

 

Através de amplo estudo e sem tecnologias pré-moldadas, são criados personagens com Inteligência Artificial sincronizada ao perfil e valores da sua marca.

 

São chatbots com alta capacidade de reconhecimento e interpretação da linguagem escrita e da voz, eficientes em manter contextos lógicos e apropriados durante uma conversa. Além disso, eles aprendem e evoluem rapidamente com o histórico de uso.

 

A interação com a plataforma é simples e acessível a qualquer pessoa, sendo dispensáveis comandos especiais ou navegação no site. Conheça grandes players que acreditam na InBot.


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