Bots para Whatsapp: Top Tendências para 2022

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

Atualmente, devido às inúmeras transformações tecnológicas, os bots para whatsapp, tem mudado a forma como as pessoas e empresas estão se comunicando. Os bots para whatsapp, por exemplo, já dominaram o universo do atendimento e dos e-commerces. Cada vez mais aprimorados e humanizados, encontramos chatbots voltados para o marketing, vendas, suporte, e muitas outras atividades. 

 

De acordo com um estudo realizado pela Gartner, 49% (quase metade), de todas as empresas de varejo, bancos e seguros do mundo já adotaram bots para tudo. Desde a geração de leads até o suporte do cliente. Além disso, as estatísticas  indicam que até 2022 70% de todas as interações com clientes envolverão novas ferramentas, como chatbots, machine learning e mensagens pelo celular. 

 

Dito isto, o principal questionamento que surge neste momento é: quais as principais tendências de bots para whatsapp no próximo ano? Continue a leitura e descubra neste conteúdo que preparamos!

 

Por que os bots para whatsapp se tornaram unanimidade?

 

Ao longo dos anos as empresas seguiram usando o e-mail e telefone para se comunicar com os seus clientes, entretanto, com a chegada dos novos canais de comunicação como os bots para whatsapp, os consumidores se habituaram a interagirem com as marcas através de ferramentas com troca de mensagens instantâneas. 

 

E há uma explicação para essa preferência tanto por parte das empresas quanto dos clientes: a agilidade, conveniência e segurança. De acordo com um levantamento da Zendesk, empresa especializada em ferramentas de suporte e vendas, esse tipo de solução reduz o tempo de resolução de casos em 30% e aumenta em 22% a eficiência dos agentes.

 

No Brasil, a maioria dos consumidores já tem contato com as marcas por meio dos bots para whatsapp. Conforme uma pesquisa sobre mensagens no país realizada pela Opinion Box e Mobile Time e encomendada pela empresa de serviços de comunicação Infobip, 99% de todos os smartphones dos brasileiros têm o whatsapp. E cerca de 77% desses usuários se comunicam com marcas e empresas para fazer perguntas e solicitar informações adicionais sobre ofertas comerciais. Além disso, aproximadamente 65% dos participantes da pesquisa revelaram que desejam obter suporte técnico por meio do aplicativo, enquanto 61% querem receber ofertas e descontos especiais.

 

Bots para whatsapp:O que esperar para o próximo ano?

 

Uma das expectativas para o ano de 2022 é que os bots para whatsapp ganhem ainda mais destaque. Especialmente quando se fala da implementação dessa ferramenta em laboratórios, com o propósito de automatizar e escalar os processos.

 

Segundo um levantamento realizado em 2019 pela Câmara dos Deputados e pelo Senado, 79% deste público usam o whatsapp como principal fonte de informação, o que torna imprescindível a presença e participação mais ativa do laboratório na construção de um canal de comunicação dinâmico e que possa suprir a demanda por atendimento online, cuja a previsão é sempre aumentar.

 

Os laboratórios investem um alto valor em marketing visando alcançar novos públicos e aumentar o faturamento. E quando as campanhas apresentam resultados, eles recebem muito mais mensagens no whatsapp do que ligações. E se os clientes já costumam ficar impacientes por ter que esperar a resposta de algum exame, como covid e gravidez, imagina tentar contatar esse laboratório e não ter uma resposta imediata?

 

Essa exigência tem se tornado cada vez maior a partir do momento em que diversas empresas do segmento de compras online estão enxugando seus prazos de entrega. A Amazon, por exemplo, consegue fazer entregas em até 24h. Assim, os bots para whatsapp serão uma boa saída para trazer uma resposta mais rápida para os clientes ansiosos. E mesmo que, eventualmente, a interação com o bot não resolva o problema de imediato, o benefício percebido de receber um retorno da tecnologia é maior do que ficar esperando sem nenhum tipo de resposta.

 

Bots para whatsapp: Perspectivas para 2022

 

Os bots para whatsapp impactam positivamente a jornada e experiência do cliente, transformando a comunicação das empresas. Atualmente eles já são amplamente utilizados, entretanto, ainda há muitas funcionalidades que podem e devem ser aperfeiçoadas em 2022. Logo, a tendência maior é que empresas de variados segmentos busquem não apenas implementar essa tecnologia para melhorar seus processos, mas também amadurecer as funcionalidades permitindo mais assertividade, flexibilidade, agilidade e segurança.

 

Veja as principais tendências dos bots para whatsapp em 2022:

 

  • Os bancos poderão automatizar até 90% de suas interações com bots; 
  • 96% das empresas acreditam que os chatbots vieram para ficar;
  • 55% dos usuários estão ansiosos para interagir com empresas que usam mensagens através dos bots para whatsapp para resolver um problema. 

 

Quer saber ainda mais sobre o que um bot para whatsapp pode fazer pelo seu negócio? Clique aqui e acesse o conteúdo que preparamos sobre esse tema!

Compartilhe

Newsletter

Receba informações sobre o mundo dos chatbots, inteligência artificial e tecnologia em seu e-mail:

Instagram API: O que são e como elas atuam na presença de chatbots?

Instagram API: O que são e como elas atuam na presença de chatbots?

Já ouviu falar em Instagram API? Hoje vamos entrar em detalhes sobre o que são essas APIs e como você pode usá-las em seu perfil empresarial.
API do Instagram liberada: conheça essa automação de atendimento

API do Instagram liberada: conheça a oportunidade para automação do seu atendimento

Depois de um período em fase teste, a API do Instagram está liberada. Conheça os benefícios que a nova ferramenta pode proporcionar.