Chatbots na Educação Corporativa: Saiba como implementar!

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

 

As transformações digitais mais recentes estão causando mudanças significativas nas relações entre empresas e clientes e entre empresários e colaboradores. Entenda o que são chatbots na Educação Corporativa e como essa tecnologia pode qualificar a comunicação interna e externa dos seus negócios.

O que são os chatbots?

 

Os chatbots são assistentes virtuais que fazem parte do atendimento online de inúmeras empresas brasileiras e estão presentes em diversos canais digitais, compartilhando bases de conhecimento e estimulando um diálogo espontâneo, humanizado, prático e eficiente.

Esses bots assistentes podem atuar no suporte e na resolução de dúvidas de clientes, na direção e conclusão de vendas, no setor de Marketing empresarial, e em análises e pesquisas.

E não param por aí! Eficientes também com funções de atendimento interno, os chatbots desenvolvidos com Inteligência Artificial podem contribuir na qualificação das comunicações entre setores e até no treinamento para funcionários das empresas.

As múltiplas funções desses bots inteligentes permitem que segmentos sociais de qualquer ramo se beneficiem com suas diversas vantagens, inclusive o setor de educação. 

O que é uma Educação Corporativa?

O que é educação corporativa chatbots

A Educação Corporativa é construída sobre projetos de formação elaborados pelas empresas. A função dessa educação é criar uma cultura de aprendizagem contínua, oferecendo novas competências vinculadas às estratégias empresariais. 

Indo muito além dos treinamentos de funcionários e qualificação de mão de obra, uma empresa que investe em sua Educação Corporativa sabe identificar e valorizar coerentemente as competências individuais e relacionar com o que há de mais inovador e criativo.

Ou seja, ter uma boa Educação Corporativa é saber promover o crescimento dos seus negócios e o desenvolvimento dos seus colaboradores e clientes.

Como chatbots podem contribuir com uma Educação Corporativa?

chatbots na educação corporativa contribuição

O trabalho da Inteligência Artificial (IA) junto a Educação Corporativa das empresas pode melhorar processos, produtividade, e consequentemente proporcionar uma maior eficiência às tarefas executadas, reduzindo não apenas o tempo, mas os custos operacionais e oferecendo caminhos de lucros e benefícios.

Chatbots com Inteligência Artificial se relacionam com qualquer usuário que entre em contato com as empresas por meio de seus canais digitais e ofertam interações com mensagens automáticas que economizam tempo e dinheiro.

Uma das vantagens de adotar essa estratégia corporativa é que a tecnologia empregada nos sistemas permite um auto aprendizado a cada dia.

Isso significa que a cada utilização, os chatbots têm capacidade de se tornarem mais inteligentes e capazes de solucionar novas questões apresentadas pelo cliente.

Pense por alguns minutos em sua empresa e no que você acredita que precisa melhorar na parte interna, entre setores?

Os chatbots são fontes de engajamento com seus treinamentos de funcionários, relatórios, avaliações e capacitações necessárias.

Sem precisar tirar alguém de suas funções, esses bots são também auxiliares em possíveis dúvidas sobre a empresa e na oferta de “pílulas de conhecimento” sobre as informações básicas e até novidades dos negócios.

Apesar de serem robôs, quando personalizados para agirem com traços humanizados, conseguem oferecer diálogos que geram sensações de aproximação e de troca fluida que se assemelham com o que um ser humano com inteligência e humor ofereceria.

Além de estarem disponíveis 24 horas por dia, todos os dias da semana, quando for preciso.

Contar com chatbots na Educação Corporativa é ter uma empresa inovadora, competitiva e eficiente, com otimizações das tarefas e redução de custos.

 Chatbot na Educação Corporativa: Como implementar?

chatbots na educação corporativa implementação

Para criar chatbot, a expertise humana é imprescindível. Desde o planejamento, até a manutenção das atividades.

Você já sabe as vantagens de quem implementa um assistente virtual para atuar na Educação Corporativa de uma empresa. Este é o primeiro passo para alinhar expectativas. Depois, será necessário a realização do desenho de uma persona.

 Já ouviu falar nesse termo “persona”? Chatbots com IA e linguagem natural são capazes de conversar com os usuários de acordo com o tom de voz, estilo e posicionamentos da empresa.

Isso é possível quando as características de persona dos assistentes são bem delineadas, para que o robô realize o atendimento de forma humanizada, aproximando-se do interlocutor.

Concluído o processo de planejamento e construção da persona, explore a Inteligência Artificial. Com chatbot, é capaz de identificar os questionamentos dos colaboradores e oferecer o melhor conteúdo relacionado, de modo aperfeiçoado, mais preciso e dinâmico.

É necessário também escolher as plataformas de mensagem que o seu bot irá estar presente. Os chatbots aliados às ferramentas de mensagens instantâneas em redes sociais, como o Facebook Messenger e o WhatsApp.

Essa integração é realmente promissora, pois alcança o usuário onde ele estiver, o que prova a importância de agregá-la às rotinas de uma companhia – não importando seu porte.

Se for o caso, também é possível criar um sistema próprio, especialmente para auxiliar na comunicação interna de determinados setores.

E por fim, mas não menos importante: Encontre a empresa com a melhor solução para os seus negócios.

Criar um robô virtual não é um processo único. Para torná-lo eficiente, garantindo sua contribuição e importância para o crescimento do negócio, a manutenção constante é uma prática que garantirá a evolução tecnológica e o aprendizado do chatbot. 

Para isso, empresas como a InBot– uma startup do segmento – contam com equipes completas de especialistas, que ajudam a tornar os resultados esperados totalmente tangíveis.

Contar com especialistas em criação e desenvolvimento de chatbots pode garantir a segurança do investimento

Entre em contato com a InBot e conheça todos os benefícios e vantagens de ter um chatbot na Educação Corporativa da sua empresa.

 

Compartilhe

[wpdevart_facebook_comment curent_url="https://www.inbot.com.br/chatbot/chatbot-na-educacao-corporativa?page&name=chatbot-na-educacao-corporativa&category_name=chatbot" order_type="social" title_text="" title_text_color="#000000" title_text_font_size="22" title_text_font_famely="monospace" title_text_position="left" width="100%" bg_color="#d4d4d4" animation_effect="random" count_of_comments="3" ]Tags: , , , , , ,

Newsletter

Receba informações sobre o mundo dos chatbots, inteligência artificial e tecnologia em seu e-mail:

Instagram API: O que são e como elas atuam na presença de chatbots?

Instagram API: O que são e como elas atuam na presença de chatbots?

Já ouviu falar em Instagram API? Hoje vamos entrar em detalhes sobre o que são essas APIs e como você pode usá-las em seu perfil empresarial.
API do Instagram liberada: conheça essa automação de atendimento

API do Instagram liberada: conheça a oportunidade para automação do seu atendimento

Depois de um período em fase teste, a API do Instagram está liberada. Conheça os benefícios que a nova ferramenta pode proporcionar.