Robô Ed, da Petrobras

O Robô Ed ajudou a Petrobras na conscientização sobre o uso de energia e preservação do meio ambiente. Verdadeiro sucesso com o público, sem dúvidas, foi um dos maiores responsáveis pela pesquisa e evolução da tecnologia InBot. No ar durante 13 anos, o bot falou – como se fosse uma atendente real – com os usuários mais de um milhão de frases em um dia.

Criado em 2004, com a tecnologia InBot pelo CONPET (Petrobras), o Ed é um robô com Inteligência Artificial capaz de conversar simultaneamente com milhares de pessoas, sobre vários assuntos. 

O CONPET é o Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural e fornece o conteúdo que forma a base de conhecimento do Robô, relacionado aos programas da Petrobras.

Através de uma simpática interface de comunicação, pessoas de todas as idades bateram papo com esse robozinho inteligente, abordando diversos temas, tais como: uso racional de energia, derivados de petróleo, meio ambiente, gás natural, dicas de economia, qualidade do ar, biocombustíveis, programas educacionais, fontes alternativas de energia, etc.

ED é uma sigla e significa “Energia e Desenvolvimento”.

“É simplesmente fantástica a ideia de criar um robô que conversa com as pessoas virtualmente e esclarece várias dúvidas sobre diversos temas, e ainda nos ensina a conquistar um mundo sustentável.”

– Jacqueline Soares, professora do laboratório de informática – Campus Engenho Novo.

Página de conversa com o robô: http://www.ed.conpet.gov.br/br/converse.php

Como o Robô Ed foi criado

O desenvolvimento do personagem-robô “Ed”, feito pela Insite para a Petrobras, envolveu uma equipe multidisciplinar de especialistas em diversas áreas como Inteligência Artificial, Computação Gráfica, Lingüística, além de um grupo de escritores, profissionais da área de petróleo, gás e energia e até uma psicóloga.

O objetivo do projeto foi criar para o cliente (CONPET/Petrobras) um personagem virtual capaz de conversar com os usuários no site, em português, como se fosse um personagem real. 

Assim surgiu a idéia de criar um personagem que fosse um Robô voltado para o público infanto-juvenil, capaz de ensinar, entreter e responder questões relacionadas aos assuntos de utilização racional dos derivados do petróleo e do gás natural, preservação de energia, meio ambiente, projetos e dicas de economia.

Para realizar este projeto, a Insite utilizou técnicas de Inteligência Artificial, aperfeiçoando o software InBot, que vêm sendo desenvolvido pelo Grupo de Lingüística da Insite desde 1998.

Passos para criação do personagem:

1. Levantamento das informações (SAC, atendimento, FAQ);
2. Elaboração do perfil psicológico e de conteúdo do personagem;
3. Elaboração do manual de redação e estilo;
4. Elaboração gráfica (ilustrações e 3D);
5. Programação da Base de Conhecimento (ensinar ao personagem sobre os assuntos relacionados ao conteúdo);
6. Criação da interface de comunicação com o usuário no site;
7. Manutenção do conteúdo e do personagem.

Exemplo de conversa com o Robô Ed:

Exemplo de conversa com o Robô Ed

Veja também: