Chatbot e Ensino: Como robôs contribuem na adesão da educação à Revolução digital?

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

O atípico ano de 2020 começou a exigir de escolas e universidades, planejamentos e adaptações relacionados a “Chatbot e Ensino”. Uma revolução digital na Educação aconteceu e este setor se tornou uma das tendências de uso de Chatbots em 2021.

 

Com a Pandemia, os sistemas que não trabalham com contato físico se tornaram objetos de interesse na reorganização da gestão educacional no Brasil. Além dos chatbots, outras plataformas ganharam maior espaço, como os assistentes de voz, ferramentas de realidade aumentada e de reconhecimento facial.

Chatbot e Ensino: Quais as vantagens?

Implementar chatbots no Ensino pode potencializar a aprendizagem, deixando os processos educacionais mais ágeis; diminuir os custos do financeiro, permitindo investimento em novas estratégias e suporte administrativo, ampliando a capacidade de trabalho dos profissionais.

 

Um exemplo básico de suas vantagens é o fato de chatbots poderem atuar como ferramentas que auxiliam nas atividades dos professores, em funções como orientador de conteúdos, através de um ensino personalizado e de qualidade, disponível 24 horas por dia e também, como assistentes pré-programados para resolução rápida de dúvidas dos estudantes.

Esses bots também são capazes de  melhorar os fluxos de trabalho interno dos profissionais da Educação, além de proporcionar meios de atendimento nas relações entre diretoria e corpo docente; professor e professores; professor e discentes e até, alunos e alunos. Logo, é possível afirmar que a integração de chatbots inteligentes nas escolas e universidades removem obstáculos e ruídos de informação.

A própria presença dos chatbots nas redes sociais e nos aplicativos de comunicação oferece melhor experiências aos estudantes e professores, permitindo estratégias de ensino através das mídias e da robótica. 

 

Revolução digital na Educação

Uma novidade da Inteligência Artificial ligada aos robôs são os cursos dinâmicos realizados pelo WhatsApp com o uso de chatbots. A metodologia ainda aparece em desenvolvimento, mas já é possível afirmar que esses cursos oferecem maior acessibilidade e interatividade com o mundo da educação, mostrando resultados cada vez mais expressivos na avaliação da aprendizagem.

Hoje, a Inbot consegue desenvolver soluções semelhantes, através de chatbots inteligentes, com Processamento de Linguagem Natural, que podem se relacionar com cada aluno como um professor particular, com respostas apropriadas e claras.

Se você é empresário do setor educacional, precisa aproveitar as diversas, e cada vez maiores, oportunidades e soluções que os assistentes virtuais inteligentes têm oportunizado.

 

Preparar uma escola ou universidade para utilizar chatbots exige planejamento e desenvolvimento com qualidade. Por isso, conte com nossa parceria para vislumbrar e implementar processos de transformação digital em seus negócios.

Compartilhe

Newsletter

Receba informações sobre o mundo dos chatbots, inteligência artificial e tecnologia em seu e-mail:

O presente é escrito por UX Writing aplicado a chatbots

UX Writing aplicado a chatbots: Qual é o papel de um UX Writer em projetos de bots para WhatsApp?

2021 se tornou o ano dos atendimentos empresariais via WhatsApp. Por isso, é fundamental entender sobre a importância do UX Writing aplicado a chatbots nesse canal de comunicação.
WhatsApp Web Business

WhatsApp Web Business: Conheça os Recursos e Novidades 2021

Sabendo da relevância que o WhatsApp Web Business possui, preparamos esse conteúdo para apresentar as novidades de 2021. Acompanhe!